O PROFETA AMÓS E A SUA MENSAGEM

INTRODUÇÃO:

Amós viveu durante os Reinados de Uzias, rei de Judá (779-740 AC.) e de Jeroboão II, Rei de Samaria (783-743 AC.). Uzias e Jeroboão II reinaram paralelamente por trinta e seis anos (779-743 A C.). 

Durante parte desse tempo o culto a Baal fora adotado, e muitas práticas abomináveis da idolatria ainda predominavam. Deus enviara Elias, depois Eliseu, mas sem nenhum efeito sobre o povo que, endurecido pela idolatria e perversidade, descambava veloz para a ruína. Foi, então, que Deus levantou Amós, num último esforço de frear a nação.

Esta profecia foi proferida uns 30 anos antes da queda de Israel.


A ÉPOCA DE AMÓS

Para entender as palavras do profeta, vamos conhecer o povo que ele contemplava e os aspectos marcantes:
Sociedade - A prosperidade estava presente na sociedade; mas as injustiças, também. Os ricos tinham suas casas de luxo (Am. 3:15); as mulheres esbanjavam roupas finíssimas, perfumes caríssimos, bolsas de fina confecção e muito dinheiro (Am. 4:1). 

Todavia o pobre estava sendo “CONDENADO POR CAUSA DE UM PAR DE SANDÁLIAS” (Am. 2:6). A rápida elevação do nível de vida entre os ricos aumentou as diferenças entre classes sociais. 
Prevaleciam os males sociais, corrupção moral, o luxo pecaminoso e a opressão dos pobres, enquanto os ricos acumulavam maiores riquezas por meio da violência. Algumas marcas da sociedade na qual Amós trabalhava.

Religião - O povo freqüentava os cultos constantemente (Am. 5:4-5); praticando sacrifícios e dízimos (Am. 4:4-5). Mas os atos eram exteriores, só lábio e não coração (Mt. 15:7-8 - HIPÓCRITAS! BEM PROFETIZOU ISAIAS A VOSSO RESPEITO, DIZENDO: ESTE POVO HONRA-ME COM OS LÁBIOS, MAS O SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM.). 

Tudo estava sendo feito sem análise de consciência, sem contrição, sem arrependimento (Sl. 51:17 - SACRIFÍCIOS AGRADÁVEIS A DEUS SÃO O ESPÍRITO QUEBRANTADO; CORAÇÃO COMPUNGIDO E CONTRITO, NÃO O DESPREZARÁS, Ó DEUS.). 
Muitos holocaustos e nenhuma misericórdia, muitos sacrifícios e nenhuma obediência (I Sm. 15:22-23), Oferta a Deus e falta de comunhão com o próximo (Mt. 5:23-24 - SE, POIS, AO TRAZERES AO ALTAR A TUA OFERTA, ALI TE LEMBRARES DE QUE TEU IRMÃO TEM ALGUMA COISA CONTRA TI, DEIXA PERANTE O ALTAR A TUA OFERTA, VAI PRIMEIRO RECONCILIAR-TE COM TEU IRMÃO; E, ENTÃO, VOLTANDO, FAZE A TUA OFERTA.). 
Inutilmente, os homens procuravam agradar a Deus com promessas, ofertas e sacrifícios, porém, tudo estava sendo rejeitado por Deus, devido à falta de Santidade do povo (Am. 5:21-23).

Política - Uzias e Jeroboão eram os reis, nos tempos em Amós profetizava. Època de grande prosperidade e conquistas territoriais. Havia dinheiro em abundancia e os exércitos eram vitoriosos.
Entretanto a riqueza que entrava em SAMARIA não era igualmente distribuída entre o povo. Ficam na mão dos Príncipes negociantes que gastavam em prol de melhoria de seus padrões de vida.

A liderança nacional não estava resolvendo os verdadeiros problemas. As praticas comerciais eram astuciosas e desonestas. (Am. 6:1-6).

A Lição desta primeira divisão é que, para melhor aplicarmos o Evangelho á nossa época, PRECISAMOS CONHECER OS PROBLEMAS E OS DESAFIOS QUE NOS CERCAM. Agora dois extremos precisam ser evitados.
E achar que para conhecermos melhor temos que nos misturar com certas pessoas, tocar em determinadas coisas, ou irmos a alguns lugares. Jesus comia com publicanos e pecadores (Lc. 15:1-2 - APROXIMAVAM-SE DE JESUS TODOS OS PUBLICANOS E PECADORES PARA OUVIR. E MURMURAVAM OS FARISEUS E OS ESCRIBAS, DIZENDO; ESTE RECEBE PECADORES E COME COM ELES).

Mas Ele apenas influenciava e nunca era influenciado. Essa era a diferença.

É modificar o Evangelho no momento de aplica-lo ao nosso contexto.

QUEM FOI AMÓS?
1) Amós, o homem - Amós – Hebraico - “Boieiro” – Significa guardador de gado. Natural cidade de Tecoa, 16 kl. sul Jerusalém, pertencente a Judá, Região árida do sertão que se estende até o Mar Morto. Trabalhava com animais, não era rico, completava seu sustento colhendo Sicômoros (tipo de figo) veja (Am.7:14).

2) Amós, o profeta - (Am. 7:14-l5RESPONDEU AMÓS E DISSE A AMAZIAS: EU NÃO SOU PROFETA, NEM DISCIPULO DE PROFETA, MAS BOIEIRO E COLHEDOR DE SICÔMOROS. MAS O SENHOR ME TIROU DE APÓS O GADO E O SENHOR ME DISSE: VAI E PROFETIZA AO MEU POVO DE ISRAEL).
Isso quer dizer que até se chamado por Deus não tinha nenhuma preparação intelectual para ser profeta. Nos dias de Elias e Eliseu, havia escola de profetas (II Rs. 2:3-18). Mas também existiam profetas profissionais que vendiam seus serviços, dizendo apenas o que os governantes desejavam ouvir ( I Rs. 22:5-28 - Rei Josafá de Judá e o Rei Acabe de Israel, fazem uma aliança contra a Síria.
Josafá pede para Acabe consultar os profetas (profissionais) e Josafá não aceita e o mesmo consulta a Profeta MICAIAS (I Rs. 22:20-23). Amós era um profeta autêntico. Amós estava num duro dialogo com o sacerdote Amazias (Am. 7:12-13).

A MENSAGEM DE AMÓS

A mensagem principal de Amós, ele denunciou corajosamente os males que destruíam vida social, econômica e política de Israel. A retidão não podia ser substituída pelos ritos religiosos, aquela nação não poderia escapar dos juízos de um Deus reto.

Sete discursos de juízo contra oito nações.
Observe que antes de cada profecia há a expressão “ ... por três transgressões e por quatro...”


Am. 1:3 - Por três transgressões de Damasco e por quatro, não sustarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro.

Am. 1:6 - Por três transgressões de Gaza e por quatro, não sustarei o castigo, porque levaram em cativeiro todo o povo, para entregarem a Edom.

Am. 1:9 - Por três transgressões de Tiro e por quatro, não sustarei o castigo, porque entregaram todos os cativos a Edom e não lembraram da aliança de irmãos.

Am. 1:11 - Por três transgressões de Edom e por quatro, não sustarei o castigo porque perseguiu o seu irmão à espada e baniu toda a misericórdia; e a sua ira não cessou de despedaçar, e reteve a sua indignação para sempre.

Am. 1:13 - Por três transgressões dos filhos de Amom e por quatro, não sustarei o castigo, porque rasgaram o ventre às grávidas de Gileade, para dilatarem os seus próprios limites.

Am. 2:1 - Por três transgressões de Moabe e por quatro, não sustarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os reduzir a cal.

Am. 2:4 - Por três transgressões de Judá e por quatro, não sustarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor e não guardaram os seus estatutos; antes as suas próprias mentiras os enganaram e após elas andaram seus pais.

Am. 2:6 - Por três transgressões de Israel e por quatro não sustarei o castigo, porque os juizes vendem o justo por dinheiro e condenam o necessitado por causa de um par de sandálias.


No livro de Êxodo 20:5 - NÃO AS ADORARÁS, NEM LHES DARÁS CULTO; PORQUE EU SOU O SENHOR, TEU DEUS, DEUS ZELOSO, QUE VISITO A INIQUIDADE DOS PAIS NOS FILHOS ATÉ A TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES QUE ME ABORRECEM.

A quarta transgressão é especificada por ser aquela que”enche a medida” (gota d’água). No caso das nações vizinhas é ato de crueldade desumana, que ultrapassa todo o limite.

No caso de Judá e Israel (povo de Deus), a transgressão é agravada pelo fato de terem recebido a revelação de Deus pela Palavra e pelos atos redentores do Senhor durante sua historia. Literalmente transgressão é rebelião.

PODEMOS TER CERTEZA DA SALVAÇÃO?

SALVAÇÃO:

Ser tirado do perigo, livrar-se, escapar. No grego - Soterion - Significa tornar ao estado perfeito, ou restaurar o que a queda causou.

A Salvação desfaz, assim, as obras do diabo – I Jo. 3:8 - AQUELE QUE PRATICA O PECADO PE DO DIABO, PORQUE O DIABO VEM PECANDO DESDE O PRINCIPIO. PARA ISSO O FILHO DE DEUS SE MANIFESTOU: PARA DESTRUIR AS OBRAS DO DIABO.

A CERTEZA DA SALVAÇÃO:

A Biblia declara que é possivel a qualquer pessoa, alcançar certeza da sua salvação. Vejamos alguns procedimentos autorizados:

1) Jesus afirma que se pode receber essa certeza! Ele disse a Zaqueu – Lc. 19:9 - JESUS DISSE: HOJE HOUVE SALVAÇÃO NESTA CASA! PORQUE ESTE HOMEM TAMBÉM É FILHO DE ABRAÃO.

2) A mulher pecador afirmou Jesus – Lc. 7:50 - JESUS DISSE A MULHER: SUA FÉ A SALVOU, VÁ EM PAZ.

3) Ao malfeitor que converteu na cruz, disse Jesus – Lc. 23:43 - JESUS LHE RESPONDEU: EU LHE GARANTO: HOJE ESTARÁ COMIGO NO PARAISO.


AS EVIDÊNCIAS DA CERTEZA DA SALVAÇÃO:

A certeza da Salvação nasce dentro do coração! – Rm. 8:16 - O PROPRIO ESPIRITO TESTEMUNHA AO NOSSO ESPIRITO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS.

São varias evidências internas e externas, porém, todas são aspectos que provam sermos filhos de Deus.

EVIDÊNCIAS INTERNAS:

1) O fato de entrarmos em uma comunhão intima com Deus. Por meio dessa comunhão, chegamos à presença do Senhor, onde há abundacia de alegria e delicias perpetuamente. – Sl. 16:11 - TU ME FARAS CONHECER A VEREDA DA VIDA, A ALEGRIA PLENA DA TUA PRESENÇA, ETERNO PRAZER A TUA DIREITA

2) A extinção do medo da morte e da eternidade, que a salvação proporciona. Porque a experiencia da salvação faz cessar o medo da morte?

a) Porque para os salvos não existe mais condenação. – (Rm. 8:1).
b) Porque a morte constitui a porta pela qual chegamos a presença de Jesus.
c) Porque pela salvação, o crente recebe viva esperança; e passa ser cidadão do céu (Ef. 2:19).

EVIDÊNCIAS EXTERNAS:

1) O crente salvo tem uma nova maneira de viver. Ele procede com justiça e não vive mais dissolutamente. (II Co. 5:17).

2) O que é nascido de Deus Guarda a Palavra do Senhor, pois ela está escrita no seu coração (I Jo. 2:3-5).

3) O que nasce de novo ama seus irmãos (I Jo. 4:8).


O CRENTE PERMANECE PARA SEMPRE NA SALVAÇÃO:

A Biblia exorta o crente permanecer na Graça. Porque a Salvação é depende a atitude e do procedimento pessoal.

1) Jesus mandou os crentes perseverassem – Jo. 8:31 - SE VOS PERMANECERDES NA MINHA PALAVRA, VERDADEIRAMENTE, SEREIS MEUS DISCIPULOS.

2) Jesus mandou os crentes vigiarem – Mc. 13:33 - VIGIAI E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO.

3) Jesus exortou a Igreja em Filadelfia que guarda-se o que havia recebido. – Ap. 3:11 - GUARDA O QUE TENS, PARA QUE NINGUÉM TOME A TUA COROA.

4) A Biblia adverte o crente contra o perigo de cair. –
I Co. 10:12 - AQUELE QUE JULGA ESTAR FIRME, CUIDE-SE PARA QUE NÃO CAIA!

ALGUÉM AMA VOCÊ!

O que é essencial é invisível”, disse Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe. Frase semelhante a está Jesus disse a Tomé, seu discípulo, que primeiro quis ver as marcas dos cravos do calvário em suas mãos para crer que realmente ele havia ressuscitado.

A Igreja existe para “mostrar” Jesus. Vivemos num mundo em que se fala muito em Deus, alguns agem como se fossem o próprio Deus e, pior, outros matam e morrem em nome dele. Há cerca de 22 mil seitas e religiões no mundo, todas se dizem verdadeiras.


Fisicamente não podemos ver a Jesus (Jo. 4:24 - DEUS É ESPÍRITO, E É NECESSARIO QUE OS SEUS ADORADORES O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE.), lógico, mas precisamos crer pela Fé e Aceitar Sua Graça (favor imerecido) e o Seu amor por nós; e isto só o Cristianismo bíblico prega.


Que fazer? HOJE, a atitude de Tomé é louvável. Você precisa saber se realmente está seguindo a Deus, ou a uma pessoa qualquer; disto depende sua vida na eternidade. “Crer num Jesus errado, é embarcar numa salvação errada e desembarcar num céu errado”.


Se você comparar os ensinamentos que ouve sobre religião com a Bíblia, estará livre do fanatismo. Antes, você precisa conhecer a Bíblia! Ler à Bíblia e estuda-la, sem paixão, mas com sincero desejo de conhecer ao Senhor Jesus e segui-lo de todo o coração, alma, fé e entendimento.


O Ministério Um Projeto do Coração de Deus não tem a pretensão de ser a dona da verdade. Nossa proposta é mostrar o que a Bíblia diz e você deve discordar se estivermos errados, mas nosso parâmetro deve ser somente a Bíblia. O que o Sr. Fulano ou Sicrano disse ou escreveu não vale, e não vale também nossa interpretação particular da Bíblia; só vale o que a Bíblia diz.


Nossa oração por você é que enquanto estiver lendo esta mensagem, Deus possa estar colocando discernimento em seu coração e lhe mostrando o quanto você é especial. Foi por sua causa que Jesus morreu na Cruz, foi por você que ele tornou-se a pessoa mais singular que já pisou neste planeta, e foi também por você que ele venceu a morte e está vivo para lhe dar vida eterna.


Jesus te ama!

O CREDO ATANASIANO

O Credo Atanasiano é uma confissão magnífica sobre o Deus triúno. Lutero o considerou "a maior produção da igreja desde os tempos dos apóstolos".

A origem do credo é,entretanto, obscura. Desde o século IX alguns o atribuíram a Atanásio, o heróico defensor da doutrina da divindade de Cristo contra Ario.

Entretanto, não há razões muito fortes para que se possa atribuí-lo a Atanásio:

1. Não há evidências de que Atanásio e seus contemporâneos tivessem tomado conhecimento desse credo (também chamado "Quicunque" – pois ele inicia com estas palavras: "Todo aquele. . . ").

2. Ele ataca heresias que surgiram depois da morte de Atanásio, quando Nestório e Éutico introduziram heresias sobre a Trindade e a pessoa de Cristo.
3. É bem provável que o autor desse credo era versado nos escritos de Agostinho, que viveu entre 354 e 430.

Mas se Atanásio não foi o autor, quem foi?

A questão tem intrigado os estudiosos da história cristã ao longo de todos esses anos. O mais próximo que chegaram, baseados em evidências encontradas, foi de que se conhecia um credo semelhante a esse na Galiléia (hoje França) na metade do 5° século. Entretanto, só se tornou popular para fins de instrução após Carlos Magno (742-814) ter decretado que todos os clérigos tinham que aprendê-lo.

O Credo Atanasiano nunca teve um uso generalizado como os outros 2 credos. Mas se há um momento no Ano Eclesiástico que ele deveria receber um pouco de atenção, este é no 1º Dom. após Pentecostes – o Domingo da SS. Trindade, pois essa doutrina, e especialmente a da divindade de Cristo e de sua obra redentora, é o fundamento sobre o qual está edificada a igreja (Ef. 2.20).

O texto abaixo se encontra no Livro de Concórdia:

Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo deve professar a fé católica. Quem quer que não a conservar íntegra e inviolada, sem dúvida perecerá eternamente.

E a fé católica consiste em venerar um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir a substância.
Pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo;

Mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a glória, co-eterna a majestade.

Qual o Pai, tal o Filho, tal também o Espírito Santo.

Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo.

Imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo.

Eterno o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo;

Contudo, não são três eternos, mas um único eterno;

Como não há três incriados, nem três imensos, porém um só incriado e um só imenso.
Da mesma forma, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente;

Contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente.

Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;

E todavia não há três Deuses, porém um único Deus.

Como o Pai é Senhor, assim o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;

Entretanto, não são três Senhores, porém um só Senhor.

Porque, assim como pela verdade cristã somos obrigados a confessar que cada pessoa, tomada pela verdade cristã, tomada em separado, é Deus e Senhor, assim também estamos proibidos pela religião católica de dizer que são três Deuses ou três Senhores.

O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem negado.

O Filho é só do Pai; não feito, nem criado, mas gerado.

O Espírito Santo é do Pai e do Filho; não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.

Há, portanto, um único Pai, não três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos.

E nesta Trindade nada é anterior ou posterior, nada maior ou menor; porém todas as três pessoas são co-eternas e iguais entre si; de modo que em tudo, conforme já ficou dito acima, deve ser venerada a Trindade na unidade e a unidade na Trindade.

Portanto, quem quer salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.

Mas para a salvação eterna também é necessário crer fielmente na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo.

A fé verdadeira, por conseguinte, é crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.

É Deus, gerado da substância do Pai antes dos séculos, e é homem, nascido, no mundo, da substância da mãe.

Deus perfeito, homem perfeito, subsistindo de alma racional e carne humana.

Igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade.

Ainda que é Deus e homem, todavia não há dois, porém um só Cristo.

Um só, entretanto, não por conversão da divindade em carne, mas pela assunção da humanidade em Deus.

De todo um só, não por confusão de substância, mas por unidade de pessoa.

Pois, assim como a alma racional e a carne é um só homem, assim Deus e homem é um só Cristo;

O qual padeceu pela nossa salvação, desceu aos infernos, ressuscitou dos mortos, subiu aos céus, está sentado à destra do Pai, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

À sua chegada todos os homens devem ressuscitar com os seus corpos e vão prestar contas de seus próprios atos;

E aqueles que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna; aqueles que tiverem praticado o mal irão para o fogo eterno.

Esta é a fé católica. Quem não a crer com fidelidade e firmeza, não poderá salvar-se."Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis, e não me envergonharei"