SACRIFÍCIO, HOLOCAUSTO E SEUS SIGNIFICADOS


https://prnatanaelsp.blogspot.com/
A primeira vez que a palavra holocausto aparece na Bíblia é em Gênesis 22:2 - ENTÃO DISSE DEUS: "TOME SEU FILHO, SEU ÚNICO FILHO, ISAQUE, A QUEM VOCÊ AMA, E VÁ PARA A REGIÃO DE MORIÁ. SACRIFIQUE-O ALI COMO HOLOCAUSTO NUM DOS MONTES QUE LHE INDICAREI". - Onde Deus pede a Abraão que sacrifique seu único filho em holocausto. Isso significa que esse tipo de sacrifício já era feito mesmo antes de Deus dar leis de como fazer esse tipo de sacrifício ao seu povo através de Moisés. 

Mas a lei sobre o sacrifício de holocausto foi dada apenas no tempo da antiga Aliança feita por Deus com Moisés e com o povo de Israel no Antigo Testamento. Dessa aliança sugiram diversas leis dadas por Deus para que o povo fosse santo. Várias dessas leis falavam acerca de sacrifícios de animais ordenados por Deus para fins específicos (para perdão de pecados, para gratidão, para purificação, etc.). Naquela época, por exemplo, Deus ordena que se sacrifiquem animais pelo pecado do ser humano; esses animais seriam substitutos do ser humano e, assim, ele seria perdoado. 

CONCEITO DO SACRIFÍCIO: 

Os termos PROPICIAÇÃO e EXPIAÇÃO relacionam-se estreitamente com o conceito de SACRIFÍCIO e procuram informar o efeito do sacrifício de Cristo. 

No A.T., refere-se KIPPER e seus derivados; no Novo, HILASKOMAI e seus derivados. – Os dois grupos de palavram SIGNIFICA: PROPICIAR - aplacar, pacificar ou conciliar. - EXPIAÇÃO – encobrir com um preço ou fazer expiação por (a fim de remover pecado ou ofensa da presença de alguém). 

COMO ERA FEITO O SACRIFÍCIO DE HOLOCAUSTO NO ANTIGO TESTAMENTO? 

Lv. 6:2,6,7 - “QUANDO ALGUMA PESSOA PECAR, E COMETER OFENSA CONTRA O SENHOR (…) (6) POR SUA OFERTA PELA CULPA, TRARÁ, DO REBANHO, AO SENHOR UM CARNEIRO SEM DEFEITO, CONFORME A TUA AVALIAÇÃO, PARA A OFERTA PELA CULPA; TRÁ-LO-Á AO SACERDOTE, (7) E O SACERDOTE FARÁ EXPIAÇÃO POR ELA DIANTE DO SENHOR, E SERÁ PERDOADA DE QUALQUER DE TODAS AS COISAS QUE FEZ, TORNANDO-SE, POR ISSO, CULPADA”. 

O holocausto é uma das formas de se fazer sacrifícios de animais no Antigo Testamento. Alguns sacrifícios deveriam ser feitos em forma de holocausto. 

No holocausto, o animal era queimado sobre um altar em oferta ao Senhor. Ou seja, era uma oferta queimada totalmente ao Senhor. Normalmente eram queimados animais de gado (bois, ovelhas, bodes, etc.). Os mais ricos tinham essa possibilidade. Também eram oferecidos holocaustos de aves (pombas, rolinhas, etc.). Os mais pobres traziam essas ofertas, pois estavam dentro das suas possibilidades financeiras. 

Lv. 9:20 - “E DISSE A ARÃO: TOMA UM BEZERRO, PARA OFERTA PELO PECADO, E UM CARNEIRO, PARA HOLOCAUSTO, AMBOS SEM DEFEITO, E TRAZE-OS PERANTE O SENHOR”. 

Lv. 1:14 - “SE A SUA OFERTA AO SENHOR FOR HOLOCAUSTO DE AVES, TRARÁ A SUA OFERTA DE ROLAS OU DE POMBINHOS”. 

Em geral, as ofertas trazidas perante Deus deveriam custar algo àquele que as trazia. A oferta em si não era o mais importante, mas a mudança que acontecia no coração das pessoas. Oferta sem mudança de coração não valia de nada. 

Por isso, o salmista reflete: Sl. 51:15-17 - “Ó SENHOR, DÁ PALAVRAS AOS MEUS LÁBIOS, E A MINHA BOCA ANUNCIARÁ O TEU LOUVOR. (16) NÃO TE DELEITAS EM SACRIFÍCIOS NEM TE AGRADAS EM HOLOCAUSTOS, SE NÃO EU OS TRARIA. (17) OS SACRIFÍCIOS QUE AGRADAM A DEUS SÃO UM ESPÍRITO QUEBRANTADO; UM CORAÇÃO QUEBRANTADO E CONTRITO, Ó DEUS, NÃO DESPREZARÁS. 

POR QUE DEUS EXIGIU QUE FOSSEM SACRIFÍCIOS DE SANGUE? 

O uso de sangue num sacrifício pode ser repugnante ao ser humano, mas representa a natureza repugnante do pecado. Deus nunca tolerará o pecado. Os sacrifícios de sangue foram adotados para lembrar ao povo a repelência do pecado.

Sangue também simboliza vida - Quando um animal era sacrificado no altar, ele estava dando, simbolicamente, sua vida pelos pecados de quem o sacrificava.

O sacrifício de animais eram um prenuncio do sacrifício de Cristo na cruz - A Bíblia diz que ele derramou seu sangue para perdão de nossos pecados. O sangue de Cristo foi o preço pago.

Hb. 9:12 - "E NÃO PELO SANGUE DE BODES E NOVILHOS, MAS POR SEU PRÓPRIO SANGUE, ENTROU UMA VEZ POR TODAS NO SANTO LUGAR, HAVENDO OBTIDO UMA ETERNA REDENÇÃO". 

Não há perdão sem derramamento de sangue, diz a BíbliaHb. 9:22 - "... SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO". 

DEUS ORDENOU SACRIFÍCIOS DE SANGUE PELAS SEGUINTES RAZÕES: 

- O sangue lembrava a repugnância do pecado. 

- O sangue representava a vida do sacrifício. 

- O uso de sangue prenunciava o sacrifício que Jesus faria na cruz ao derramar o próprio sangue pelos pecados da humanidade. 

O SACRIFÍCIO DE ANIMAIS CUMPRIA DOIS PROPÓSITOS: 

- Simbolicamente, o animal tomava o lugar do pecador e pagava a pena pelo seu pecado. 

- A morte do animal representava uma vida doada a fim de que outra vida pudesse ser salva. 

CATEGORIAS E ELEMENTOS: 

Consagração 

- Holocausto - Bezerro, carneiro ou ave sem defeito. (O animal era escolhido de acordo com a situação econômica do ofertante) Lv 1; 6.8-13; 8.18-21; 16.24 

- Oferta de manjares - Grãos, flor de farinha, incenso, pão cozido (sem fermento), sal. Proibidos o fermento e o mel. Eram relacionados à comunhão e ações de graça. Lv 2; 6.14-23 

Comunhão 

- Pacíficos - Qualquer animal do gado, sem defeito; pães (tortas, obreias, etc.) Lv 3; 7.11-34 

Expiação 

- Pelo pecado - Novilho, bode, cabra, ovelha, 2 rolas ou 2 pombinhos, a décima parte de um efa de flor de farinha (dependia da situação econômica do ofertante), tinha o objetivo de restabelecer a comunhão do ofertante com Deus que um dia foi rompida devido a transgressão do mesmo, matando um animal e, mediante o ritual, transferir a culpa pelo pecado do ofertante para o sangue. Lv 4.1—5.13; 6.24-30; 8.14-17; 16.3-22 

- Pela culpa - Carneiro sem defeito. (Em lugar do sacrifício podia-se oferecer dinheiro) o objetivo era expiar pecados contra Deus ou homens admitindo compensação. Lv 5.14—6.7; 7.1-6; 14.12,21 

SACRIFÍCIOS (OFERTAS) NO ANTIGO TESTAMENTO 

1) Sacrifício de Isaque: Gn 22. 

2) Antes de Moisés: Gn 46.1

3) Na celebração da aliança: Êx 24.4-8

4) Leis sobre os sacrifícios: Êx 29.38-46; Lv 1—7; Nm 28—29; Ez 43.18-27; 46.13-15. 

5) Não agradam a Deus, se não há vida reta: Sl 40.6; 50.8-15; 51.16-17; Is 1.11-17; Jr 6.20; Am 5.21-24. 

6) Sacrifícios que agradam a Deus: Sl 4.5; Is 56.7. 

7) Sacrifícios idólatras: 2Rs 10.24; 14.4; Is 66.3; Os 11.2. 

8) Sacrifícios humanos: Jz 11.29-40; 2Rs 17.17; Sl 106.37-38. 

SACRIFÍCIOS (OFERTAS) NO NOVO TESTAMENTO 

No templo de Jerusalém - Mt 9.13 - VÃO APRENDER O QUE SIGNIFICA ISTO: ‘DESEJO MISERICÓRDIA, NÃO SACRIFÍCIOS’. POIS EU NÃO VIM CHAMAR JUSTOS, MAS PECADORES". (Mt. 12.7; Mc 12.33; Lc 2.24). 

A morte de Jesus - Rm 3.25 - DEUS O OFERECEU COMO SACRIFÍCIO PARA PROPICIAÇÃO MEDIANTE A FÉ, PELO SEU SANGUE, DEMONSTRANDO A SUA JUSTIÇA. EM SUA TOLERÂNCIA, HAVIA DEIXADO IMPUNES OS PECADOS ANTERIORMENTE COMETIDOS;(1Co 5.7; 10.16-21; Ef 5.2; Hb 7.27; 9.11-14; 10.5-18). 

A vida cristã - Rm 12.1 - PORTANTO, IRMÃOS, ROGO-LHES PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS QUE SE OFEREÇAM EM SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS; ESTE É O CULTO RACIONAL DE VOCÊS. (Fp 2.17; 4.18; 1Pe 2.5). 

Sacrifícios pagãos - At 14.13-18 - “O SACERDOTE DE ZEUS, CUJO TEMPLO FICAVA DIANTE DA CIDADE, TROUXE BOIS E COROAS DE FLORES À PORTA DA CIDADE, PORQUE ELE E A MULTIDÃO QUERIAM OFERECER-LHES SACRIFÍCIOS. (14) OUVINDO ISSO, OS APÓSTOLOS BARNABÉ E PAULO RASGARAM AS ROUPAS E CORRERAM PARA O MEIO DA MULTIDÃO, GRITANDO: (15) HOMENS, POR QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO ISSO? NÓS TAMBÉM SOMOS HUMANOS COMO VOCÊS. ESTAMOS TRAZENDO BOAS NOVAS PARA VOCÊS, DIZENDO-LHES QUE SE AFASTEM DESSAS COISAS VÃS E SE VOLTEM PARA O DEUS VIVO, QUE FEZ O CÉU, A TERRA, O MAR E TUDO O QUE NELES HÁ. (16) NO PASSADO ELE PERMITIU QUE TODAS AS NAÇÕES SEGUISSEM OS SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS. (17) CONTUDO, NÃO FICOU SEM TESTEMUNHO: MOSTROU SUA BONDADE, DANDO-LHES CHUVA DO CÉU E COLHEITAS NO TEMPO CERTO, CONCEDENDO-LHES SUSTENTO COM FARTURA E ENCHENDO DE ALEGRIA OS SEUS CORAÇÕES. (18) APESAR DESSAS PALAVRAS, ELES TIVERAM DIFICULDADE PARA IMPEDIR QUE A MULTIDÃO LHES OFERECESSE SACRIFÍCIOS”. (1Co 10.20). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário