NÃO SE DÊ POR VENCIDO... POIS AINDA O LOUVAREI


https://prnatanaelsp.blogspot.com/
Salmo 42:1,2 - “ASSIM COMO A CORÇA SUSPIRA PELA CORRENTE DAS ÁGUAS, ASSIM A MINHA ALMA SUSPIRA POR TI, Ó DEUS. ELA QUER A TUA PRESENÇA, A MINHA ALMA TEM SEDE DO DEUS VIVO, QUANDO É QUE EU IREI E VIVEREI PERANTE A FACE DE DEUS?

Quando uma corça está com sede, ela levanta suas narinas para o ar e fica praticamente cheirando o ar, para captar qualquer vislumbre de água, ou até mesmo de chuva, tentando descobrir em que direção se acha água; e ela, depois que descobre, ou qualquer coisa assim, parte naquela direção. Vai em busca, e só descansa, só para, quando encontra realmente a água para saciar a sua sede.

Esta é a figura que o salmista está aplicando a si próprio. Este texto tratava-se de uma pessoa que estava acostumada à presença do Senhor, tendo por funções oferecer sacrifícios a Deus em favor do povo. Este homem que tinha naturalmente uma comunhão e um contato direto com Deus, de repente o encontramos aqui, proclamando em íntimo desalento: “Quando é que eu vou retornar, quando é que eu vou voltar àquele meu sagrado ofício de subir num púlpito e ministrar ao povo de Deus a mensagem do Evangelho? Quando é que eu vou voltar a interceder pelo povo?

E confirma então Sl. 42:3 - “AS MINHAS LÁGRIMAS TÊM SIDO O MEU ALIMENTO DE DIA E DE NOITE, ENQUANTO ME DIZEM CONTINUAMENTE, O TEU DEUS, AONDE ESTÁ?

Neste doloroso contraste cheio de inquietação, esta pessoa que exercia uma influência na sua geração, um homem que era líder espiritual consagrado e reconhecido, de repente está colocado de lado; além da saudade dolorosa que lhe machucava a mente, além das lembranças da época áurea da sua vida, que pareciam aumentar suas feridas, ainda sobrevém agora está depressão espiritual!

Você consegue imaginar o que isso pode causar na sua vida? Você consegue imaginar diante desta angustia e depressão do salmista qual era a real situação dele? É como ele declara aqui no Sl. 42:5: POR QUE ESTÁS ABATIDA, Ó MINHA ALMA, E POR QUE TE PERTURBAS, DENTRO DE MIM? ESPERA EM DEUS, POIS AINDA O LOUVAREI, A ELE, O MEU AUXÍLIO, E DEUS MEU.

Este homem, apesar da sua vida espiritual lá em baixo, apesar da depressão profunda, apesar dos ferimentos que estava vivendo nessa hora, possivelmente abandonado por tudo e por todos, deixado praticamente à míngua, como o cão ferido que fica lambendo as suas feridas, jogado completamente fora. -  Prezado irmão, é nessa hora que você tem de se segurar em Deus, na Sua misericórdia, na Sua bondade. Não se dê por vencido, não se dê por derrotado, o inimigo quer muitas vezes esmagar a sua cabeça, acusando, maltratando, machucando, para que não lhe restem ânimos para se levantar. 

Ouça a orientação e o conselho deste salmista, que passou por um problema tão difícil na vida espiritual!  É nesta esperança que você deve se segurar, é nesta confiança que você deve se manter. “ESPERO EM DEUS, POIS AINDA O LOUVAREI, A ELE, MEU DEUS E AUXÍLIO MEU.” Segure-se! Você está ferido? Você está posto à parte? Você foi colocado no isolamento ou na solitária espiritual? Não fique olhando para os homens, não fique aborrecido com eles, não; mas como diz aqui o salmista, ESPERE EM DEUS. É Nele que está a nossa saída, é Nele que está a nossa solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário