ROMPENDO AS BARREIRAS COMO NEEMIAS

https://prnatanaelsp.blogspot.com/
Todos temos obstáculos a serem superados, podemos falar de obstáculos externos e internos. Neemias um simples copeiro do rei Atarxerxes foi o instrumento de Deus para construir os muros de Jerusalém e dar proteção ao povo.

Apesar de sua intenção de realizar uma boa obra os inimigos se levantaram contra tentando impedir a reconstrução do muro.

Aprendemos com ele algumas lições mencionadas no capítulo 4 de Neemias:

Saber que os obstáculos são Inevitáveis - Neemias 4:1-3

Quer você queira, quer você não queira o sol nasceu para justos e injustos. Os obstáculos surgem diariamente, superamos um, surge outro, mas uma certeza temos não existe obstáculo diante do nosso Deus que não possa ser removido.

Não podemos desanimar - Neemias 4:6

O texto diz que o povo estava totalmente dedicado ao trabalho. Quando nos envolvemos com o Reino de Deus, somos renovados em nosso ânimo e força. Você está comprometido com o Reino de Deus?

Fechas as Brechas - Neemias 4:7

O inimigo não pôde avançar, atacar Jerusalém, porque as brechas tinham sido fechadas. Sabe por que a vida de muitos não anda, não melhora, não muda? Porque dão legalidade ao Diabo deixando brechas no seu casamento, no seu trabalho, na vida como um todo e principalmente no seu relacionamento com Deus. Você tem brechas na sua vida?

Não abaixar a guarda - Neemias 4:16-17

Enquanto o povo construía o muro outra metade ficava de guarda, mas mais interessante neste texto é os que transportavam o material faziam o trabalho com uma mão e tinha a arma na outra mão. Nós não levamos os ataques do inimigo a sério, lutamos com armas inadequadas e muitas vezes somos atingidos por seus golpes. Querido I Coríntios 10:12 diz: "aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair." Nunca, jamais deixe vulnerabilidade em sua vida, mantenha a guarda levantada através da oração e dedicação a leitura da Palavra de Deus.

Estar unido ao povo de Deus - Neemias 4:19

Neemias deu uma ordem de comando: "Juntem-se a nós, ali nosso Deus lutará por nós." Precisamos estar unidos ao corpo num só corpo, precisamos que você junte-se a nós, em oração, no bom testemunho, na sua fidelidade no dízimo no seu serviço na casa de Deus.

A palavra unidade no hebraico (yahad)

Significa: unanimidade de sentimento, afeição, ou conduta tal que deveria existir no meio do povo de Deus Sl 133:1.

A unidade da fé (Ef 4:13), no grego (henotes)

Significa: unanimidade dos cristãos nas mesmas verdades de Deus, e a possessão da graça e fé no mesmo grau e de forma similar. João 17:22-23 Jesus em sua oração fala com o Pai “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos: eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim.

Andar em unidade significa unir os nossos corações, dons e talentos por um alvo que é Jesus. Não importa se o meu temperamento não é igual ao seu, ou se eu não tenho muitas coisas em comum com você, o que importa é se Deus é o nosso alvo em comum. O amor de Deus é um amor voluntarioso e incondicional, então quando recebemos esse amor somos capacitados por Ele para amar o nosso irmão incondicionalmente.

O povo de Israel concluiu a construção do muro em 52 dias por causa do esforço do povo, seu comprometimento sua fidelidade e submissão a Deus. Temos inúmeros desafios a frente e só venceremos com sua ajuda, participação e envolvimento.

Um comentário:

  1. Muito bom este artigo! Gosto muito de ler o profeta Neemias. Ele me ensina tanto, como por exemplo a diferença de tolerância e conivência. Ensina-me a desfrutar do perdão e do zelo de um Deus dos detalhes. Deus que nos guarda em todo tempo. A Ele toda nossa glória, todo nosso louvor, toda nossa adoração! SOLI DEO GLORIA!

    Grande abraço,
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/09/tolerante-sim-conivente-nao.html

    ResponderExcluir