A
consultoria McKinsey fez uma pesquisa com 140 executivos com o objetivo de
mapear as características comportamentais mais valorizadas num profissional
dentro da organização, isto é, eles
queriam descobrir quais as aptidões mais importantes para um profissional de sucesso, que
consequentemente traz mais resultados para a organização.
Foram
destacadas oito competências
básicas, mas a que me chamou mais atenção foi o OTIMISMO.
Há muito
tempo reservo alguns minutos para falar sobre esta característica em minhas
palestras e treinamentos, pois não há dúvida nenhuma de que profissionais otimistas são muito mais produtivos do que os profissionais pessimistas.
O otimista supera e o pessimista para
O pessimista quando vê uma dificuldade
ele simplesmente para ou age de uma forma mais lenta, pois não acredita que é
possível entrar em ação, já o otimista
vê a mesma situação e inicia uma busca incessante para resolver o problema,
pois ele acredita que esta situação pode ser resolvida.
É como
diz a velha frase: "Prefiro ser um otimista
que às vezes erra, do que um pessimista
que acerta sempre".
Em meu
livro Resiliência - Como superar pressões e dificuldades no trabalho
conto a história de Robson Zinder um empresário que perde o seu supermercado
num incêndio e vê todo um sonho ruído em chamas. Se Robson fosse um profissional pessimista provavelmente
pararia ou andaria muito lento, mas ele é uma pessoa otimista,
acredita que é possível reverter a situação e começa a organizar almoços para a
sua rede de contatos com o intuito de arrecadar recursos para a reconstrução.
Hoje, Robinho chega a agradecer o incêndio, pois reconstruiu o seu negócio
deixando-o ainda maior e melhor.
Os otimistas sempre criam melhores
soluções para resolver os problemas do trabalho, pois segundo um estudo da
mesma consultoria McKinsey, o medo que surge com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínios de
sobrevivência e não age para solucionar os problemas.
E você é
uma pessoa mais pessimista ou otimista?
Você acredita que é possível reverter situações complexas ou paralisa mediante
as adversidades no trabalho?
Lembre-se
da velha máxima em Programação NeuroLinguistica: "Se você acha que pode, você está certo, se você acha que não pode
você também está certo."
Informações adquirida no site:
Site: www.institutojetro.com
Autor: Ricardo Piovan
Publicado em 24.07.2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário