O PROCESSO DE ENSINO E A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

O ENSINO "E.B.D.":

O papel do professor é despertar e por em ação a mente do aluno, é levar o aluno a agir por si mesmo.
Toda explicação e exposição nada valem, se não despertarem e orientarem o aluno a raciocinar por si. Podemos aprender sem professor. Grande parte de nossos conhecimentos adquire-se mediante pesquisa próprias. Então, porque existem escolas? Qual a função do professor? Segue-se a função do professor, dentro do processo de ensino:

1) Organizar – O conhecimento que jaz espalhado e confuso, oferecendo assim o que é mais útil ao aluno.
2) Estimular – Os alunos a adquirir o conhecimento e não dá-lo gratuitamente. O que ensina pouco, aquele que ensina melhor.
3) Criar condições – Mais favoráveis àquele que pesquisa. Aprendemos a andar não por vermos outros andar, e sim, andando.
4) Ser um guia – O conhecimento dos assuntos o habilita a dirigir os esforços do aluno.

Pesquisas revelam que o aluno aprende:

10% do que Ouve.
30% do que Vê.
50% do Vê e Ouve.
70% do que Vê, Ouve e Diz.
90% do que Vê, Ouve, Diz e Traz.

Regras para o professor:

1)Reprimir a sua impaciência – Aguardar o aluno a exprimir-se por si, não tirar as palavras da sua boca, pois ele sentir que poderia ter respondido caso lhe tivesse dado oportunidade.

2)Despertar a mente do aluno – Certificar-se que sua mente não está vagueando e que todas as suas atividades estão presas a lição. Não descansar enquanto a criança não revelar sua atividade mental, fazendo perguntas. Nunca ignore ou ridicularize uma pergunta sincera.

3) Reprimir o desejo de dizer tudo quanto você sabe ou pensa sobre a lição ou assunto – Dê tempo para o aluno pensar e anime-o a perguntar quando embaraçado. Se disser algo, que isso provoque nova pergunta. Ensine o aluno a perguntar: “QUÊ”, “POR QUÊ”, “COMO”, “ONDE”, “QUANDO”, “POR QUEM”, “QUAL O RESULTADO”, “O LUGAR”, “O TEMPO”.

Acessórios de Ensino:

Quadro branco ou Quadro negro de giz.
Flanelógrafos (de diferentes tipos).
Retroprojetor
Transparências, eslaides educativos.
Mapas bíblicos para aula.
Livros de trabalhos manuais
Lápis de cores, cartolinas, etc..
Modelos (do tabernáculo, do templo de Salomão).
A Administração da "E.B.D.":

Característica de uma Escola Bíblica Dominical:

A) Relação com a Igreja:

Parte Integral – Subordinada em tudo á Igreja
Sustentada pela Igreja

B)
Finalidade:

Evangelismo – aceitação de Cristo como Salvador
Doutrina – alunos instruídos nas doutrinas cristãs

C)
Elementos essenciais:

Compêndio – Bíblia
Professor eleito pelo Superintendente ou Pastor.
Aluno – Elemento central

Divisões Fundamentais das Classes:

Até 03 anos de idade........................Berçário
04 – 05 anos de idade.......................Jardim de Infância
06 – 08 anos de idade.......................Primários
09 – 11 anos de idade.......................Juniores
12 – 14 anos de idade...................... Intermediários
15 – 17 anos de idade ......................Adolescentes
18 – 24 anos de idade.......................Adultos

A Diretoria da Escola Dominical:

Pastor da Igreja
Superintendente
Vice-Superintendente
1º Secretário
2º Secretário
Tesoureiro
Bibliotecário
Professores

Deveres do Pastor da Igreja:

1)É o primeiro obreiro da Escola Dominical pela natureza do seu cargo. É ele o real dirigente da Escola Dominical.
2)É o principal responsável pela Escola Dominical mediante sua atenção e ação.
3)Sua simples presença na Escola Dominical é um prestígio para a mesma.
4)Deve, sempre que puder, dirigir o estudo para professores da Escola Dominical.
5)Deve, sempre que puder, dirigir classes da Escola (não uma classe fixa) a fim de ter contato com os alunos – suas ovelhas.

Deveres do Superintendente:

1)Que seja um homem da Bíblia; que conheça bem a bíblia.
2)Conhecer bem o trabalho geral da EBD e todo seus esquema de funcionamento.
3)Orientar o secretário e professores em tudo que for preciso.
4)Zelar pela boa e sadia doutrina segundo a Palavra de Deus.
5)Promover professores, secretários e suplentes e aperfeiçoamento do conhecimento.
6)Providenciar o material necessário para professores e alunos.
7)Procurar manter completo o quadro de professores, tendo cada classe professor, suplente e secretário, e ainda bom numero de professores de reserva para as emergências e imprevistos.
8)Ser pontual chegar sempre 15 minutos antes do inicio da Escola e cobrar dos professores a pontualidade.

O Superintendente deverá sempre ver, quanto a EBD:

1)Seu rumo: Para onde está indo?
2)Sua promoção: O que está sendo feito para promover?
3)Sua Avaliação: Estão os professores nas classes certas e funcionando a contento?
4)Sua Motivação: Que está sendo feito para manter o principio da variedade, evitando a rotina de sempre?

Os Deveres Gerais do Secretário:

1) Conhecer e executar todos os relatórios de classes, bem como orientar seus auxiliares.
2)Providenciar os anúncios a tempo. O Superintendente pode estar ocupado ou esquecer.
3)Verificar sempre as necessidades junto ao superintendente dos materiais didáticos.
4)Verificar a matricula dos alunos, fichários, venda de revistas, distribuição do material a professores.
5)Ter pronto os relatórios de chamadas para os professores antes do inicio da aula, e as 10h passar nas classes recolhendo.
6)Ter fichário completo e atualizado de todos os alunos, exemplo (nome, endereço, telefone, nome dos pais e data nascimento).
7)Fazer cartões de homenagem a visitantes.
8)Fazer cartões de homenagem a Aniversariantes da EBD.(nunca esquecer).
9)Sempre lembrar o superintendente os aniversários dos professores.
10)Sempre junto ao superintendente, promover maratonas bíblicas para classes, para incentivar.

Os deveres do Tesoureiro:

1) Passar o envelope de oferta, para evitar que tire atenção da lição.
2)Levantar fundos para compra de todo material de Didático da Escola.
3)Verificar com os secretários as necessidades.

Os deveres do Bibliotecário:

1)Levantar formas para recadar livros para Escola.
2)Verificar os livros necessários para a Escola
3)Administrar a entradas e saídas.
4)Administrar a preservação dos livros

Os deveres dos Professores:

1)Ser pontual no horário, de preferência chegar 15 minutos antes do inicio da escola para preparar sua sala de aula.
2)Ter um relacionamento vital e real com Senhor Jesus
3)Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus, para que seja um espelho para os alunos.
4)Viver o que ensina (personificar a lição).
5)Não usar a sala de aula para promover revoltas e dissoluções.
6)Não ensinar na sala de aulas, pontos doutrinários como uso e costume. Deixe que o pastor da Igreja ensine.
7)Nunca deixar o aluno com duvidas, se não souber responder a pergunta do aluno, seja humilde e fale que não se lembra, e que vai consultar e na próxima aula trará a resposta.
8)Se o professor tiver dificuldades para absorver a aula, procure o superintendente para ajudar.
9)Muito cuidado na sala de aula, para não dar muita atenção para uma pessoa, para não causar discriminação.
10)Procure usar métodos que chame atenção do aluno, Fazendo perguntas e deixando o aluno pensar.
11)Sempre lançar pesquisa para responder na próxima aula.
12)Incentivar o aluno a trazer bíblia, ler em casa.
13)Incentivar o aluno a trazer um visitante na próxima aula.
14)Professor nunca tomar iniciativas sem consultar o superintendente.

Regras para o professor:

1) Preparar cada lição com estudo renovado.(nunca fazer improvisação).
2)Estudar a lição até que ela tome a forma da linguagem familiar.
3)Achar a ordem natural dos vários passos ou fases da lição.
4)Consagrar tempo certo ao estudo de cada lição.
5)Fazer um plano de estudo, e não hesitar, quando necessário, em estudar além do plano.,
6)Buscar ajuda de bons livros que tratem do assunto.

Funções do Bom Professor:

1)Ser amigo dos alunos – Ter um relacionamento pessoal de cuidado, de amor, tão importante para que as pessoas passam comunicar-se e crescer juntas.
2)Ser intérprete – Como intérprete o professor precisa escutar cuidadosamente, conhecer bem tanto o mundo da Igreja como o mundo do aluno.
3)Ser escritor de currículo – O currículo produzido pela casa publicadora e muito geral, pois é escrito para um mercado nacional. Somente o professor pode adapta-lo, ajusta-lo e encaixa-lo para o grupo de alunos, com perícia, interesses, habilidades especificas e experiências próprias.
4)Continuar ser um aprendiz – Devem desejar aprender muito o seu grupo de alunos, sobre o ensino e sobre conceitos bíblicos e teológicos que esta ensinando.

Como conhecer seus alunos:

1)Diretamente – Na igreja ou visitando-o em casa.
2)Indiretamente – Conversando com seus pais, com seus amigos, pastor e outros.
3)Através de observações – Em reuniões de confraternização, em horas de recreação, na aula, no serviço cristão.
4)Através de materiais escritos – Consultando livros que falem a respeito das características da idade.
5)Através do Espírito Santo – Orando por eles e pedindo sabedoria. Investindo tempo com eles, envolvendo-nos com eles, dentro e fora da classe.

Vantagens de se conhecer seus alunos:

1)Saber relacionar melhor as verdades á vida deles.
2)Saber relacionar melhor os materiais para o uso em classe e como adapta-lo a uma apresentação apropriada.
3)Saber ganhar e manter mais facilmente a atenção e o interesse do aluno.
4)Saber obter mais participação e envolvimento da classe.
5)Saber quando há vidas transformadas com resultados produtivos.
6)Saber quando um aluno não convertido, e como leva-lo a Cristo.

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