Como
gostamos de ser bem recebidos, com um belo sorriso e uma saudação calorosa
quando vamos comprar um produto ou solicitar um serviço. E melhor ainda,
quando somos encaminhados a um ambiente limpo e organizado, com
colaboradores atenciosos e educados, que estão prontos para nos oferecer a
solução mais adequada às nossas necessidades. Organizações de excelência
buscam essa postura, e utilizam-na como diferencial, pois sabem que o ser
humano é atraído pela excelência e encantado pela qualidade!
A igreja também foi escolhida por Deus para ser exemplo de excelência e
qualidade neste mundo. Para atrair e encantar as pessoas com sua mensagem
de amor e salvação, que quando aliadas a um ambiente de excelência e zelo,
produzem frutos eternos! A Bíblia demonstra que o padrão esperado por
Deus, não é nada menos que o nosso melhor para sua
obra. De acordo com Salomão, nossas ações devem estar pautadas em níveis de
excelência que superem a mediocridade ou normalidade, pois "TUDO O QUE VOCÊ TIVER DE FAZER FAÇA O MELHOR QUE PUDER"
- Ec 9:10,
e ele ainda afirma que "QUEM É RELAXADO EM
SEU TRABALHO É IRMÃO DO QUE O DESTRÓI" - Pv 18:9, igualando as pessoas
displicentes e negligentes com os que arruínam a obra. Já em Jeremias,
encontramos uma severa advertência aos despreocupados com qualidade de seu
serviço a Deus, "MALDITO AQUELE QUE É RELAXADO NO
SERVIÇO DE DEUS!" - Jr 48:10.
No
livro de Malaquias,
capítulo primeiro, Deus repreende o povo de Israel por oferecerem os
seus piores animais como ofertas. Eles intencionalmente escolhiam animais
doentes, cegos, aleijados ou de má aparência para entregarem no altar. O
profeta exortou-os afirmando que se não era para oferecerem o melhor,
que não trouxessem nada então, pois a mentalidade de "Qualquer coisa
serve. É só para Deus mesmo" não era aceitável!
Esse padrão de qualidade não foi extinto no Novo Testamento. Paulo em sua carta
aos colossenses ordena: "O QUE VOCÊS FIZEREM
FAÇAM DE TODO O CORAÇÃO, COMO SE ESTIVESSEM SERVINDO O SENHOR E NÃO AS PESSOAS"
- Cl 3:23,
estendendo esse nível de excelência para todos os serviços realizados pelo
cristão na igreja ou fora dela.
De
acordo com Bill Hybels a "excelência
honra a Deus e inspira as pessoas", e Bob Russel
concorda afirmando que "se o
trabalho está relacionado com o reino de Deus, ele merece nossa
máxima dedicação, mediocridade gera indiferença, mas a qualidade atrai".
MAS O QUE É EXCELÊNCIA?
Segundo
Lee Strobel, a excelência não é um perfeccionismo neurótico,
mas simplesmente fazer o melhor que pudermos com o que temos ao nosso alcance.
Mesmo sendo simples a excelência não é conquistada facilmente, pois existem três fatores fundamentais para o
alcance de um alto padrão e qualidade: tempo, dinheiro e esforço.
Talvez seja por isso que a excelência seja algo raro em alguns lugares. O fator
tempo significa que os serviços de qualidade não são instantâneos, eles
requerem algumas horas de bom planejamento e outras horas de execução paciente,
para que tudo saia como o esperado. Isso se aplica no preparo dos sermões, nos
ensaios do louvor, nas peças teatrais e assim por diante.
E a excelência tem o seu preço, tornando o fator dinheiro muitas vezes o maior
empecilho para que igrejas façam a obra de Deus com um elevado padrão de
qualidade. Essa dificuldade de investir na excelência, não advém da escassez de
recursos, mas talvez da falta de conhecimento desta necessidade de oferecer e
fazer sempre o melhor. Além disso, outro elemento da excelência é o esforço.
Músicos, atletas e profissionais destacados em suas áreas, são conhecidos por
sua qualidade e talento, que aprimoraram com muito esforço e empenho, seja
treinando ou estudando, para lapidar o seu potencial. Na igreja também devemos
enfatizar esse compromisso, pois além do esforço humano, contamos com o poder
capacitador do Espírito Santo para realizar a obra de Deus.
A cada semana, nossas celebrações, cultos infantis, células, encontros de
jovens e adolescentes, eventos e retiros podem tornar-se melhores e mais
atraentes aos perdidos, se obedecermos à ordem que foi dada a Josué, "ESFORÇA-TE,
E TEM BOM ÂNIMO; [...] TÃO-SOMENTE ESFORÇA-TE E TEM MUI BOM ÂNIMO"
- Js 1:6-7.
Mas como alcançar esse padrão de excelência? Bob Russel
relaciona sete conselhos para elevar o nível de qualidade em nossas igrejas e
ministérios:
Estabeleça o
padrão de qualidade com antecedência: normalmente a quantidade
de esforço empregada para realizar uma tarefa pela primeira vez, torna-se o
padrão para ações posteriores. Sendo assim, defina um elevado padrão de
excelência desde a primeira vez que fizer algo novo em sua igreja. E procure
com o tempo elevar esse padrão a cada ano;
Não confie
em sua auto avaliação: sempre procure pessoas sinceras, de sua
confiança, que não hesitarão em dar um feedback real e construtivo sobre as
atividades realizadas por você, pois não é sábio determinar se algo é de alta
qualidade tendo como base apenas em uma única perspectiva. Qual foi a última
vez que você pediu uma avaliação de terceiros?
Faça apenas
o que puder ser feito com capricho: infelizmente
não podemos ser tudo para todos e nem todas as boas ideias podem ser
concretizadas com qualidade, porque exigirão recursos que no momento não fazem
parte da realidade da igreja. Cabe ao líder discernir se o projeto em análise é
viável ou não, se poderá ser feito com excelência e se apenas será mais um
programa ou evento de baixo impacto e amador;
Desista do
que não estiver mais dando frutos: não precisamos continuar
fazendo algo só porque sempre fizemos. Se algo não está mais dando os frutos
esperados e está sendo ineficiente, talvez seja a hora de realizar um
"funeral" desse programa. Mas sempre tendo em vista que outra pessoa
poderá ressuscitá-lo futuramente e sair-se melhor, trazendo assim novos frutos
para o Reino de Deus. Toda ação ineficiente e infrutífera, declinará em sua
qualidade mais cedo ou mais tarde;
Incentive as
pessoas a participarem em projetos para os quais têm talento: as atividades somente serão realizadas da
melhor maneira, se as pessoas envolvidas possuírem os talentos necessários para
tal tarefa. Além de ajudar a pessoa a encontrar uma função que a satisfaça, o
líder estará assegurando-se do padrão de qualidade do trabalho;
Procure
caprichar, mas não exagere: bom
senso é fundamental e ostentação não é sinal de qualidade, mas sim de
vaidade e motivações obscuras. Portanto, seja moderado na escolha de
decorações, apresentações especiais e principalmente no atendimento aos
visitantes da igreja, que poderão sentir-se "intimidados" caso seja
direcionado muita atenção a eles na primeira visita;
Tenha senso
de humor: no processo de aperfeiçoamento, ficaremos
desapontados algumas vezes porque os planos não saíram conforme o esperado, mas
tenha senso de humor e aprenda a rir dos próprios erros e fracassos, pois eles
serão sua escada para a próxima oportunidade. Vale frisar também, o princípio
do monitoramento, que segundo Tom Peters e Robert Waterman Jr. que analisaram
as empresas mais bem administradas dos EUA por 20 anos e reuniram as lições
aprendidas no livro "Em Busca da Excelência", é imprescindível monitorar
e avaliar constantemente o nível de qualidade das organizações para proteção
contra o desgaste, visto que com o tempo nosso padrão de excelência declina por
falta de acompanhamento.
O próprio Deus na criação do universo, conforme criava, avaliava e atestava a
qualidade de seus feitos. A expressão "E VIU DEUS
QUE ERA BOM" aparece seis vezes em Gênesis 1. Jesus na "ORAÇÃO SACERDOTAl" em João 17:12 também
avaliou e atestou sua obra de discipulado com os apóstolos, afirmando "OS PROTEGI [...] OS GUARDEI [...] NENHUM DELES SE PERDEU[...]",
Jesus sabia exatamente que havia atingido o alvo de qualidade esperado pelo Pai
em relação aos seus discípulos.
Somos representantes de um Deus que sempre faz tudo perfeito e oferece o seu
melhor, e que assim espera que seus filhos o façam e quando possível, até
melhor do que os filhos das trevas. Pois conforme Bill Hybels diz, "imagine o que
aconteceria a todas as igrejas do planeta se todos os pastores, membros de
equipes, voluntários, presbíteros ou diáconos e os que servem nos ministérios
infantis dissessem: você não tem que se preocupar comigo. Estou comprometido a
dar o meu melhor, todos os dias. Viverei em união vital com Deus e
irei consistentemente oferecer minha oferta mais excelente. O padrão que
estabeleci é mais elevado que qualquer outro que você poderia estabelecer para
mim."
O
que aconteceria à sua liderança? O que aconteceria à sua pregação? O que
aconteceria à sua música? O que aconteceria às nossas igrejas se
estabelecessem seus próprios padrões de controle de qualidade, baseados na
excelência de Jesus Cristo e permanecessem inabaláveis em honrá-lo com seu
melhor sempre? Devemos batalhar pela excelência, porque ela honra a Deus,
inspira as pessoas e representa um sério problema para o inimigo de nossa alma.
FONTE DE
INFORMAÇÕES:
Site: www.institutojetro.com
Autor: Filipe Ivo Pereira
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