O CRISTÃO, O PIERCING E A TATUAGEM! CERTO OU ERRADO?


Esta tem sido uma questão polêmica nesta geração. Homens e mulheres de todas as idades, inclusive cristãos alimentam dentro de si o desejo de tatuar sua pele, fazendo de seu corpo uma “obra de arte”, muitas vezes apreciada apenas por quem as possui.

Perguntamos: Quando tatuamos nosso corpo queremos agradar a quem?

Essa é uma pergunta que deve ser considerada. O que a Bíblia diz sobre isso? A quem devemos ouvir e o que devemos considerar como sendo uma verdade a ser reconhecida?

É uma pena vermos muitos cristãos com o desejo de tatuar seu corpo, fazem por satisfazer um desejo, e usa como desculpa de que quer adorar a Deus com uma figura no seu corpo. Para esses deixo - Lv. 19.28 – NÃO FAÇAM CORTES NO CORPO POR CAUSA DOS MORTOS, NEM TATUAGENS EM SI MESMOS. EU SOU O SENHOR.

Fazer desenhos no seu corpo não é um ato de adoração e sim REBELDIA

O CRISTÃO DEVE USAR PIERCING OU TATUAGEM?

O pluralismo corrói insidiosamente o cristianismo. Para muitos o piercing e a tatuagem é apenas uma questão cultural. Entretanto, “o Evangelho nunca é o hóspede da cultura; ele é sempre seu juiz e redentor,” pois parte dela é demoníaca.

O cristão está na contra­mão (Tg 4.4; 1 J0 2.15; Rm 12.1-2). Que prática você deve rejeitar?

Se traz escândalo ou fere a consciência alheia (Mt 18.7; Rm 14.21)

Se deforma a dignidade humana (II Cor 4.2;Cl 3.17; 1 Cor 6.12)

Se a natureza da prática dá lugar à carne, envolve magia, ocultis­mo, idolatria, exploração, malignidade (Gl 5.13; Cl 3.17; I Pd. 1.14-25)

Se apresenta alguma aparência do mal (I Ts 5.22; Ef 5.8; Mt 5.13-16)

Se viola a autoridade dos pais, pastor, governo (Rm 13.2; Tt 1.9-10)

Se traz dúvidas ao coração ou à consciência (Rm 14.22; I Jo 3.20)

Se não traz edificação ou a glória de Deus (I Cor 6.19-20; 10.23)

Para J.R. Stottsomos diferentes de tudo no mundo que não é cris­tão e esta contra-cultura cristã é a vida do Reino de Deus.” Por fim, H.R. Niebuhr apresenta Cristo como o transformador da cultura.

É VERDADE QUE A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS?

A Moda, a Liberdade e a Cultura da Imagem

A voz do povo não é a voz de Deus, o povo que gritou: Fora com este (Jesus). Crucifica-o! (Lc 23.18-23) Não é porque bilhões de moscas visitam o lixo diariamente que você fará o mesmo. A realidade virtual explorada nos veículos cul­turais (TV internet, cinema e a arte), comandada por inteligência artificial transformou-se na própria cultura. Dita a moda, valores e padrão de vida, a versos a Deus. As perguntas abaixo guiarão você:

Isto prejudicará outros ou fará mal ao meu corpo? (1 Cor 8.9-13)

Em meu lugar, o que faria Jesus? (1 Pd 2.21;I Jo 2.6;C1 2.6;Jo 13.15)

Posso testemunhar da minha fé enquanto faço isso? (1 Pd 3.15)

Minha consciência terá paz se eu fizer assim? (ITm 1.19;I Jo 3.10)

TATUAGEM EXEGÊSE E HERMENÊUTICA

Podemos perceber que a palavra tatuagem tem sido muitas vezes tratada de forma repugnante no meio cristão, mas nem sempre é explicado o porque.O propósito deste breve estudo é analisar a palavra utilizando o contexto em que ela foi empregado para assim, compreendermos o seu emprego nas Escrituras.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS:

Lv 19:27-28 – “Não farão calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem ferirão sua carne. Santos serão ao seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem ofertas queimadas do SENHOR. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”

Dt 14:1-2 – “Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos darei golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto”. Porque sois povo santo do SENHOR, vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.

ANÁLISE DOS VERSÍCULOS

Não ferireis a vossa carne. - Essa é uma proibição contra as mutilações. Muitos povos pagãos lamentavam-se desse modo pelos mortos. Quem lamentava por um morto cortava-se como se fosse um sinal de consternação pela morte de um parente ou amigo, pensando que isso adicionava algo à sinceridade de sua lamentação. Tais atos eram estritamente proibidos em Israel. (Jr 16:6, 41:5; Lv 21:5 e Dt 14:21).- Nem fareis marca nenhuma sobre vós. A tatuagem era praticada entre várias nações antigas, algumas vezes em conexão com as práticas da idolatria. Figuras, marcas ou letras eram tatuadas sobre a pele mediante a injeção de tintas na epiderme. Queimar com ferro em brasa era outra maneira de tatuar. Um escravo tinha a marca de seu proprietário impresso sobre ele; as prostitutas também eram assim marcadas; palavras sagradas eram tatuadas na pele dos adoradores pagãos.- Eu sou o Senhor.

Essa forma, como aquela mais completa, “eu sou o Senhor teu Deus”, assinala divisões no livro de Levítico, o que acontece por dezesseis vezes, só neste capítulo dezenove de Levítico.Formar os cabelos em curva redonda nas têmporas e na barba, ou a incisão de padrões na pele faziam parte das práticas pagãs de luto, e, como tais, eram proibidas. Desfigurar a pele, que provavelmente incluísse alguns emblemas das divindades pagãs, desonrava a imagem divina de Deus. A perda de um ente querido devia ser aceita como parte da vontade de Deus para a vida do indivíduo, e nenhuma tentativa deveria ser feita para propiciar o falecido de qualquer maneira.

SIGNIFICADO UNIVERSAL:

Portanto, vou explicar um pouco dos significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizadas para sua colocação, segundo estudos feitos por pastores (não foi citada uma fonte segura quanto a origem desses argumentos, mas há uma grande correlação com as partes do corpo na quais eles são colocados e seu reflexo no mundo espiritual, visto que as partes do corpo citadas abaixo têm uma influência muito grande na vida das pessoas, na área da fala, visão, gestação, sexualidade, sensualidade e outras, além de denotarem os chamados “chacras energéticos”).

Nariz: O Piercing colocado no nariz significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter e um direcionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada.

Sobrancelhas: O Piercing nas sobrancelhas dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.

Orelhas: O Piercing nas orelhas, muito comum, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo, podendo ser bloqueio do sistema nervoso, sistema simpático e sistema parassimpático. As pessoas que os usam podem sofrer de problemas na coluna, útero, alterações de libido e personalidade e, também, alterações genitais.

Umbigo: Um dos piercings que estão mais na “moda” é colocado no umbigo. Este está na área destinada a ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixá-los à mostra.

Lábios: O Piercing nos lábios significa um DOMÍNIO NA FALA; assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação, etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva, é que o segundo representa a LUXÚRIA.

Órgãos Genitais: O Piercing nos órgãos genitais traz como significação principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intra-uterino para atuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele trás uma atuação na área da prostituição na vida das pessoas que o utilizam.

Bem, significa que todas as pessoas que você vir com esses tipos de piercings estarão manifestando esses sintomas que foram ditos? Não, nem sempre. Mas digo que no mundo espiritual elas estão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo. Pois está escrito que Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne”. (Levíticos 21:5.) E também: Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levíticos 19:28.)

MARCHA PARA JESUS VARGEM GRANDE PAULISTA, UNIDOS PELO AMOR DE CRISTO!


No próximo sábado (15), as avenidas Presidente Tancredo Neves e Elias Alves da Costa vai ser impactada pela presença de milhares de evangélicos que, juntos e em espírito de unidade, vão orar, cantar, dançar e celebrar o dom da vida durante a 2ª Marcha para Jesus Vargem Grande Paulista.

A partir das 13 horas, as mais variadas denominações vão se juntar aos pastores da COPLEV – Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Vargem Grande Paulista -, entidade organizadora do evento, para marcharem com e para Cristo pela longa avenida até a Praça Engª Maria Alzira Pedras – onde um palco será armado para realização  dos shows.

A expectativa do Pr. Natanael S. Pinto, pastor junto ao Ministério Renovo do Espírito Santo,  coordenador da Marcha juntamente com toda diretoria, que este ano segue com a mesma temática do ano anterior, é que o espírito de unidade envolva mais de 5 mil fies motivando-os a participar da caminhada de fé e gratidão.

“Estamos nos esforçamos para superar em nível de quantidade o número registrado na Marcha do ano passado. Nossa expectativa é que este ano, cerca de 12 mil irmãos e irmãos de diversas denominações estejam presentes ao evento”, espera o COPLEV.

 Programação

Mesmo sem as grandes estrelas da música gospel nacional que estiveram presentes anteriormente na Marcha para Jesus realizadas em diferentes partes do Brasil, a de Vargem Grande Paulista, que tem o apoio da prefeitura municipal e das mais de 120 igrejas com pastores filiados a COPLEV, terá atração em âmbito nacional, a Banda Juízo Final, Atitud, Adoração da Noiva, Trilha Sonora do Guetto (cascão), Impacto as Nações,  Débora Gonçalves, Eliete Rodrigues, Consciência Divina, Mc Birão e muitas outros. As demais serão locais e regionais.

A Marcha para Jesus em Vargem Grande Paulista tem vários objetivos, entre eles:

- Promover a unidade do Corpo de Cristo,  Comunhão entre os pastores, a Edificação da Igreja e o Crescimento do Evangelho de Cristo em nossa Cidade;

- Abençoar a cidade, mostrando pacificamente à sociedade que a Igreja de Cristo está unida para promover o Reino de Deus;

- Zelar pelo bem-estar das famílias por intermédio do evangelho;

- Enfatizar o casamento como projeto de Deus;

- Lutar em oração dizendo “não” à violência contra mulheres, “não” à corrupção na sociedade e “não” à exploração sexual de crianças e adolescentes;

É sobre esses pilares que a Marcha para Jesus tem se estruturado ao longo das edições já realizadas no Brasil, nas cidades e em Vargem Grande Paulista. E a cada ano que se passa, a população local e de outras regiões próximas têm apoiado o evento.

A Marcha para Jesus em Vargem Grande Paulista é considerada como um ato profético de conquista de território na qual a Igreja tem a oportunidade de abençoar a cidade promovendo o Reino de Deus. “Uma das bênçãos mais importantes que nós temos neste evento é a unidade do Corpo de Cristo: igrejas em um só propósito, em uma só fé e unidas em um só coração em Cristo Jesus”, explica o Pr. Natanael que finaliza fazendo um convite a toda população: Queremos convidar a todos vocês para participarem deste grande evento. Cremos que você será poderosamente abençoado.”

E-CHURCH: INTERNET E IGREJA 2.0


É inegável o impacto e transformação que a internet causou na sociedade. Os meios de negociação, trabalho e relacionamento mudaram, o e-comerce se tornou algo cotidiano, levando inclusive a diversas lojas deixarem de existir fisicamente para atuar apenas no mundo virtual.

As notícias e acontecimentos são divulgadas quase instantaneamente, não somente pelos canais de comunicação normal, mas por pessoas comuns que se tornam referência em um determinado assunto, o conhecimento é criado de forma colaborativa de diversas partes do mundo, e amplamente divulgadas através de redes sociais, blogs, foruns etc. 

O próprio modo de relacionamento entre as pessoas mudou. Para muitas pessoas é mais comum conversar por redes sociais do que pessoalmente. O ensino a distância (EAD) aumentou consideravelmente, e existem até mesmo faculdades oferecendo curso de graduação pelo Facebook. Toda essa revolução é muito bem mostrada na séries de vídeos "Você sabia?" ("Did You Know?"), que pode ser encontrada no site do youtube.

A Internet e a Mobilidade 

Toda essa mudança é alavancada pela rápida inovação tecnológica que passamos. Os meios de acessos e consumo de informação estão cada vez menores e portáteis, além de financeiramente mais acessíveis. As interfaces de uso estão cada vez mais intuitivas e mesmo pessoas com pouco conhecimento em informática são capazes de operar um tablet como o iPad®. De fato, o acesso ao ambiente virtual tem se tornado tão intuitivo e portátil que muitas vezes o mundo real e virtual se mesclam, e conceitos como realidade estendida (ou sexto sentido), ou presença remota se tornam cada vez mais comuns. Apenas como exemplo, existem robôs sendo vendidos para o mundo corporativo em que o funcionário manipula remotamente seu "avatar" da sua residência e interage com seus colegas de trabalho como se estivesse presente na empresa, participando de reuniões, debates, conversas no café etc.

Outro fator que influencia essa migração para mundo virtual são os crescentes problemas que os grandes centros urbanos geram, como violência e trânsito. A locomoção para estar fisicamente em um lugar tem se tornado cada vez mais complicada nos grandes centros. Em  São Paulo, onde resido, é extremamente comum demorar entre 1 e 2 horas para fazer em horário de pico um trajeto que normalmente levaria de 10 a 20 minutos. Em épocas de chuvas e alagamentos, se torna inviável ir para alguns lugares da cidade, além da crescente violência, que inibem a circulação em determinados lugares e horários.

Oportunidades para a E-church (Igreja 2.0)

Todo esse contexto apresenta uma grande oportunidade para a igreja. Temos a oportunidade de romper a barreira física, e nos relacionarmos como igreja idenpendentemente do local ou distância que estejamos uns dos outros. Existem diversas possibilidades na expansão virtual, mas vou  citar alguns benefícios imediatos:

Pregação - Podemos levar o evangelho de forma muito mais rápida e barata para muito mais pessoas ao redor do mundo, além de ser uma forma mais segura em países fechados para o evangelho. Outra vantagem é que podemos utilizar diversos recursos para complementar o que está sendo pregado, mapas, fotos etc.

Acessibilidade - Pessoas que estariam incapacitadas para estarem em um culto fisicamente (sejam por problemas de saúde, impossibilidade de locomoção ou qualquer outro motivo) poderiam participar junto com a igreja, cantando, louvando, orando e ouvindo da palavra do Senhor.

Ensino - Através das práticas de EAD, poderíamos educar e formar pessoas em diversas partes do mundo, ou mesmo ensinar para uma quantidade de pessoas muito superior ao que seria possível colocar em uma sala física.

Jogos e realidade virtual - Apesar de ser um conceito relativamente novo, existe uma tendência para se utilizar jogos e mundos virtuais com o fim de educação, reunião e produção de conhecimento. Um exemplo disso é o CityOne, jogo lançado pela IBM para educar executivos e consultores sobre o seu programa Smarter Planet ("Um mundo mais inteligente"), e como aplicar as diversas ferramentas disponíveis pela empresa. Similarmente, poderíamos criar jogos educativos sobre a bíblia, valores éticos, princípios etc, atingindo principalmente o público infantil/adolescente.

Reuniões - Muitas vezes é preciso reunir pessoas para resolver determinados assuntos. Utilizando tecnologias de tele-presença, voip e outras tecnologias de comunicação, poderíamos resolver problemas com ações mais rápidas e precisas.

Aconselhamento: Muitos dos problemas que as pessoas passam poderiam ser atendidos por um conselheiro ou pastor via internet, seja por mensagens, ou por tele-presença. Isso representaria uma capacidade maior de atenção para mais pessoas, pois retira-se o tempo de transporte.

Não perder o foco: alcançar vidas

Antes de concluir esse post, gostaria de deixar claro que não estou propondo uma troca no nosso modo de se relacionar como igreja, e que a relação física deva ser deixado de lado. Pelo contrário, ainda não existe nada que substitua o "estar frente a frente". No entanto, não podemos descartar as oportunidades e benefícios que a tecnologia tem nos proporcionado. Vejo que ainda poucas igrejas têm investido algo nesse sentido, e engana-se quem pensa que somente as grandes igrejas conseguirão ter esse tipo de infraestrutura. Uma das poucas igrejas que conheço que disponibiliza seus cultos em tempo real via web, com a possibilidade de interação das pessoas, é uma igreja pequena.

Concluindo, vejo um futuro cheio de possibilidades e desafios pela frente, e como igreja, devemos nos preparar para aproveitá-los a favor do Reino. Não podemos ignorar as mudanças comportamentais que temos sofrido devido ao rápido avanço tecnológico, mas devemos entendê-los e aproveitá-los.

Espero que esse post tenha ajudado a você enxergar o investimento em tecnologias como o site da sua igreja como uma oportunidade de expansão do reino, e não como algo supérfluo. Incentive a sua igreja a utilizar redes sociais, fóruns, blogs, programas em Cloud Computing, faça do site de sua igreja um portal dinâmico e útil para as pessoas, invista em tecnologias de transmissão de vídeos ao vivo.

Tudo isto sem perder o foco que esse investimento é para alcançar vidas. 



FONTE DE INFORMAÇÕES:
Autor: Renan Alencar de Carvalho
Publicado em 07.08.2012

OTIMISMO: A SEXTA COMPETÊNCIA MAIS VALORIZADA NAS ORGANIZAÇÕES


A consultoria McKinsey fez uma pesquisa com 140 executivos com o objetivo de mapear as características comportamentais mais valorizadas num profissional dentro da organização, isto é, eles queriam descobrir quais as aptidões mais importantes para um profissional de sucesso, que consequentemente traz mais resultados para a organização.
 
Foram destacadas oito competências básicas, mas a que me chamou mais atenção foi o OTIMISMO.

Há muito tempo reservo alguns minutos para falar sobre esta característica em minhas palestras e treinamentos, pois não há dúvida nenhuma de que profissionais otimistas são muito mais produtivos do que os profissionais pessimistas

O otimista supera e o pessimista para

O pessimista quando vê uma dificuldade ele simplesmente para ou age de uma forma mais lenta, pois não acredita que é possível entrar em ação, já o otimista vê a mesma situação e inicia uma busca incessante para resolver o problema, pois ele acredita que esta situação pode ser resolvida.

É como diz a velha frase: "Prefiro ser um otimista que às vezes erra, do que um pessimista que acerta sempre".

Em meu livro Resiliência - Como superar pressões e dificuldades no trabalho conto a história de Robson Zinder um empresário que perde o seu supermercado num incêndio e vê todo um sonho ruído em chamas. Se Robson fosse um profissional pessimista provavelmente pararia ou andaria muito lento, mas ele é uma pessoa otimista, acredita que é possível reverter a situação e começa a organizar almoços para a sua rede de contatos com o intuito de arrecadar recursos para a reconstrução. Hoje, Robinho chega a agradecer o incêndio, pois reconstruiu o seu negócio deixando-o ainda maior e melhor.

Os otimistas sempre criam melhores soluções para resolver os problemas do trabalho, pois segundo um estudo da mesma consultoria McKinsey, o medo que surge com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínios de sobrevivência e não age para solucionar os problemas.

E você é uma pessoa mais pessimista ou otimista? Você acredita que é possível reverter situações complexas ou paralisa mediante as adversidades no trabalho?

Lembre-se da velha máxima em Programação NeuroLinguistica: "Se você acha que pode, você está certo, se você acha que não pode você também está certo."



Informações adquirida no site: 

Site:
www.institutojetro.com
Autor: Ricardo Piovan
Publicado em 24.07.2012