A PÁSCOA, O COELHO E O OVO DE CHOCOLATE, COMO EXPLICAR ISSO?

www.prnatanaelsp.com.br
Adicionar legenda
A Lenda do Coelho de Páscoa

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Na verdade o coelho trás consigo Mensagens de vida, pois é um animal de grande fertilidade e capacidade reprodutora dando sempre ninhadas muito grandes de filhotes e como a Páscoa é a data da Ressurreição de Jesus Cristo, simbolizando vida nova, um novo alvorecer, novas esperanças e perspectivas é bem possível que a relação do Coelho da Páscoa se deva a isso..

O Ovo de chocolate e a imagem do Coelho

www.prnatanaelsp.com.br
Os ovos tornaram-se símbolo oficial da Páscoa no século 18. Agora que você já conhece o significado da Páscoa para cristãos e judeus, deve estar imaginando qual é o papel dos ovos de chocolate e do coelho da Páscoa na celebração e porque eles se tornaram símbolos da festa. Ambos foram trazidos de antigos rituais pagãos de fertilidade da primavera, que aconteciam na Europa e no Oriente Médio e eram relacionados com a ressurreição.

O coelho da Páscoa representa a periodicidade humana e lunar, a fertilidade e o renascimento da vida. No Egito Antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade.

Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida, pois, como já assinalamos, a Páscoa européia coincide com o início da primavera. É a época em que a neve derrete, a vida ressurge e os coelhos deixam suas tocas após a hibernação do inverno.

Na festa da primavera, os chineses costumavam presentear os amigos com ovos. Eles embrulhavam os ovos com cascas de cebola e os cozinhavam com beterraba. Quando retirados do fogo, apresentavam desenhos mosqueados na casca.

Os egípcios também distribuíam ovos no início da nova estação. No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. A partir do século 18, a Igreja adotou o ovo oficialmente como símbolo da Páscoa.

Assim, os ovos tornaram-se o símbolo da ressurreição e da nova vida. A explicação mais provável para o surgimento da troca de ovos de chocolate na Páscoa foi o início da produção em larga escala de chocolate pela indústria em 1828.

A HistÓria do chocolate:

www.prnatanaelsp.com.br
O que é "Theobroma"? é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.

Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.

É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumi-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

O SENTIMENTO REAL DA PASCOA

www.prnatanaelsp.com.br
Páscoa - No Dicionário  - Festa dos Judeus.

Hebraico - PASACH - Significa “Saltar por cima” – “Passar por sobre”.  – O Anjo da morte ou destruidor “passou por sobre” as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal (Ex. 12:21-23).

Acredita-se (tradição) por motivo do cabrito saltar por cima de alguma coisa quando brinca é que se deu este nome PASCOA”.

Páscoa - Começou observância FAMILIAR, mais tarde se tornou um feriado nacional, onde deveria ser feito o sacrifício no templo. (Lv. 23:5-8; II Cr. 30:15; Ez. 45:21-25).

Leia ainda o artigo - Páscoa, qual seu significado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário