DIFERENÇAS ENTRE OS QUATRO EVANGELHOS

https://prnatanaelsp.blogspot.com/
Evangelhos Sinópticos, são aqueles que narram a vida e ministério de Jesus Cristo sob o mesmo ponto de vista. Assim, os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são os chamados Evangelhos Sinóticos. 

O termo sinótico significa “visão conjunta”, no sentido de expressar a mesma visão sobre algo. 

Esse termo gregos: sin, “junto com” e ótico, “visão”. – Os três primeiros livros do Novo Testamento revela a forma com que eles compartilham a mesma perspectiva da história registrada. 

A DATA DOS EVANGELHOS 

Objetivamente não conhecemos as datas exatas dos evangelhos. Há hipóteses, que foram escrito entre o ano 50 e o ano 100. O Evangelho de Marcos é o mais antigo e pode ter sido escrito por volta do ano 70, pois parece que conhece a destruição do Templo, ocorrido nesse ano. Nos anos 70 teria sido escrito o Evangelho de Mateus e, no mesmo período, o de Lucas, que parece conhecer já o Evangelho de Marcos. O Evangelho de João teria sido escrito por volta do ano 90. – ORDEM FOI: Marcos – Mateus - Lucas 

MATEUS 

Mateus, de fato, escreve para os judeus. No seu evangelho, Jesus é o Messias profetizado no Velho Testamento. Há 72 referências às profecias, sendo 43 verbais. De lugar em lugar, emprega a expressão: “Isto aconteceu para que se cumprisse...” Os fatos principais da vida de Jesus são por ele relacionados com o Velho Testamento. Na genealogia, Jesus é descendente de Abraão, o pai da raça hebreia. 

MARCOS 

Marcos visa os gentios, os romanos. Não cita as profecias. Pelo menos não tem a preocupação de as citar. Jesus é, como bom romano, um homem de ação, de energia. Não tem tempo a perder. Logo na primeira página, o Herói já começa trabalhando, em pleno ministério. “E logo... e logo”, eis uma expressão usada 41 vezes no seu evangelho. Prático como os romanos, fala Jesus menos que age. O evangelho é lacônico (breve, sucinto): só tem 16 capítulos. 

LUCAS 

Lucas escreve para os gregos. O grego era a língua universal. Jesus é o Salvador de toda a humanidade. Ele não é descendente só de Abraão; é de Adão, o pai de toda a raça humana; é de Deus, o pai comum de todos [Lucas 3:8Produzi, pois, frutos dignos do arrependimento, e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar (fazer nascer) filhos a Abraão]. (Lucas 19:10Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido) do evangelho. Os gregos eram um povo intelectual: Lucas, que é médico e literato, emprega palavras clássicas. É um historiador meticuloso. Tece como que comentários filosóficos, procurando a razão das coisas. Seu estilo é animado e elegante. 

JOÃO 

João olha para uma igreja organizada (Éfeso), em cujo seio aparecera heresia, tendente a negar a divindade de Jesus. Por isso frisa a encarnação do Verbo Divino e Eterno. 

AS SEMELHANÇAS DOS EVANGELHOS SINÓTICO

Uma estimativa aproximada indica que Marcos possui cerca de 90% de seu material similar a Mateus e Lucas. Quase 60% do conteúdo de Mateus são encontrados nos outros Sinóticos. Por último, Lucas possui aproximadamente 40% de conteúdo em comum com Mateus e Marcos. 

Mas não existem apenas semelhanças entre os Evangelhos Sinóticos, há também diferenças pontuais. É verdade que em muitas ocasiões o conteúdo é praticamente o mesmo, mas em outras ocasiões não. 

EXEMPLO: 
  • A ordem dos acontecimentos na tentação de Jesus difere entre Mateus e Lucas. 
  • O registro do Sermão do Monte em Mateus é muito mais extenso que em Lucas. 
  • Os textos que tratam da crucificação de Jesus possuem particularidades em cada Evangelho. 
  • Quando comparado a Mateus e Lucas, Marcos possui uma quantidade bem menor dos ensinos de Jesus. 
SIMBOLOGIA 

Cada um pinta um retrato de Jesus. Vejamos: 

MATEUS 

Mateus pinta o retrato de Jesus sob a figura de um Leão: O leão representa o Rei (Mateus 1:1 – “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”). Ele estabelece o seu reino, traça-lhe as leis, fixa-lhe as responsabilidades e privilégios dos cidadãos (Sermão do Monte e parábolas). 

MARCOS 

Marcos pinta o retrato de Jesus sob a figura de um boi: O boi representa o Servo. No princípio, atrás de seu arado; depois, oferecido em sacrifício, no altar. Ele veio para servir, para trabalhar. Servo não tem genealogia; ao contrário dos outros sinóticos, o evangelho de Marcos não dá a tábua genealógica. É o evangelho do ministério, da atividade, das obras. 

LUCAS 

Lucas pinta o retrato de Jesus como o Filho do homem. O homem representa o membro da raça. Jesus é o Filho do homem. É o descendente de Adão. Vive como homem no meio dos homens. É o “amigo dos publicanos e pecadores”. É o protetor dos arrependidos. 

JOÃO 

João pinta o retrato de Jesus sob a figura de uma águia. A águia representa Deus. Ele e o Pai são um. O verbo era Deus. Tudo por Ele foi feito. O “unigênito de Pai”, porém, só é compreendido pelos crentes. Falando com “o Caminho, a Verdade e a Vida”, Judas, incrédulo que se entregou ao diabo, já não está mais presente. Quando ressurge, passa vários dias só com os crentes. 

PALAVRAS FINAIS 

MATEUS é israelita; MARCOS é gentio; LUCAS é universal; JOÃO é cristão. 

MATEUS contém narrativas; MARCOS contém memórias; LUCAS contém uma história; JOÃO contém um drama. 

MATEUS expõe os acontecimentos em sua realização; MARCOS expõe os acontecimentos em seus detalhes; LUCAS expõe os acontecimentos em sua conexão; JOÃO expõe os acontecimentos em seu ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário