A
origem das Assembleias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que
varreu o mundo por volta de 1900, início do século XX, especialmente na América
do Norte.
Os
participantes desse reavivamento ficaram cheios do Espírito Santo da mesma
forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa Judaica do
Pentecoste, no início da Igreja Primitiva (Atos 2). Assim foram chamados de
"pentecostais".
Quando
Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de
1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para
iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até
social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente
Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons
espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém, Presbiteriana, Anglicana
e Metodista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários,
principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino
pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de
1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não
demorou a ocorrer também com outros irmãos. O clima ficou tenso naquela
comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a
residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado:
eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo expulsos da Igreja Batista.
RESUMO HISTÓRICO:
Em 1905 -
William Joseph Seymour estava em Houston, Texas, quando ouviu a mensagem pentecostal
pela primeira vez e foi batizado com Espirito Santo em abril de 1906.
Em 14 de abril de 1906 -
primeiro culto foi realizado na Rua Azusa, Los Angeles.
Em 19 de novembro de 1910 - os
missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, desembarcaram em Belém, do Pará.
Em 18 de junho de 1911 -
os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren fundaram a igreja no em Belém, do
Para, a Igreja: Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de
Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph
Seymour.
Em abril de 1914 -
foi realizado o Concilio Geral para tratar do Credo da Igreja, em Host Springs,
Estado de Arkansas, E.N.Bell membro do Executivo e primeiro presidente geral.
Em 18 de janeiro de 1918 - por
sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude
da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914 em Hot
Springs, Arkansas.
CREDO DA IGREJA ASSEMBLÉIA
DE DEUS:
O
atual "Credo" das
Assembleias de Deus no Brasil, publicado no Mensageiro da Paz desde 1969, afirma:
Cremos,
- Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19 e Mc 12.29);
- Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2Tm 3.14-17);
- Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9);
- Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurar a Deus (Rm 3.23 e At 3.19);
- Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8);
- No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor. (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9);
- No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12);
- Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15);
- No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7);
- Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade (1Co 12.1-12);
- Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda — visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16, 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14);
- Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10);
- No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15);
- E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).