A INSTRUÇÃO FAZ PROSPERAR

Pv. 16:20 - O QUE ATENTA PRUDENTEMENTE PARA A INSTRUÇÃO PROSPERA, E O QUE CONFIA NO SENHOR É BEM-AVENTURADO.

Se invertermos negativamente os versículo acima, veremos que a Razão do Cristão não prosperar é Falta de Atentar Prudentemente para a Palavra.

É evidente que o segredo da prosperidade não está apenas no fato de alguém atentar para a instrução, mas no atentar prudentemente para a instrução.

Isso significa dedicar-se com muita atenção, guarda-la no coração para que nos faça prosperar, trazendo sucesso.

O que é confiar em Deus?

É quase impossível encontrar uma só pessoa que não garanta que confia no Senhor.

A maioria dos que afirmam confiar, o declaram por causa do medo que possuem de que alguma coisa ruim lhes aconteça se declararem que não confiam nEle, ou porque foram mal ensinadas sobre o que significa confiar em Deus.

Confiar em Deus é ter Fé na Sua Palavra e Agir em Obediência a Palavra.

Ml. 3:10 - TRAZEI TODOS OS DIZIMOS Á CASA DO TESOURO, PARA QUE HAJA MANTIMENTO NA MINHA CASA, E DEPOIS FAZEI PROVA DE MIM, (...) SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU.

O diabo não pode fechar as janelas das bênçãos. Você é o único que pode privar-se dos benefícios das janelas do céu, e o faz quando se recusa a consagrar suas finanças e andar em obediência a Palavra.

Muitas pessoas tentam receber as bênçãos financeiras e materiais de Deus com as janelas do céu fechadas. Porque estão fechadas? Porque essas pessoas não fazem sua parte, dando suas ofertas.

Ml. 3:10 - DERRAMAREI SOBRE VÓS UMA BÊNÇÃO TAL, QUE DELA VOS ADVENHA A MAIOR ABASTANÇA.

Não podemos abrir as janelas do céu apenas dizendo: “ABRAM-SE, JANELAS DO CÉU!”. È preciso que as ações correspondentes a Fé sejam feitas, quer dizer, que sejamos praticantes da Palavra.
Podemos dizer que por meio de sua obediência á Palavra, você faz com que as portas do céu se abram em sua vida e permaneçam dessa forma. Portanto, você tem de fazer sua parte, pois Deus é sempre fiel e faz a parte dEle!

Pv. 3:9,10 - HONRA AO SENHOR COM A TUA FAZENDA E COM AS PRIMICIAS DE TODA A TUA RENDA; - E SE ENCHERÃO OS TEUS CELEIROS ABUNDANTEMENTE, E TRANSBORDARÃO DE MOSTO OS TEUS LAGARES.

Nm. 23:19 - DEUS NÃO É HOMEM, PARA QUE MINTA; NEM FILHO DE HOMEM, PARA QUE SE ARREPENDA; PORVENTURA, DIRIA ELE E NÃO O FARIA? OU FALARIA E NÃO O CONFIRMARIA?

Sabendo que a Palavra de Deus é verdadeira e podemos confiar nela, sejamos, então, generosos nas nossas Ofertas e as Janelas do céu se abrirão!

A ÚLTIMA QUE MORRE


É o que todo mundo diz:A Esperança é a Última que Morre”. Como fazer para mantê-la viva? Antes de responder essa pergunta, uma outra tem de ser respondida primeiro: Por que a esperança morre?



Essa é uma questão, cuja resposta, seja tantas quanto há de seres humanos. Entretanto, há uma história na Bíblia que, apresenta uma causa mortis que, provavelmente, está por detrás da maioria dos óbitos.


No Evangelho S. João 5:2-15. Havia em Jerusalém, no tempo de Jesus, um tanque chamado Betesda, onde, segundo a crença da época, de quando em quando, descia um anjo. O anjo agitava a água do tanque e quem primeiro entrasse nele, enquanto a água era agitada, era curado de toda e qualquer enfermidade.



Você pode imaginar o nível de superlotação do lugar! Entre os enfermos, havia um tetraplégico que já estava neste estado há 38 anos. Pode-se imaginar há quanto tempo ele freqüentava o lugar (já fazia parte da paisagem, pobre homem!).



Jesus aproximou-se dele (talvez ninguém o notasse mais, porém, Cristo o notou) e perguntou-lhe: você quer ser curado?


Sabe o que ele respondeu? Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto eu estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.



Jesus fez uma pergunta e ele respondeu outra. Ele havia perdido a esperança. E por que a perdeu? Por falta da solidariedade humana: não tenho ninguém...”.



Há muito milagre esperando por solidariedade humana para acontecer. E a ausência desta é, a mais incidente causa mortis da esperança.



O pior é que quanto mais observamos a sociedade em que vivemos, mais e mais nos damos conta da escassez progressiva da solidariedade.



Como evitar a morte da esperança? Lembrar que há uma solidariedade que nunca desaponta: a Divina. não tenho ninguém” – disse Deus em Cristo Jesus. Jesus o curou.



Não Perca a Esperança. Por que? Porque desde há mais de 2000 anos, Jesus Cristo está passando por aqui: ouvindo aos que ninguém mais ouve; notando aos que ninguém mais nota; socorrendo aos que ninguém mais socorre. Gerando até mesmo solidariedade entre os homens. É o que a Bíblia chama de tempo da Graça.


Clame a Jesus Cristo, ele está mais perto do que você imagina. A Esperança conquistada na Cruz do Calvário por Jesus é Eterna; não há quem possa arrancá-la das nossas mãos, se nela confiarmos.

O PROCESSO DE ENSINO E A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

O ENSINO "E.B.D.":

O papel do professor é despertar e por em ação a mente do aluno, é levar o aluno a agir por si mesmo.
Toda explicação e exposição nada valem, se não despertarem e orientarem o aluno a raciocinar por si. Podemos aprender sem professor. Grande parte de nossos conhecimentos adquire-se mediante pesquisa próprias. Então, porque existem escolas? Qual a função do professor? Segue-se a função do professor, dentro do processo de ensino:

1) Organizar – O conhecimento que jaz espalhado e confuso, oferecendo assim o que é mais útil ao aluno.
2) Estimular – Os alunos a adquirir o conhecimento e não dá-lo gratuitamente. O que ensina pouco, aquele que ensina melhor.
3) Criar condições – Mais favoráveis àquele que pesquisa. Aprendemos a andar não por vermos outros andar, e sim, andando.
4) Ser um guia – O conhecimento dos assuntos o habilita a dirigir os esforços do aluno.

Pesquisas revelam que o aluno aprende:

10% do que Ouve.
30% do que Vê.
50% do Vê e Ouve.
70% do que Vê, Ouve e Diz.
90% do que Vê, Ouve, Diz e Traz.

Regras para o professor:

1)Reprimir a sua impaciência – Aguardar o aluno a exprimir-se por si, não tirar as palavras da sua boca, pois ele sentir que poderia ter respondido caso lhe tivesse dado oportunidade.

2)Despertar a mente do aluno – Certificar-se que sua mente não está vagueando e que todas as suas atividades estão presas a lição. Não descansar enquanto a criança não revelar sua atividade mental, fazendo perguntas. Nunca ignore ou ridicularize uma pergunta sincera.

3) Reprimir o desejo de dizer tudo quanto você sabe ou pensa sobre a lição ou assunto – Dê tempo para o aluno pensar e anime-o a perguntar quando embaraçado. Se disser algo, que isso provoque nova pergunta. Ensine o aluno a perguntar: “QUÊ”, “POR QUÊ”, “COMO”, “ONDE”, “QUANDO”, “POR QUEM”, “QUAL O RESULTADO”, “O LUGAR”, “O TEMPO”.

Acessórios de Ensino:

Quadro branco ou Quadro negro de giz.
Flanelógrafos (de diferentes tipos).
Retroprojetor
Transparências, eslaides educativos.
Mapas bíblicos para aula.
Livros de trabalhos manuais
Lápis de cores, cartolinas, etc..
Modelos (do tabernáculo, do templo de Salomão).
A Administração da "E.B.D.":

Característica de uma Escola Bíblica Dominical:

A) Relação com a Igreja:

Parte Integral – Subordinada em tudo á Igreja
Sustentada pela Igreja

B)
Finalidade:

Evangelismo – aceitação de Cristo como Salvador
Doutrina – alunos instruídos nas doutrinas cristãs

C)
Elementos essenciais:

Compêndio – Bíblia
Professor eleito pelo Superintendente ou Pastor.
Aluno – Elemento central

Divisões Fundamentais das Classes:

Até 03 anos de idade........................Berçário
04 – 05 anos de idade.......................Jardim de Infância
06 – 08 anos de idade.......................Primários
09 – 11 anos de idade.......................Juniores
12 – 14 anos de idade...................... Intermediários
15 – 17 anos de idade ......................Adolescentes
18 – 24 anos de idade.......................Adultos

A Diretoria da Escola Dominical:

Pastor da Igreja
Superintendente
Vice-Superintendente
1º Secretário
2º Secretário
Tesoureiro
Bibliotecário
Professores

Deveres do Pastor da Igreja:

1)É o primeiro obreiro da Escola Dominical pela natureza do seu cargo. É ele o real dirigente da Escola Dominical.
2)É o principal responsável pela Escola Dominical mediante sua atenção e ação.
3)Sua simples presença na Escola Dominical é um prestígio para a mesma.
4)Deve, sempre que puder, dirigir o estudo para professores da Escola Dominical.
5)Deve, sempre que puder, dirigir classes da Escola (não uma classe fixa) a fim de ter contato com os alunos – suas ovelhas.

Deveres do Superintendente:

1)Que seja um homem da Bíblia; que conheça bem a bíblia.
2)Conhecer bem o trabalho geral da EBD e todo seus esquema de funcionamento.
3)Orientar o secretário e professores em tudo que for preciso.
4)Zelar pela boa e sadia doutrina segundo a Palavra de Deus.
5)Promover professores, secretários e suplentes e aperfeiçoamento do conhecimento.
6)Providenciar o material necessário para professores e alunos.
7)Procurar manter completo o quadro de professores, tendo cada classe professor, suplente e secretário, e ainda bom numero de professores de reserva para as emergências e imprevistos.
8)Ser pontual chegar sempre 15 minutos antes do inicio da Escola e cobrar dos professores a pontualidade.

O Superintendente deverá sempre ver, quanto a EBD:

1)Seu rumo: Para onde está indo?
2)Sua promoção: O que está sendo feito para promover?
3)Sua Avaliação: Estão os professores nas classes certas e funcionando a contento?
4)Sua Motivação: Que está sendo feito para manter o principio da variedade, evitando a rotina de sempre?

Os Deveres Gerais do Secretário:

1) Conhecer e executar todos os relatórios de classes, bem como orientar seus auxiliares.
2)Providenciar os anúncios a tempo. O Superintendente pode estar ocupado ou esquecer.
3)Verificar sempre as necessidades junto ao superintendente dos materiais didáticos.
4)Verificar a matricula dos alunos, fichários, venda de revistas, distribuição do material a professores.
5)Ter pronto os relatórios de chamadas para os professores antes do inicio da aula, e as 10h passar nas classes recolhendo.
6)Ter fichário completo e atualizado de todos os alunos, exemplo (nome, endereço, telefone, nome dos pais e data nascimento).
7)Fazer cartões de homenagem a visitantes.
8)Fazer cartões de homenagem a Aniversariantes da EBD.(nunca esquecer).
9)Sempre lembrar o superintendente os aniversários dos professores.
10)Sempre junto ao superintendente, promover maratonas bíblicas para classes, para incentivar.

Os deveres do Tesoureiro:

1) Passar o envelope de oferta, para evitar que tire atenção da lição.
2)Levantar fundos para compra de todo material de Didático da Escola.
3)Verificar com os secretários as necessidades.

Os deveres do Bibliotecário:

1)Levantar formas para recadar livros para Escola.
2)Verificar os livros necessários para a Escola
3)Administrar a entradas e saídas.
4)Administrar a preservação dos livros

Os deveres dos Professores:

1)Ser pontual no horário, de preferência chegar 15 minutos antes do inicio da escola para preparar sua sala de aula.
2)Ter um relacionamento vital e real com Senhor Jesus
3)Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus, para que seja um espelho para os alunos.
4)Viver o que ensina (personificar a lição).
5)Não usar a sala de aula para promover revoltas e dissoluções.
6)Não ensinar na sala de aulas, pontos doutrinários como uso e costume. Deixe que o pastor da Igreja ensine.
7)Nunca deixar o aluno com duvidas, se não souber responder a pergunta do aluno, seja humilde e fale que não se lembra, e que vai consultar e na próxima aula trará a resposta.
8)Se o professor tiver dificuldades para absorver a aula, procure o superintendente para ajudar.
9)Muito cuidado na sala de aula, para não dar muita atenção para uma pessoa, para não causar discriminação.
10)Procure usar métodos que chame atenção do aluno, Fazendo perguntas e deixando o aluno pensar.
11)Sempre lançar pesquisa para responder na próxima aula.
12)Incentivar o aluno a trazer bíblia, ler em casa.
13)Incentivar o aluno a trazer um visitante na próxima aula.
14)Professor nunca tomar iniciativas sem consultar o superintendente.

Regras para o professor:

1) Preparar cada lição com estudo renovado.(nunca fazer improvisação).
2)Estudar a lição até que ela tome a forma da linguagem familiar.
3)Achar a ordem natural dos vários passos ou fases da lição.
4)Consagrar tempo certo ao estudo de cada lição.
5)Fazer um plano de estudo, e não hesitar, quando necessário, em estudar além do plano.,
6)Buscar ajuda de bons livros que tratem do assunto.

Funções do Bom Professor:

1)Ser amigo dos alunos – Ter um relacionamento pessoal de cuidado, de amor, tão importante para que as pessoas passam comunicar-se e crescer juntas.
2)Ser intérprete – Como intérprete o professor precisa escutar cuidadosamente, conhecer bem tanto o mundo da Igreja como o mundo do aluno.
3)Ser escritor de currículo – O currículo produzido pela casa publicadora e muito geral, pois é escrito para um mercado nacional. Somente o professor pode adapta-lo, ajusta-lo e encaixa-lo para o grupo de alunos, com perícia, interesses, habilidades especificas e experiências próprias.
4)Continuar ser um aprendiz – Devem desejar aprender muito o seu grupo de alunos, sobre o ensino e sobre conceitos bíblicos e teológicos que esta ensinando.

Como conhecer seus alunos:

1)Diretamente – Na igreja ou visitando-o em casa.
2)Indiretamente – Conversando com seus pais, com seus amigos, pastor e outros.
3)Através de observações – Em reuniões de confraternização, em horas de recreação, na aula, no serviço cristão.
4)Através de materiais escritos – Consultando livros que falem a respeito das características da idade.
5)Através do Espírito Santo – Orando por eles e pedindo sabedoria. Investindo tempo com eles, envolvendo-nos com eles, dentro e fora da classe.

Vantagens de se conhecer seus alunos:

1)Saber relacionar melhor as verdades á vida deles.
2)Saber relacionar melhor os materiais para o uso em classe e como adapta-lo a uma apresentação apropriada.
3)Saber ganhar e manter mais facilmente a atenção e o interesse do aluno.
4)Saber obter mais participação e envolvimento da classe.
5)Saber quando há vidas transformadas com resultados produtivos.
6)Saber quando um aluno não convertido, e como leva-lo a Cristo.

A MELHOR ESCOLA TEOLÓGICA: A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


O que é a Escola Dominical?


É uma agência da Igreja que tem por fim levar seus alunos à aceitação pessoal de Cristo como Salvador e Senhor, e ao seu desenvolvimento na vida cristã por meio de estudo sistemático da Palavra de Deus.

A História da Escola Bíblica Dominical

A Escola Bíblica Dominical é uma instituição moderna, que tem suas raízes desde da época do Antigo Testamento nas prescrições dadas por Deus aos patriarcas e ao povo de Israel. A Escola Bíblica Dominical não existia, mas havia o principio fundamental “o do ensino bíblico” determinado por Deus aos fiéis e aos estranhos ao seu redor.

Nos Dias de Moises – O Lar era de fato uma escola, onde os filhos aprendiam a temer e amar a Deus (“Dt. 6:7 - TU AS ENSINARÁS A TEUS FILHOS, E DELAS FALARÁS ASSENTADO EM TUA CASA, E ANDANDO PELO CAMINHO, E AO DEITAR-TE, E AO LEVANTAR-TE”).

Havia reuniões públicas, das quais participavam homens, mulheres e crianças, aprendendo a Lei Divina (“Dt. 31:12, 13 - AJUNTAI O POVO, OS HOMENS, AS MULHERES, OS MENINOS E O ESTRANGEIRO QUE ESTÁ DENTRO DA VOSSA CIDADE, PARA QUE OUÇAM, E APRENDAM, E TEMAM O SENHOR, VOSSO DEUS, E CUIDEM DE CUMPRIR TODAS AS PALAVRAS DESTA LEI; PARA QUE SEUS FILHOS QUE NÃO A SOUBEREM OUÇAM E APRENDAM A TEMER O SENHOR, VOSSO DEUS, TODOS OS DIAS QUE VIVERDES SOBRE A TERRA À QUAL IDES, PASSANDO O JORDÃO PARA A POSSUIR”).

Nos Dias de Esdras e Neemias – Lemos que quando o povo voltou do cativeiro, um grande avivamento espiritual teve lugar entre os israelitas. Esse despertamento teve origem numa intensa disseminação da Palavra de Deus e incluiu um vigoroso ministério de ensino bíblico. É dessa época que temos o relato do primeiro movimento de ensino bíblico metódico popular similar ao da nossa Escola Bíblica Dominical de hoje.


O Capitulo 8 do livro de Neemias dá um relato de como era a Escola bíblica popular de então – ou como chamamos hoje: Escola Bíblica Dominical. Esdras era o superintendente (Ne. 8:2); o livro-texto era a Bíblia (v.3); os alunos eram homens, mulheres e crianças (v.3; 12:43). Treze auxiliares ajudavam a Esdras na direção dos trabalhos (v.4) e outros treze serviam como professores ministrando o ensino (v.7,8). O horário ia da manhã ao meio-dia (v.3). Afirma o versículo 8 que os professores liam a Palavra de Deus e explicavam o sentido para que o povo entendesse. É certo que aí há um problema lingüístico envolvido (o povo falando o aramaico ao retornar do exílio), mas o que sobressai mesmo é o ensino da Palavra, patente em todo o capítulo. Por certo, o leitor gostaria de ter pertencido a uma escola assim, espiritualmente avivada.

O resultado desse movimento de ensino da Palavra foi a operação do Espírito Santo em profundidade no meio do povo, conforme atesta todo o capítulo 9 e os subseqüentes do livro de Neemias. É o cumprimento da promessa de Deus em Isaias 55:11.

Nos Dias de Jesus – Jesus foi o Grande Mestre. Grande parte do seu Ministério eles este ocupando “ensinando”. (Lc. 20:1 – Mt. 4:23; 9:35; 28:19, 20). Sua ordem é clara.


A quem e onde Jesus ensinava?
Nas sinagogas (Mc. 6:2)
Em casas particulares (Lc. 5:17; Mc. 2:1)
No templo (Mc. 12:35)
Nas aldeias (Mc. 6:6)
Às multidões (Mc. 6:34)
A pequenos grupos e individualmente (Lc. 24:27; Jo. 3 e 4)

O Ministério de Jesus era tríplice: Ele pregava, ensinava e curava, pois era um Ministério de poder e de milagres.

A Fase Atual – A Escola Bíblica Dominical Moderna – A Escola Bíblica Dominical, que temos hoje, começou em 1780, na Cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra. O fundador foi o jornalista evangélico “Roberto Raikes”, de 44 anos, redator do “Gloucester Jornal”. Raikes foi inspirado a fundar a Escola Bíblica Dominical ao sentir compaixão pelas crianças de sua Cidade, que perambulavam pelas ruas, entregue à ociosidade, ao abandono e ao vício, sem qualquer orientação espiritual. Ele, que já trabalhava entre detentos das prisões da Cidade, pensou no futuro daquelas crianças e decidiu fazer algo em seu favor. Procurava as crianças em plena rua e as conduzia ao local de reunião, fazendo-lhes apelos para que todos os domingos estivessem ali reunidos.

O Grande promotor da Escola Bíblica Dominical foi o Batista “Londrino William Fox”, trabalhando harmoniosamente com Roberto Raikes. De acordo com as diretrizes de Raikes, nas reuniões dominicais, além do “Ensino das Escrituras”, era também ministrado às crianças princípio de “Linguagem”, “Aritmética” e “Instrução Moral” e “Cívica”. O ensino das Escrituras consistia em “Leitura e Recitação”. Em seguida teve inicio a prática de comentar os versículos lidos. Muito depois surgiu a “Revista da Escola Bíblica Dominical”, com lições em série e apropriadas.
Raikes enfrentou oposição. As Igrejas da época encaram o surgimento da Escola Bíblica Dominical com uma inovação e algo desnecessário. Os mais “zelosos”(?) acusavam Raikes de “profanador do domingo”. O jornal do qual era redator foi uma coluna forte na defesa e apoio da novel instituição, publicando extensa série de artigos sob o título “A Escola Dominical”, reproduzido nos jornais londrino.
Foi assim o começo a Escola Bíblica Dominical, o começo de um dos mais poderosos movimentos da História da Igreja.

Alguns Fatos Históricos a Escola Bíblica Dominical – Em janeiro de 1782, funcionou a primeira Escola Dominical em caráter permanente. O trabalho cresceu tanto, que deu inicio a um movimento de expansão, criando novas Escolas. Em 03 de novembro de 1783 – Até hoje considerado como o dia natalício da Escola Bíblica Dominical, deu inicio a expansão.

Durante muito tempo, só crianças freqüentavam a Escola Dominical. Os adultos ingressaram depois. Hoje, em inúmeros lugares ocorre o inverso: quase só adultos são beneficiados, ficando as crianças em último plano...
Em 1784, o movimento, a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos matriculados.
Após o Século XIX, muitos outros paises adotaram a Escola Dominical.

A Escola Bíblica Dominical no Brasil – Teve inicio em 19 de agosto de 1855, na Cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. O fundador foi o missionário “Robert Read Kalley” e sua esposa, “Dra. Sarah Poulton Kalley”, s Igreja Congregacional, vindos da Escócia.
Na primeira reunião, na data acima, a freqüência foi de 05 crianças, mas este movimento veio para ficar... E Ficou! Avançou como fogo em campo aberto, impelida pelo zelo de milhares de seus obreiros, inflamados pelo Espírito Santos! Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Os Objetivos da Escola Bíblica Dominical
 
A Escola Bíblica Dominical é uma escola que evangeliza enquanto ensina a Palavra de Deus. Não se trata apenas de uma reunião domingueira comum, ou um culto a mais.
Esses objetivos são três, a saber:
 
Ganhar Almas para Jesus – O primeiro grande dever do Professor é Agir e Orar diante de Deus no sentido que todos os seus alunos aceitem a Jesus com Salvador e o sigam como seu Senhor e Mestre. O professor não pode salvar seus alunos, mas pode leva-los a Cristo, o Salvador, como fez André (Jo. 1:42). A Bíblia não diz “ENSINA A CRIANÇA no caminho em que vai andar”, ou “quer andar”, mas “NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR – Pv. 22:6”.

Desenvolver a Espiritualidade dos Alunos e o Caráter Cristão – São os hábitos que formam o caráter e esse influi no destino da pessoa. Afirma a filosofiaO PENSAMENTO CONDUZ AO ATO, O ATO CONDUZ AO HÁBITO, O HABITO CONDUZ AO CARATER, O CARATER CONDUZ AO DESTINO DA PESSOA”. Isso humanamente falando. Uma E.B.D. dotada de professores treinados e cheia do Espírito Santo pode contribuir eficazmente para a implantação de uma Fé Cristã entre os homens. Não podemos esperar isso de uma escola pública. Um dos intuitos da E.B.D. é fazer de seus alunos, Adultos, Jovens, Adolescentes e Crianças, verdadeiros cristão, cujas vidas se assemelham em palavras e obras ao ideal apresentado em Jesus Cristo.

Treinar o Cristão para o Serviço do Mestre – Hoje inúmeros obreiros são frutos da E.B.D., O professor tem o privilégio de contribuir para a causa de Cristo e o dever de trazer a consciência do aluno a “Atividade Cristã” com Oração.


O lema da E.B.D. completa deve ser:
Cada aluno um crente salvo.
Cada salvo, bem treinado.
Cada Aluno treinado, um obreiro ativo, diligente e dinâmico.

Assim, o objetivo pode ser resumido em três fases: Aceitar Jesus; Crescer em Jesus e Servir a Jesus.

Pelo testemunho da História, por seus objetivos e pelos frutos alcançados, a Escola Bíblica Dominical e a melhor escola do mundo. Eis porquê dessa certeza:
 
Seu livro-texto é o melhor do mundo – A palavra de Deus, o mapa que nos guia ao céu.
Seu supremo dirigente é o Deus vivo, Todo-Poderoso e amoroso, que criou os mundos.
Seu alcance é o mais vasto do mundo: do bebê ao ancião mais idoso.
Seus alunos são o melhor povo do mundo: os que conhecem e amam a Deus e sua Palavra.
Seus resultados são os melhores do mundo, porque são infalíveis, materiais, espirituais e eternos.
Melhor escola Teológica – Pois nunca se acaba, o fim será no dia do arrebatamento da Igreja.

Observações Úteis e Práticas no Manuseio e Estudo da Bíblia
Quanto ao manuseio da Bíblia:
 
1) Apontamentos individuais - Habitue-se a tomar notas de suas meditações na Palavra de Deus. A nossa memória falha com o tempo.

2) Aprenda a ler e escrever referências bíblicas - Um sistema simples e rápido para escrever referências bíblicas é o adotado pela Sociedade Bíblica do Brasil: duas letras, sem ponto abreviativo, para cada livros da bíblia. (Ex.: I Jo 2.4 – 1 João , capitulo 2, versículo 4).

3) Diferença entre “Texto, Contexto e Referência ”.

a) Texto - São as palavras contidas numa passagem.

b) Contexto - É a parte que fica antes e depois do texto que estamos lendo. O contexto pode ser um versículo, um capitulo ou um livro inteiro, como é o caso do livro de Provérbios.

c) Referência - É a conexão direta entre determinado assunto. Além de indicar livro, capitulo e versículo, a referência pode levar outras indicações; depende da clareza que queira dar, com:

INDICAÇÃO DA PARTE INICIAL de um versículo: “Rm 11.17a.
INDICAÇÃO DA PARTE FINAL de um versículo: “Rm 11.17b.
INDICAÇÃO DE VERSÍCULOS que se seguem ou não até o fim do capitulo em estudo; “Rm 11.17ss.

Fontes de Consulta:

O professor precisa ter sua biblioteca particular. O grande apostolo Paulo tinha sua fontes de consulta (II Tm 4:13 - QUANDO VIERES, TRAZE A CAPA QUE DEIXEI EM TRÔADE, EM CASA DE CARPO, BEM COM OS LIVROS ESPECIALMENTE OS PERGAMINHOS.). Sempre houve muitos livros no mundo. Salomão no seu tempo já dizia: (Ec 12.12 - ...NÃO HÁ LIMITE PARA FAZER LIVROS). Não se trata de ter muitos livros, mas tê-los bons, abrangendo cultura secular e cultura bíblica em geral. Livros há que só servem para alimentar o fogo (At 19.19 - TAMBÉM MUITOS DOS QUE HAVIAM PRATICADO ARTES MÁGICAS, REUNINDO SEUS LIVROS, OS QUEIMARAM DIANTE DE TODOS...). 

AQUI ESTÃO ALGUMAS BOAS FONTES DE CONSULTA:

A Bíblia
Dicionário de Português
Dicionário bíblico.
Concordância bíblica, para localizar versículos.
Comentários bíblicos.
Manuais de Doutrina.
Atlas Bíblico.


Observações Sobre Fontes de Consulta:
 
Os livros comuns podem ser bons, mas não são substitutos da Bíblia. Leia e estude primeiramente a Bíblica e depois os outros livros.

Há pessoas que após lerem determinados livros, passam ser um mero eco ou reflexo dele. Devemos ser cautelosos nisso.

Há divergência entre autores de livros, dados as diferentes escolas e correntes teológicas; mas na Bíblia não há divergência! Portanto ela é sempre a autoridade suprema e principal; a pedra de toque.

Devemos estudar a Bíblia não pela luz deste ou daquele teólogo, mas pela luz do Espírito de Deus, sentindo sempre o toque, direção e prumo.
Não devemos levar mais tempo com os livros comuns, do que com a Bíblia.