O CORAÇÃO DE UM PASTOR QUE FAZ DISCÍPULOS

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Qual você acha que é a qualidade essencial de um pastor que faz discípulos? Aqui está a minha melhor tentativa: é regozijar-se no ministério de outros.

PESCA COM O APÓSTOLO PAULO
       
Em seu livro A arte de pastorear, David Hansen apresenta uma notável ilustração disso ao descrever o paralelo entre um grande “diretor espiritual” e um grande guia de pesca:
  
A maior qualidade dos maiores guias de pesca é a maior qualidade dos maiores diretores espirituais. Os melhores guias de pesca, os suprassumos dessa profissão, todos amam ver seus clientes pescarem peixes tanto quanto gostam de pescar peixes eles mesmos. Às vezes beira o ridículo o modo como um guia de pesca verdadeiramente grande começa a rir, até mesmo a dar risadas como uma jovem garota de ensino médio, quando um cliente começa a pescar peixes.

HANSEN CONTINUA:

Do mesmo modo, a característica que distingue os grandes diretores espirituais é a alegria pueril. Por puro amor eles lhe dedicam toda atenção e, quando você pesca o seu peixe, quando a sua rede está cheia, sempre há aquele sorriso, aquele brilho no olhar que lhe diz que eles simplesmente acabaram de passar a melhor hora do dia deles com você.[1]

Prosseguindo com sua espiritualidade um tanto mística e contemplativa, Hansen considera que o papel de um diretor espiritual é discernir a obra de Deus na vida de alguém e prestar atenção a ela. Eu penso que isso certamente é um elemento do discipulado pastoral, mas a Escritura vai além. Efésios 4.11-13 afirma que Cristo deu “PASTORES E MESTRES, COM VISTAS AO APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS PARA O DESEMPENHO DO SEU SERVIÇO, PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO, ATÉ QUE TODOS CHEGUEMOS À UNIDADE DA FÉ E DO PLENO CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS”.

Em outras palavras, o trabalho do pastor é equipar os membros da igreja para desempenharem o ministério, para edificarem uns aos outros até a maturidade. A fim de refinar a ilustração de Hansen, o trabalho de um pastor não é meramente pescar para o seu povo – embora isso certamente seja parte dele –, mas ensiná-los a pescar. E eu sugiro que é apropriado examinar um pastor por quanta alegria ele encontra nas obras do ministério de outros e quão bem constrói o seu ministério em torno dessa alegria.

Pense sobre a criação de filhos. É importante para as crianças terem cadarços amarrados, mas é muito mais importante que aprendam, no tempo oportuno, como amarrar os cadarços sozinhas. Embora os pais, com certeza, façam inúmeras coisas para os seus filhos, eles devem sempre ter um olho naquilo que podem ensinar seus filhos a fazerem por si mesmos. E os pais, de sua parte, têm excessiva alegria em cada nova habilidade que seus filhos adquirem. Assim deve ser com os pastores.

NÃO ARMAZENE MINISTÉRIOS, ESPALHE-OS AO REDOR

À luz disso, pastores não devem armazenar ministérios. Em vez disso, eles devem espalhá-los ao redor.

SEJA UM CANAL, NÃO UM BECO-SEM-SAÍDA

Cuidar das pessoas é de vital importância no pastorado – não há o que discutir. Mas, se o seu ministério pessoal envolve apenas o cuidado, então você corre o risco de tornar as pessoas dependentes de você, em vez de equipá-las para encontrar cuidado em outros e cuidar de outros.

Novamente, pregar, ensinar e evangelizar são cruciais ao ministério pastoral. Mas digamos que esteja há dez anos no pastorado e você é a única pessoa na igreja que compartilha regularmente o evangelho ou que é capaz de ensinar na escola dominical ou que é capaz de pregar a Bíblia. Quão saudável seria a sua igreja?

Você não deseja ser um beco-sem-saída, e sim um canal. Não deseja estocar ministério, mas encher os pratos de outras pessoas com tanto quanto elas possam lidar e, então, ajudá-las a lidar.

TENTADOS A ESTOCAR

Muitos pastores são tentados a fazer tudo por si mesmos. Por um lado, especialmente se você for o único com o título de “pastor”, as pessoas naturalmente olharão para você em busca de basicamente tudo. Mas é o seu trabalho reeducá-las.

Mais do que isso, pastores podem ser tentados a estocar ministério, uma vez que há algumas coisas que eles podem fazer melhor do que todos os demais na igreja. Mas será muito melhor para a sua igreja suportar algumas aulas fracas de escola dominical e, depois, alguns meses ou anos depois, ser alimentada por um mestre habilidoso que cresceu sob o seu treinamento diligente. Será muito melhor para a igreja aprender a ouvir e atentar para outros conselheiros do que você tentar carregar todos os fardos sozinho.

UMA QUESTÃO DO CORAÇÃO À ESPREITA

Há à espreita, aqui, uma questão do coração. O nosso orgulho pode se empolgar com um trabalho ministerial bem feito – especialmente se esse trabalho for devidamente notado pelos membros da igreja. É preciso verdadeira humildade, portanto, para tirar os holofotes de si mesmo e direcioná-los a outros. É preciso genuíno desprendimento para designar outra pessoa para algo que você poderia fazer melhor, em nome do crescimento daquela pessoa em Cristo e, no fim das contas, em nome do crescimento de toda a igreja.

Se o seu desejo é equipar a sua igreja e ajudá-la a crescer até a maturidade, então você encontrará tanta alegria no ministério exercido por outros quanta em exercê-lo por si mesmo, ou até mais. E essa alegria será contagiante. Ela ajudará a fazer brotar em sua igreja toda uma cultura de discipulado e de treinamento ministerial.

EXEMPLOS PRÁTICOS DESSA POSTURA

Quais são alguns exemplos práticos dessa postura de alegrar-se no ministério de outros? Aqui estão três.

DISTRIBUA MINISTÉRIOS

Primeiro, esteja sempre em busca de distribuir ministérios. Obviamente, todos aqueles a quem você confiar o ensino, a pregação ou o aconselhamento devem ser piedosos, teologicamente saudáveis e demonstrar compromisso e interesse naquele ministério. Mas não torne as exigências impossivelmente elevadas. Esteja pronto a investir na congregação para treiná-la a abraçar ministérios exercidos por “amadores”. No longo prazo, isso será muito melhor para a sua igreja do que um espetáculo de um homem só.

Para mencionar apenas o ensino público: se a sua semana regular é repleta de ensino e pregação, considere o quanto disso você pode gradualmente escoar para outros presbíteros, presbíteros em potencial ou outros homens mais jovens que demonstrem interesse no ministério. Ou, se a sua igreja tem relativamente poucos pontos de ensino, considere como você pode multiplicar ocasiões de ensino a fim de criar um contexto para o desenvolvimento de mais mestres. Talvez um conjunto de turmas de escola dominical com tópicos e conteúdos definidos seja o ideal.

RECONHEÇA E ENCORAJE, BEM COMO CRITIQUE

Segundo, reconheça e encoraje os esforços de outros, ainda que vacilantes. Lembre-se de que aquilo que você fez mil vezes os seus discipuladores, mestres e conselheiros em treinamento estão fazendo pela primeira vez.

O seu encorajamento é fortalecedor e vivificante, então, seja generoso com ele. Celebre até mesmo os menores sucessos. Mostre aos seus membros da igreja que você se deleita em todos os frutos espirituais que eles dão, mesmo se eles próprios estiverem desencorajados e pouco impressionados com tais frutos. Se você deseja alguma inspiração neste aspecto, leia o excelente pequeno livro de Sam Crabtree, Practicing Affirmation.[2]

Obviamente, você também precisa oferecer comentários críticos. Então aprenda a fazê-lo de modo gracioso e preciso. Se você deseja que seu povo frutifique, não apenas plante a semente e regue, mas também arranque as ervas daninhas e amarre a jovem planta a uma haste para ajudá-la a crescer reta.

PENSE UM PASSO À FRENTE

Terceiro, sempre pense um passo à frente. Não pense apenas naqueles a quem você está ministrando, pense naqueles a quem eles estão, ou em breve estarão, ministrando. Considere o que Paulo diz em 2 Timóteo 2.2: “E O QUE DE MINHA PARTE OUVISTE ATRAVÉS DE MUITAS TESTEMUNHAS, ISSO MESMO TRANSMITE A HOMENS FIÉIS E TAMBÉM IDÔNEOS PARA INSTRUIR A OUTROS”. Há quatro “gerações” de cristãos nesse único versículo: Paulo, Timóteo, “homens fiéis” e “outros”. Como Paulo, um pastor que faz discípulos está sempre pensando no próximo elo da cadeia relacional.

Sendo assim, pergunte à pessoa que você está discipulando: “Quem você está discipulando?”. Considere como a sua agenda anual de pregação pode ser usada não apenas para edificar o seu rebanho, mas também para levantar outros pregadores na sua congregação. Encontre maneiras de envolver outras pessoas no ministério que você já está exercendo. Pergunte a si mesmo: “Quantas ‘gerações’ de cristãos meu ministério regular está alcançando? Será que eu estou apenas apagando incêndios espirituais, ou estou treinando uma unidade inteira de bombeiros?”.

Pessoalmente, eu passei de alguém paralisado pelo temor dos homens a alguém razoavelmente capaz de fazer evangelismo pessoal apenas por acompanhar um amigo e ouvi-lo travar conversas sobre o evangelho em nosso campus universitário. O discipulado certamente envolve expor outros ao seu próprio caráter, de modo que, pela graça de Deus, eles o imitem. Mas também deve envolver expor outros às suas competências ministeriais, de modo que eles imitem essas competências na medida que Deus os capacite e lhes conceda dons.

É óbvio que a vasta maioria do ministério que os membros da igreja realizam não será pública ou facilmente quantificável. Ainda assim, você deseja encorajar e deleitar-se em todo ministério capacitado pelo Espírito que os membros de sua igreja realizem, de limpar os banheiros da igreja a trazer a refeição de um membro mais velho. E você deseja que sua alegria no crescimento deles se traduza na alegria deles no crescimento de outros. Você deseja discipular todo o seu povo para que eles próprios se tornem fazedores de discípulos.

NÃO ADIÇÃO, E SIM MULTIPLICAÇÃO

Pastores que se deleitam no ministério de outros logo descobrirão que o ministério deles consiste mais em multiplicação do que em adição. Se você distribui ministérios, encoraja os esforços dos outros e constantemente pensa uma ou duas “gerações” à frente, você, pela graça de Deus, levantará discípulos que fazem outros discípulos. E isso é apenas o começo.

Então, eu oro para que, como um grande guia de pesca e um pai amoroso, você encontre alegria no ministério dos seus membros. E oro para que Deus lhe conceda encontrar maneiras de cultivar essa alegria no solo da sua agenda diária.

NOTAS:

[1] David Hansen, The Art of Pastoring: Ministry Without All the Answers (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1994), 157, ênfase no original [N.T.: publicado em português sob o título A arte de pastorear: um ministério sem todas as respostas (São Paulo: Shedd Publicações, 2005)]. O livro de Hansen é uma misturada teológica, mas, apesar disso, é uma memória pastoral perspicaz. Para um livro que transforma o argumento básico deste artigo em uma completa filosofia de ministério, ver Colin Marshall and Tony Payne, The Trellis and the Vine (Sydney: Matthias Media, 2010) [N.T.: Sem tradução em português].
[2] N.T.: Em tradução literal, “Praticando o reconhecimento”. Sem publicação em português.




FONTE DE INFORMAÇÕES:

Autor: Bobby Jamieson
Site: http://www.ministeriofiel.com.br
Tradução: Vinícius Silva Pimentel
Revisão: Vinícius Musselman Pimentel

O PRAGMATISMO SÉRIA REALMENTE UMA AMEAÇA PARA O EVANGELHO?

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Pragmatismo é a noção de que o significado ou o valor é determinado pelas consequências práticas. É muito similar ao utilitarismo, a crença de que a utilidade estabelece o padrão para aquilo que é bom. Para um pragmatista/utilitarista, se uma determinada técnica ou um curso de ação resulta no efeito desejado, a utilização de tal recurso é válida. Se parece não produzir resultados, então não tem valor.

O pragmatismo tem suas raízes no darwinismo e no humanismo secular. É inerentemente relativista, rejeitando a noção dos absolutos – certo e errado, bem e mal, verdade e erro. Em última análise, o pragmatismo define a verdade como aquilo que é útil, significativo e benéfico. As ideias que não parecem úteis ou relevantes são rejeitadas como sendo falsas.

Quando o pragmatismo é utilizado para formularmos juízos acerca do certo e do errado ou quando se torna a filosofia norteadora da vida, da teologia e do ministério, acaba, inevitavelmente, colidindo com as Escrituras. A verdade espiritual e bíblica não é determinada baseando-se no que “funciona” ou no que não “funciona”. Sabemos por intermédio das próprias Escrituras, por exemplo, que o evangelho frequentemente não produz uma resposta positiva (I Co 1:22-23 - OS JUDEUS PEDEM SINAIS MIRACULOSOS, E OS GREGOS PROCURAM SABEDORIA; NÓS, PORÉM, PREGAMOS A CRISTO CRUCIFICADO, O QUAL, DE FATO, É ESCÂNDALO PARA OS JUDEUS E LOUCURA PARA OS GENTIOS; I Co. 2:14 - QUEM NÃO TEM O ESPÍRITO NÃO ACEITA AS COISAS QUE VÊM DO ESPÍRITO DE DEUS, POIS LHE SÃO LOUCURA; E NÃO É CAPAZ DE ENTENDÊ-LAS, PORQUE ELAS SÃO DISCERNIDAS ESPIRITUALMENTE.). Por outro lado, as mentiras satânicas e o engano podem ser bastante eficazes (Mt 24:23-24 - SE, ENTÃO, ALGUÉM LHES DISSER: VEJAM, AQUI ESTÁ O CRISTO! OU: ALI ESTÁ ELE! NÃO ACREDITEM. - POIS APARECERÃO FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS QUE REALIZARÃO GRANDES SINAIS E MARAVILHAS PARA, SE POSSÍVEL, ENGANAR ATÉ OS ELEITOS; II Co 4:3-4 - MAS SE O NOSSO EVANGELHO ESTÁ ENCOBERTO, PARA OS QUE ESTÃO PERECENDO É QUE ESTÁ ENCOBERTO. - O DEUS DESTA ERA CEGOU O ENTENDIMENTO DOS DESCRENTES, PARA QUE NÃO VEJAM A LUZ DO EVANGELHO DA GLÓRIA DE CRISTO, QUE É A IMAGEM DE DEUS.).

A reação da maioria não é um parâmetro seguro para determinar o que é válido (Mt 7:13-14 - ENTREM PELA PORTA ESTREITA, POIS LARGA É A PORTA E AMPLO O CAMINHO QUE LEVA À PERDIÇÃO, E SÃO MUITOS OS QUE ENTRAM POR ELA. - COMO É ESTREITA A PORTA, E APERTADO O CAMINHO QUE LEVA À VIDA! SÃO POUCOS OS QUE A ENCONTRAM.), e a prosperidade não é uma medida para a veracidade (Jó 12:6 - AS TENDAS DOS SAQUEADORES NÃO SOFREM PERTURBAÇÃO, E AQUELES QUE PROVOCAM A DEUS ESTÃO SEGUROS, AQUELES QUE TRANSPORTAM O SEU DEUS EM SUAS MÃOS.). O pragmatismo como uma filosofia norteadora do ministério é inerentemente defeituoso e como uma prova para a veracidade é satânico.

Para muitos, a quantidade de pessoas nos cultos tornou-se o principal critério para se avaliar o sucesso de uma igreja, aquilo que mais atrai o público é aceito como “bom”, sem uma análise crítica. Isso é pragmatismo.

Pior ainda, a teologia concede à metodologia lugar de honra. Na igreja contemporânea, tudo parece estar na moda, exceto a pregação bíblica! Assim, o pragmatismo representa para a igreja de hoje exatamente a mesma ameaça sutil que o modernismo representou há quase um século. O modernismo começou como uma metodologia, mas logo se tornou uma teologia singular.

Ao menosprezar a importância da doutrina, o modernismo abriu a porta para o liberalismo teológico, o relativismo moral e a incredulidade aberta! Se existe algo que a história nos ensina é que os ataques mais devastadores desfechados contra a fé sempre começaram com erros sutis surgidos dentro da própria igreja.

Por viver em uma época tão instável, a igreja não pode se dar ao luxo de vacilar. Ministramos a pessoas que buscam desesperadamente respostas; por isso, não podemos amenizar a mensagem ou abrandar o evangelho. Se fizermos amizade com o mundo, nos tornaremos inimigos de Deus. Se nos dispusermos a crer em artifícios mundanos, estaremos automaticamente abrindo mão do poder do Espírito Santo.

A fraqueza da pregação em nossos dias não brota de lábios excêntricos e frenéticos que discursam sobre o inferno; resulta de homens que comprometem a mensagem e temem proclamar a Palavra de Deus com poder e convicção. A igreja certamente não manifesta uma superabundância de pregadores sinceros e objetivos; de fato, ela parece repleta de ministros que adulam os homens (Gl 1:10 - ACASO BUSCO EU AGORA A APROVAÇÃO DOS HOMENS OU A DE DEUS? OU ESTOU TENTANDO AGRADAR A HOMENS? SE EU AINDA ESTIVESSE PROCURANDO AGRADAR A HOMENS, NÃO SERIA SERVO DE CRISTO.).

Sutilmente, em vez de uma vida transformada, é a aceitação por parte do mundo e a quantidade de pessoas presentes aos cultos o que vem se tornando o alvo maior da igreja contemporânea.

Contudo, devemos estar conscientes de que tamanho de igreja não é sinônimo da bênção de Deus; e a popularidade não é barômetro de sucesso. O verdadeiro sucesso não é prosperidade, poder, proeminência, popularidade ou qualquer outro conceito mundano de sucesso. Sucesso genuíno é fazer a vontade de Deus apesar das consequências!

Muitos cristãos professos aparentam se importar mais com a opinião do mundo do que com a de Deus. As igrejas manifestam tanta preocupação em agradar os não-crentes, que muitas esqueceram que seu primeiro propósito é agradar a Deus (II Co 5:9). A igreja se contextualizou a tal ponto, que se deixou corromper pelo mundo.

Nós, que amamos o Senhor e à sua igreja, não devemos ficar assentados enquanto a igreja ganha ímpeto em direção ao declínio que leva ao mundanismo e ao comprometimento do evangelho. Homens e mulheres pagaram com seu próprio sangue o preço de passarem a nós uma fé genuína. Agora é a nossa vez de preservarmos a verdade; e esta é uma tarefa que requer coragem, sem compromisso com o erro. Trata-se de uma responsabilidade que exige devoção inabalável a um propósito muito específico!




FONTE DE INFORMAÇÕES:


Autor: John F. McArthur Jr., Com Vergonha do Evangelho, (São José dos Campos, SP. Editora Fiel, 1997). Trechos selecionados dos três primeiros capítulos.

PROCURA-SE O POLITICO IDEAL E PREPARADO?

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Prezados Amigos gostaria de deixar um alerta a todos, tenho visto em minha cidade Vargem Grande Paulista, várias pessoas dizendo que são candidatos a Prefeito e vereadores, outdoor espalhados por toda cidade, faixa, fotos e artigos de vários eventos nos jornais e mídia, visitas a bairros, etc.... E todos falam a mesma coisa que são o candidato ideal, honesto e preparado para cidade, que eles têm a receita certo; está parecendo até aquele filme brasileiro: “o político honesto”, gente cuidado.

Estamos em época de campanha eleitoral, temos que aguçar nossas percepções para enxergarmos além do que nos é apresentado pelo candidato. Não só o candidato a prefeito, mas também para vereador. 

Eles, são verdadeiros atores, conseguindo interpretar tão bem o papel de bonzinho, que enganam até pessoas mais esclarecidas, então, o que esperar dos humildes de nossa periferia e área rural.

Candidatos corruptos não querem saber de nada disso; não está preocupado com a necessidade do povo; nesta época de campanha eleitoral, eles enxergão você na rua, lembram do seu telefone, pede para visitar o gabinete dele para te atender, eles sabem como resolver o seu problema, tem tempo para visitar os bairros, etc....; mais ao passar este período, nunca estão disponíveis!

Amigos, procurem saber o que o seu vereador tem feito de benfeitoria em seu bairro, quais projetos apresentou. E analisando todos os fatos destes últimos anos, se faz necessário renovar o poder legislativo e o Executivo de nossa cidade. 

Lembre-se precisamos começar a renovar os poderes de nosso Município. Pensem bem antes de votar, não quero generalizar, existe políticos honestos e comprometido com o povo; mais um jantar, um tanque de gasolina, um botijão de gás ou uma cesta básica poderá lhe custar muito caro durante 4 anos.

POR QUE UM CRISTÃO PRECISA DA IGREJA, E PORQUE É IMPORTANTE FREQÜÊNCIA UMA IGREJA?

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Faz necessária uma cuidadosa reflexão teológica a respeito da existência da igreja e sua relevância na vida do cristão. Afinal, a igreja é criação de Deus e não um projeto humano. Portanto, não cabe ao homem defini-la ou adaptá-la às suas pretensões. O teólogo Harry Blamires afirma em seu livro A Mente Cristã que, “como cristão, suas crenças não são suas no sentido de que você tem direitos sobre elas para mexer com o conteúdo nem para jogá-las fora”.

A fé bíblica é indiscutivelmente comunitária. O plano redentor de Deus sempre teve em vista “os povos da Terra” e não indivíduos isolados (Gênesis 12.1-3 - ENTÃO O SENHOR DISSE A ABRÃO: "SAIA DA SUA TERRA, DO MEIO DOS SEUS PARENTES E DA CASA DE SEU PAI, E VÁ PARA A TERRA QUE EU LHE MOSTRAREI. (2) "FAREI DE VOCÊ UM GRANDE POVO, E O ABENÇOAREI. TORNAREI FAMOSO O SEU NOME, E VOCÊ SERÁ UMA BÊNÇÃO. (3) ABENÇOAREI OS QUE O ABENÇOAREM, E AMALDIÇOAREI OS QUE O AMALDIÇOAREM; E POR MEIO DE VOCÊ TODOS OS POVOS DA TERRA SERÃO ABENÇOADOS"). No Novo Testamento, Jesus vem para salvar um povo (Mateus 1.21 - ELA DARÁ À LUZ UM FILHO, E VOCÊ DEVERÁ DAR-LHE O NOME DE JESUS, PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS) e congregá-lo na igreja que surgiria ao final do seu ministério (Mateus 16.18 - E EU LHE DIGO QUE VOCÊ É PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO HADES NÃO PODERÃO VENCÊ-LA). Essa igreja já aparece entre os gentios em Antioquia (Atos 11.26 - E, QUANDO O ENCONTROU, LEVOU-O PARA ANTIOQUIA. ASSIM, DURANTE UM ANO INTEIRO BARNABÉ E SAULO SE REUNIRAM COM A IGREJA E ENSINARAM A MUITOS. EM ANTIOQUIA, OS DISCÍPULOS FORAM PELA PRIMEIRA VEZ CHAMADOS CRISTÃOS) onde os seus membros recebem o nome de “cristãos”. Em seguida, essa comunidade dos santos se espalha por todo o mundo conhecido na época.

A Bíblia, pois, desconhece uma religião solitária. “Ninguém pode reconciliar-se com Deus sem estar reconciliado com o povo de Deus” escreveu o professor de Teologia Bruce Milne. Portanto, O cristão precisa da igreja, pois a doutrina da salvação está assim indissoluvelmente ligada à doutrina da igreja. Em seu livro Fundamentos da Teologia da Igreja, Carlos Caldas diz que “um cristão desvinculado de uma comunidade de fé não é cristão, ou seja, não existe cristianismo sem igreja”.

O cristão precisa da igreja, pois ela é valiosa para Deus uma vez que “... Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5.25 - MARIDOS, AMEM SUAS MULHERES, ASSIM COMO CRISTO AMOU A IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA). A igreja, diz a Bíblia, era um mistério que esteve oculto dos séculos e das gerações e que foi manifestada somente pela vinda de Cristo (Colossenses 1.24-27 - AGORA ME ALEGRO EM MEUS SOFRIMENTOS POR VOCÊS, E COMPLETO NO MEU CORPO O QUE RESTA DAS AFLIÇÕES DE CRISTO, EM FAVOR DO SEU CORPO, QUE É A IGREJA. (25) DELA ME TORNEI MINISTRO DE ACORDO COM A RESPONSABILIDADE POR DEUS A MIM ATRIBUÍDA DE APRESENTAR-LHES PLENAMENTE A PALAVRA DE DEUS, (26) O MISTÉRIO QUE ESTEVE OCULTO DURANTE ÉPOCAS E GERAÇÕES, MAS QUE AGORA FOI MANIFESTADO A SEUS SANTOS. (27) A ELES QUIS DEUS DAR A CONHECER ENTRE OS GENTIOS A GLORIOSA RIQUEZA DESTE MISTÉRIO, QUE É CRISTO EM VOCÊS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA.). E o apóstolo Paulo diz que apenas aos cristãos em comunidade foi dado o privilégio de conhecer a riqueza da glória desse mistério.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o instrumento de ensino, disciplina, correção e edificação mútua que Deus instituiu (Colossenses 3.16 - HABITE RICAMENTE EM VOCÊS A PALAVRA DE CRISTO; ENSINEM E ACONSELHEM-SE UNS AOS OUTROS COM TODA A SABEDORIA, E CANTEM SALMOS, HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS COM GRATIDÃO A DEUS EM SEUS CORAÇÕES). Mateus 18.15-20 normatiza como se devem tratar os problemas de relacionamento dentro da igreja. Aliás, quando o versículo 20 conclui dizendo que Jesus está presente onde dois ou três se reúnem em Seu nome, é no contexto da igreja que isso acontece e não fora dela, como alguns gostariam.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o ambiente para a prática do amor que se expressa no serviço de uns para com os outros. Deus é amor (1 João 4.8 - QUEM NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS, PORQUE DEUS É AMOR) e importa que seus filhos amem-se até o ponto de dar a própria vida pelo seu irmão (1 João 3.16 - NISTO CONHECEMOS O QUE É O AMOR: JESUS CRISTO DEU A SUA VIDA POR NÓS, E DEVEMOS DAR A NOSSA VIDA POR NOSSOS IRMÃOS). No Novo Testamento encontramos 25 mandamentos de caráter recíprocos que, como ensina o pastor Carlos Alberto Bezerra, “somente serão viáveis nos relacionamentos interpessoais”.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o espaço onde os dons devem se manifestar “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, par a edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4.12 - COM O FIM DE PREPARAR OS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO, PARA QUE O CORPO DE CRISTO SEJA EDIFICADO). A distribuição de dons e a capacitação para o ministério que Deus confere a cada cristão, só faz sentido no contexto da igreja. É a ideia da unidade orgânica da igreja que Paulo deixou claro em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 12.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o lugar estabelecido por Jesus para que seus discípulos se reúnam regularmente para comer o pão e beber o vinho em Sua memória. (Lucas 22.19-20 - TOMANDO O PÃO, DEU GRAÇAS, PARTIU-O E O DEU AOS DISCÍPULOS, DIZENDO: "ISTO É O MEU CORPO DADO EM FAVOR DE VOCÊS; FAÇAM ISTO EM MEMÓRIA DE MIM". (20) DA MESMA FORMA, DEPOIS DA CEIA, TOMOU O CÁLICE, DIZENDO: "ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE, DERRAMADO EM FAVOR DE VOCÊS). E Paulo acrescenta outras instruções a fim de que a celebração da ceia do Senhor pelos cristãos reunidos na igreja seja “para melhor e não para pior” (1 Coríntios 11.17-34). A igreja é identificada como corpo e noiva de Cristo. Assim, pertence a Ele aquele que pertence à igreja.

É verdade que a igreja institucional cometeu erros ao longo da sua história e ainda hoje os comete. Ela não é perfeita e, como diz o pastor Augustus Nicodemus, “continuará dessa forma enquanto formos membros dela”. Ainda assim, o cristão precisa da igreja, da pregação do Evangelho que se faz ali, da disciplina, da comunhão, dos sacramentos, dos cultos regulares, da comunidade dos santos. Não existe carreira solo no cristianismo.

É preciso fazer parte da igreja organizada com os demais irmãos, e não abandoná-la  nos alertou o escritor de Hebreus 10.25 - NÃO DEIXEMOS DE REUNIR-NOS COMO IGREJA, SEGUNDO O COSTUME DE ALGUNS, MAS ENCORAJEMO-NOS UNS AOS OUTROS, AINDA MAIS QUANDO VOCÊS VÊEM QUE SE APROXIMA O DIA). A igreja é tão fundamental para o cristão que Paulo a chamou de “coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3.15 - MAS, SE EU DEMORAR, SAIBA COMO AS PESSOAS DEVEM COMPORTAR-SE NA CASA DE DEUS, QUE É A IGREJA DO DEUS VIVO, COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE). E, para finalizar, lembrando uma verdade do Antigo Testamento, é na reunião fraternal dos irmãos que Deus ordena a sua bênção e a vida para sempre (Salmo 133).

PORQUE É IMPORTANTE A FREQÜÊNCIA À IGREJA?

A Bíblia nos diz que precisamos ir à igreja para que possamos adorar a Deus com   outros crentes e ser instruídos em Sua Palavra para nosso crescimento espiritual:

Atos 2:42 - ELES SE DEDICAVAM AO ENSINO DOS APÓSTOLOS E À COMUNHÃO, AO PARTIR DO PÃO E ÀS ORAÇÕES.

Hebreus 10:25 - NÃO DEIXEMOS DE REUNIR-NOS COMO IGREJA, SEGUNDO O COSTUME DE ALGUNS, MAS ENCORAJEMO-NOS UNS AOS OUTROS, AINDA MAIS QUANDO VOCÊS VÊEM QUE SE APROXIMA O DIA.

A igreja é o lugar onde os crentes podem amar uns aos outros (I João 4:12 - NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS; SE NOS AMARMOS UNS AOS OUTROS, DEUS PERMANECE EM NÓS, E O SEU AMOR ESTÁ APERFEIÇOADO EM NÓS.), exortar uns aos outros (Hebreus 3:13 - PELO CONTRÁRIO, ENCORAJEM-SE UNS AOS OUTROS TODOS OS DIAS, DURANTE O TEMPO QUE SE CHAMA "HOJE", DE MODO QUE NENHUM DE VOCÊS SEJA ENDURECIDO PELO ENGANO DO PECADO), “estimular” uns aos outros (Hebreus 10:24 - E CONSIDEREMO-NOS UNS AOS OUTROS PARA INCENTIVAR-NOS AO AMOR E ÀS BOAS OBRAS), servir uns aos outros (Gálatas 5:13 - IRMÃOS, VOCÊS FORAM CHAMADOS PARA A LIBERDADE. MAS NÃO USEM A LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO À VONTADE DA CARNE; PELO CONTRÁRIO, SIRVAM UNS AOS OUTROS MEDIANTE O AMOR), instruir uns aos outros (Romanos 15:14 - MEUS IRMÃOS, EU MESMO ESTOU CONVENCIDO DE QUE VOCÊS ESTÃO CHEIOS DE BONDADE E PLENAMENTE INSTRUÍDOS, SENDO CAPAZES DE ACONSELHAR-SE UNS AOS OUTROS), honrar uns aos outros (Romanos 12:10 - DEDIQUEM-SE UNS AOS OUTROS COM AMOR FRATERNAL. PREFIRAM DAR HONRA AOS OUTROS MAIS DO QUE A SI PRÓPRIOS) e ser bondosos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32 - SEJAM BONDOSOS E COMPASSIVOS UNS PARA COM OS OUTROS, PERDOANDO-SE MUTUAMENTE, ASSIM COMO DEUS PERDOOU VOCÊS EM CRISTO).   

Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (I Coríntios 12:27 - ORA, VOCÊS SÃO O CORPO DE CRISTO, E CADA UM DE VOCÊS, INDIVIDUALMENTE, É MEMBRO DESSE CORPO.). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar presentes (I Coríntios 12:14-20 - O CORPO NÃO É COMPOSTO DE UM SÓ MEMBRO, MAS DE MUITOS. – (15) SE O PÉ DISSER: "PORQUE NÃO SOU MÃO, NÃO PERTENÇO AO CORPO", NEM POR ISSO DEIXA DE FAZER PARTE DO CORPO. (16) E SE O OUVIDO DISSER: "PORQUE NÃO SOU OLHO, NÃO PERTENÇO AO CORPO", NEM POR ISSO DEIXA DE FAZER PARTE DO CORPO. (17) SE TODO O CORPO FOSSE OLHO, ONDE ESTARIA A AUDIÇÃO? SE TODO O CORPO FOSSE OUVIDO, ONDE ESTARIA O OLFATO? (18) DE FATO, DEUS DISPÔS CADA UM DOS MEMBROS NO CORPO, SEGUNDO A SUA VONTADE. (19) SE TODOS FOSSEM UM SÓ MEMBRO, ONDE ESTARIA O CORPO? (20) ASSIM, HÁ MUITOS MEMBROS, MAS UM SÓ CORPO.).


Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (I Coríntios 12:21-26 - O OLHO NÃO PODE DIZER À MÃO: NÃO PRECISO DE VOCÊ!  NEM A CABEÇA PODE DIZER AOS PÉS: NÃO PRECISO DE VOCÊS! (22) PELO CONTRÁRIO, OS MEMBROS DO CORPO QUE PARECEM MAIS FRACOS SÃO INDISPENSÁVEIS, (23) E OS MEMBROS QUE PENSAMOS SEREM MENOS HONROSOS, TRATAMOS COM ESPECIAL HONRA. E OS MEMBROS QUE EM NÓS SÃO INDECOROSOS SÃO TRATADOS COM DECORO ESPECIAL, (24) ENQUANTO OS QUE EM NÓS SÃO DECOROSOS NÃO PRECISAM SER TRATADOS DE MANEIRA ESPECIAL. MAS DEUS ESTRUTUROU O CORPO DANDO MAIOR HONRA AOS MEMBROS QUE DELA TINHAM FALTA, (25) A FIM DE QUE NÃO HAJA DIVISÃO NO CORPO, MAS, SIM, QUE TODOS OS MEMBROS TENHAM IGUAL CUIDADO UNS PELOS OUTROS. (26) QUANDO UM MEMBRO SOFRE, TODOS OS OUTROS SOFREM COM ELE; QUANDO UM MEMBRO É HONRADO, TODOS OS OUTROS SE ALEGRAM COM ELE.). Por estes motivos, a frequência à igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A frequência semanal à igreja não é obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo de adorar a Deus, aprender Sua Palavra e ter comunhão com outros crentes.

PORQUE IR À IGREJA QUANDO VOCÊ PODE ASSISTIR O CULTO ONLINE OU NA TELEVISÃO?

Com o crescimento das transmissões de cultos de várias igrejas pela internet e televisão, e a comodidade de se assistir às pregações de casa, um questionamento que acaba surgindo entre alguns cristãos é sobre a necessidade de estar presente fisicamente nos cultos.

Ao ficar em casa, o cristão possivelmente perderá o que Deus quer fazer através dele e para ele. O cristão não deve subestimar a importância de sua presença.

No Novo Testamento não se sabe nada sobre um cristão que não está ligado a uma igreja. Seus dons, habilidades, ideias, serviços, liderança, recursos, amor tudo o que você tem a oferecer é uma parte crucial para uma congregação próspera.

Comparando a igreja ao corpo humano, como organismo vivo, o membro ou órgão não sobrevive sozinho se retirado do corpo. Você removeu o seu pâncreas ou o esôfago ou o seu braço esquerdo, quando estão fora de seu corpo eles deixam de viver. 

Apesar de ressaltar a importância da vida em comunidade para o cristão, as transmissões de cultos pela internet e televisão, como uma forma de alcançar as pessoas solitárias e isoladas do mundo e que não estão prontas para entrarem em uma igreja física. Para essas pessoas, a internet e a televisão é uma ponte importante para que venham dar um passo a Cristo.