A ARMADURA DE DEUS – LIVRO EFÉSIOS

www.prnatanaelsp.com.br
INTRODUÇÃO - EFÉSIOS 6:10-18

Um grande desafio para um servo de Deus é estar armado e principalmente saber usar a sua armadura.

Talvez nós não saibamos tanto sobre a importância do armamento porque o nosso país não é um país de guerra, graças a Deus.

Em Mateus 24: Jesus disse que um dos sinais da sua volta seria ouvirmos falar de “GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS” e isto está se cumprindo em nosso meio.

A pior guerra não é aquela que nós vemos ou ouvimos os seus rumores, mas aquela que não vemos porque é espiritual. Os nossos principais inimigos não são as pessoas que vemos, mas o diabo a quem não vemos e tem guerreado assiduamente vencendo este mundo, mas não pode vencer o povo de Deus.

PORQUE A NOSSA LUTA NÃO É CONTRA O SANGUE E A CARNE, E SIM CONTRA OS PRINCIPADOS E POTESTADES, CONTRA OS DOMINADORES DESTE MUNDO TENEBROSO, CONTRA AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL, NAS REGIÕES CELESTES”. - Efésios 6:12

A VANGUARDA E A RETAGUARDA:

Na luta pode-se notar os guerreiros que ficam à frente (vanguarda) e os que ficam mais atrás dando cobertura (retaguarda).

A vanguarda é composta por soldados mais fortes e mais corajosos, que enfrentam diretamente o inimigo. São também os que levam as melhores armas.

A retaguarda é composta de soldados talvez menos experientes com armamentos mais leves e têm a tarefa de reforçar e ajudar a vanguarda. Estes, no entanto são os primeiros a correr quando a guerra é difícil.

Hoje a retaguarda do exército de Deus está com problemas de excesso de contingente, enquanto faltam soldados na vanguarda, o que muito tem enfraquecido o povo de Deus em sua luta no mundo. Deus precisa de soldados valentes que venham assumir a frente da batalha.

VAMOS ANALISAR - Efésios 6.10-18:

A força v. 10

Um guerreiro tem que ser forte. Os escolhidos para uma guerra geralmente são os mais fortes do povo. Aqui diz que devemos ser “FORTALECIDOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER”. A nossa força vem de Deus, então nós estamos do lado mais forte, o lado de Deus e é Deus que peleja por nós (Êxodo 14.14). O texto de II Crônicas 20:15 diz: “POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS”.

Ficar firmeV.11: - Leia II Timóteo 2.3-5

O soldado deve ficar atento, firme contra seus inimigos, durante a sua batalha não pode se distrair com outras coisas, mas ser atento a todo o momento.

Essa firmeza vem da confiança em Deus. - Leia Salmo 125.1

O inimigoV.12:

Devemos reconhecer momentos de perigo, saber quem é o inimigo e lutar com as armas à sua altura ou melhores que as do adversário.

Se o inimigo ataca com canhões não podemos ir até ele com espadas, devemos ir com bombas mais poderosas.

Leia - II Coríntios 10.3-5

Se o nosso inimigo é espiritual, luta no campo espiritual e com armas espirituais devemos lutar com ele espiritualmente, pois o ESPÍRITO que está conosco é mais forte.

Também temos uma posição privilegiada quanto ao adversário, nós o atacamos de cima, pois estamos muito acima dos nossos inimigos, quando estamos em Deus (Efésios 1.21 e 22).

Toda a armadurav.13:

O lutador tem que estar bem equipado porque o inimigo sabe qual é o ponto fraco da pessoa e se faltar qualquer peça da sua armadura é justamente ali que ele vai atacar.

Leia - I Samuel 17.38-39 e 17.45

Davi não sabia usar uma armadura, mas reconheceu que seu Deus é o “SENHOR DOS EXÉRCITOS” (um Deus de Guerra) que está sobre todo e qualquer exército possuindo a maior milícia. Então Davi foi a Golias em nome do Senhor dos Exércitos, com armas espirituais e venceu a luta.

Mas o texto de I Samuel indica que Davi era um servo disciplinado e depois dessa vitória ele se tornou um grande guerreiro, e aprendeu a usar a armadura dos homens, mas principalmente a armadura de Deus.

VAMOS AGORA ANALISAR CADA PEÇA DA ARMADURA E DISCUTIR A SUA UTILIDADE:

Cinto da verdadeV.14:

O cinto é o lugar onde o lutador prende suas armas e munições; o cinto servia para guardar coisa como dinheiro, cantil, etc. (Mateus 10.9)

A verdade é necessária para o cristão porque uma das principais armas de Satanás é a mentira (João 8.44). Se o cristão não tiver o cinto da verdade não terá onde prender suas armas de ataque e pode ficar sem elas. Nossas armas estão na verdade.

Couraça da justiçaV.14b: - Leia Isaías 59.14-17

Se o cristão não estiver protegido com a justiça (justificado pelo sangue de Jesus - I João 1.9), se houver pecado em seu coração pode vir a perfurar a couraça e correr risco de vida.

A couraça protege o coração!

Calçados do EvangelhoV.15: - Leia Isaías 52.7 e Salmo 119.105

O guerreiro tem que estar calçado para não correr o risco de machucar os pés e ficar impossibilitado de andar. Quando o crente está firmado sobre a Palavra não corre o risco de tropeçar e cair.

Escudo da FéV.16:- Leia Provérbios 30.5

TOMAI SOBRE TUDO” - o escudo serve para proteger todo o corpo. Deus quer que o cristão ao pelejar coloque a sua fé na frente dos problemas como sua defesa. Com a fé podemos apagar os dardos do maligno.

Capacete da salvação V.17b: - Leia I Tessalonicenses 5.8

O capacete serve para proteger a cabeça que é a parte que comanda todo o corpo. O crente precisa estar com sua mente protegida contra as setas (heresias e tentações) do inimigo e a proteção é a salvação; se estivermos com a mente envolvida com a certeza da salvação, não cairemos em ciladas.

Espada do EspíritoV.17b: - Leia Hebreus 4.12 e Salmo 149.5-6

A espada serve para ferir, cortar, sangrar. Todas as outras armas são de defesa e essa é a única de ataque.

Esta é a melhor arma e a que o inimigo mais teme. Infelizmente os cristãos hoje não têm usado muito essa arma e alguns não a conhecem bem. Jesus usou a Palavra de Deus para enfrentar Satanás em todas as tentações no deserto (Mateus 4.1-11).

É interessante notar que essa espada é do Espírito e o servo de Deus depende do espírito santo para usa-la com autoridade (João 14.26 e II Pedro 1.20-21). Satanás tentou usa-la contra Jesus, mas não teve sucesso porque não tem o espírito (autor da Bíblia).

Da mesma forma nós ao citar a palavra de Deusa não teremos êxito se o Espírito não estiver conosco para convencer a pessoa (João 16.7-13).

O General e o quartel
v.18:

O NOSSO GENERAL É CRISTO” - O soldado de Cristo deve estar ligado ao seu superior, tem que ter contato com o general para obedecer às suas ordens “COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA NO ESPÍRITO”.

Também é preciso estar atento ao seu superior, observando cada atitude e ordens suas, não desanimando nunca “... E PARA ISSO VIGIANDO COM TODA PERSEVERANÇA”.

O guerreiro não pode estar sozinho, precisa estar com os outros soldados, ajudando e sendo ajudado, para vencer juntos com apoio, oração “E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS”. Há cristãos que parecem estar lutando sozinhos ou até mesmo contra os soldados do mesmo exército.

CONCLUSÃO:

Em Ezequiel 37.1-10 - Deus fez o seu exército através de ossos secos, portanto não precisamos achar que não podemos ser guerreiros valentes; o Senhor nos quer na Vanguarda da Vitória.

É importante pensar que o cristão deve lutar uma luta de cada vez e evitar arrumar problemas desnecessários ou comprar brigas que não lhe diz respeito. Deus tem nos chamado para fazer parte do seu exército e aprender a usar suas armas.


O Senhor dos Exércitos quer recrutar-nos para sermos treinados para suas batalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário