O PODER DA UNIDADE

www.prnatanaelsp.com.br
QUE ELES SEJAM UM, COMO NÓS O SOMOS - João 17:22.

O capítulo 17 de João narra uma das maiores e mais belas orações de Jesus. O centro de sua oração é glorificar ao Pai, e interceder por seus discípulos e por aqueles que viriam a crer no futuro, ou seja, por nós (v 20-26 - "MINHA ORAÇÃO NÃO É APENAS POR ELES. ROGO TAMBÉM POR AQUELES QUE CRERÃO EM MIM, POR MEIO DA MENSAGEM DELES, - (21) PARA QUE TODOS SEJAM UM, PAI, COMO TU ESTÁS EM MIM E EU EM TI. QUE ELES TAMBÉM ESTEJAM EM NÓS, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TU ME ENVIASTE. – (22) DEI-LHES A GLÓRIA QUE ME DESTE, PARA QUE ELES SEJAM UM, ASSIM COMO NÓS SOMOS UM: (23) EU NELES E TU EM MIM. QUE ELES SEJAM LEVADOS À PLENA UNIDADE, PARA QUE O MUNDO SAIBA QUE TU ME ENVIASTE, E OS AMASTE COMO IGUALMENTE ME AMASTE. – (24) PAI, QUERO QUE OS QUE ME DESTE ESTEJAM COMIGO ONDE EU ESTOU E VEJAM A MINHA GLÓRIA, A GLÓRIA QUE ME DESTE PORQUE ME AMASTE ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO. – (25) PAI JUSTO, EMBORA O MUNDO NÃO TE CONHEÇA, EU TE CONHEÇO, E ESTES SABEM QUE ME ENVIASTE. – (26) EU OS FIZ CONHECER O TEU NOME, E CONTINUAREI A FAZÊ-LO, A FIM DE QUE O AMOR QUE TENS POR MIM ESTEJA NELES, E EU NELES ESTEJA".). Exatamente isso, o apóstolo João deixa evidente que você e eu estamos no centro da oração de Jesus. Somos lembrados por ele nessa que seria uma de suas últimas orações antes de morrer. Seu pedido é bastante claro e, surpreendentemente, focado: que sejamos um!

É importante, portanto, adquirirmos a consciência da unidade: Como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós... para que sejam um, como nós o somos (vv 21, 22 - PARA QUE TODOS SEJAM UM, PAI, COMO TU ESTÁS EM MIM E EU EM TI. QUE ELES TAMBÉM ESTEJAM EM NÓS, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TU ME ENVIASTE. – (22) DEI-LHES A GLÓRIA QUE ME DESTE, PARA QUE ELES SEJAM UM, ASSIM COMO NÓS SOMOS UM). O ponto de partida é o relacionamento perfeito entre ele e o Pai, no vínculo do Espírito, formando uma unidade de coração, interesse, valores e vontade (João 10:30 - EU E O PAI SOMOS UM).

A segunda dimensão é gerada a partir da cruz de Cristo que quebra toda a separação que havia entre nós e Deus (Efésios 2:16 - E RECONCILIAR COM DEUS OS DOIS EM UM CORPO, POR MEIO DA CRUZ, PELA QUAL ELE DESTRUIU A INIMIZADE.). A terceira dimensão é que todos os que estamos em Cristo passamos a ter a mesma natureza espiritual, portanto, passamos a ser um entre nós (Efésios 4:3-6 - FAÇAM TODO O ESFORÇO PARA CONSERVAR A UNIDADE DO ESPÍRITO PELO VÍNCULO DA PAZ. – (4) HÁ UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO, ASSIM COMO A ESPERANÇA PARA A QUAL VOCÊS FORAM CHAMADOS É UMA SÓ; (5) HÁ UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO, (6) UM SÓ DEUS E PAI DE TODOS, QUE É SOBRE TODOS, POR MEIO DE TODOS E EM TODOS). Dessa forma, nossa unidade com Cristo não pode ser quebrada (Romanos 8.38-39 - POIS ESTOU CONVENCIDO DE QUE NEM MORTE NEM VIDA, NEM ANJOS NEM DEMÔNIOS, NEM O PRESENTE NEM O FUTURO, NEM QUAISQUER PODERES, (39) NEM ALTURA NEM PROFUNDIDADE, NEM QUALQUER OUTRA COISA NA CRIAÇÃO SERÁ CAPAZ DE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR), e a unidade entre nós é real e definitiva (Romanos 12:5 - ASSIM TAMBÉM EM CRISTO NÓS, QUE SOMOS MUITOS, FORMAMOS UM CORPO, E CADA MEMBRO ESTÁ LIGADO A TODOS OS OUTROS.) e muito maior que qualquer diferença de língua, cor de pele, escolaridade, classe social, ou ênfases teológicas.

Além disso, precisamos desenvolver o aprendizado da unidade: A fim de que sejam aperfeiçoados na unidade (v 23 - EU NELES E TU EM MIM. QUE ELES SEJAM LEVADOS À PLENA UNIDADE, PARA QUE O MUNDO SAIBA QUE TU ME ENVIASTE, E OS AMASTE COMO IGUALMENTE ME AMASTE.). A consciência de que existe uma unidade gerada em Cristo provoca uma tensão quando olhamos à volta e percebemos uma realidade de desentendimentos, hostilidade, indiferença, partidarismo, ou discriminação dentro do chamado corpo de Cristo. Por esta razão, a oração de Jesus inclui o pedido para que sejamos aperfeiçoados na unidade. 

A unidade invisível precisa ser aprendida e desenvolvida no mundo visível. A unidade espiritual precisa brotar na alma (pensamento, emoção e vontade), e materializar-se na ação, nas palavras, no tratamento ao outro.

Por essa razão também o apóstolo Paulo tanto insistiu que nos esforcemos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Efésios 4:3 - FAÇAM TODO O ESFORÇO PARA CONSERVAR A UNIDADE DO ESPÍRITO PELO VÍNCULO DA PAZ.). Pediu, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que estejamos de acordo no que dizemos e que não haja divisões entre nós e que sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção (1 Coríntios 1:10 - IRMÃOS, EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SUPLICO A TODOS VOCÊS QUE CONCORDEM UNS COM OS OUTROS NO QUE FALAM, PARA QUE NÃO HAJA DIVISÕES ENTRE VOCÊS, E, SIM, QUE TODOS ESTEJAM UNIDOS NUM SÓ PENSAMENTO E NUM SÓ PARECER.). Insistiu para que tenhamos todos o mesmo modo de pensar e vivamos em paz, até dando instruções quanto à importância de nos cumprimentarmos com gentileza (2 Coríntios 13:11-12 - SEM MAIS, IRMÃOS, DESPEÇO-ME DE VOCÊS! PROCUREM APERFEIÇOAR-SE, EXORTEM-SE MUTUAMENTE, TENHAM UM SÓ PENSAMENTO, VIVAM EM PAZ. E O DEUS DE AMOR E PAZ ESTARÁ COM VOCÊS. - SAÚDEM UNS AOS OUTROS COM BEIJO SANTO.).

Consequentemente, essa vivência mostrará o quanto é poderoso o resultado da unidade: para que o mundo creia; para que o mundo conheça (vv 21, 23 - PARA QUE TODOS SEJAM UM, PAI, COMO TU ESTÁS EM MIM E EU EM TI. QUE ELES TAMBÉM ESTEJAM EM NÓS, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TU ME ENVIASTE. – (23) EU NELES E TU EM MIM. QUE ELES SEJAM LEVADOS À PLENA UNIDADE, PARA QUE O MUNDO SAIBA QUE TU ME ENVIASTE, E OS AMASTE COMO IGUALMENTE ME AMASTE.). Uma vez a unidade aprendida e vivenciada entre nós, o resultado é que muitos conhecerão e crerão em Cristo. Vivemos um mundo fragmentado, competitivo, individualista e indiferente ao outro. O caráter de Deus, expresso através de Cristo, é completamente oposto a isso tudo. As pessoas conhecem a Cristo a partir da nossa vida. Por essa razão, Jesus orou afirmando que, à medida que nos amarmos de coração e de fato, atrairemos muitos a Deus. 

Podemos concluir que o mundo vai crer, na proporção que perceber o amor que existe entre nós, pois as pessoas querem ser amadas e aprender o caminho do amor. É o que aconteceu, logo em seguida, na igreja (Atos 2:41,47 - OS QUE ACEITARAM A MENSAGEM FORAM BATIZADOS, E NAQUELE DIA HOUVE UM ACRÉSCIMO DE CERCA DE TRÊS MIL PESSOAS. (47) LOUVANDO A DEUS E TENDO A SIMPATIA DE TODO O POVO. E O SENHOR LHES ACRESCENTAVA TODOS OS DIAS OS QUE IAM SENDO SALVOS; 4:4 - MAS, MUITOS DOS QUE TINHAM OUVIDO A MENSAGEM CRERAM, CHEGANDO O NÚMERO DOS HOMENS QUE CRERAM A PERTO DE CINCO MIL; 5:14 - EM NÚMERO CADA VEZ MAIOR, HOMENS E MULHERES CRIAM NO SENHOR E LHES ERAM ACRESCENTADOS; 6:7 - ASSIM, A PALAVRA DE DEUS SE ESPALHAVA. CRESCIA RAPIDAMENTE O NÚMERO DE DISCÍPULOS EM JERUSALÉM; TAMBÉM UM GRANDE NÚMERO DE SACERDOTES OBEDECIA À FÉ; 9:31, 35, 42 - A IGREJA PASSAVA POR UM PERÍODO DE PAZ EM TODA A JUDÉIA, GALILÉIA E SAMARIA. ELA SE EDIFICAVA E, ENCORAJADA PELO ESPÍRITO SANTO, CRESCIA EM NÚMERO, VIVENDO NO TEMOR DO SENHOR. – (35) TODOS OS QUE VIVIAM EM LIDA E SARONA O VIRAM E SE CONVERTERAM AO SENHOR. – (42) ESTE FATO SE TORNOU CONHECIDO EM TODA A CIDADE DE JOPE, E MUITOS CRERAM NO SENHOR).

Jesus ainda intercede pela nossa unidade visível nos dias de hoje. Abra seu coração para experimentar uma nova dimensão de unidade com os outros irmãos e irmãs na fé. Pare de pensar e falar "o que a igreja poderá fazer por mim" e comece a agir coerentemente com o pensamento "o que eu poderei fazer pela igreja". Todos fazendo assim, haverá unidade e poder.





FONTE DE INFORMAÇÕES:

Site: www.institutojetro.com
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário