O DEUS QUE COMEÇA E TERMINA!

Hb. 10:36 à VOCÊS PRECISAM PERSEVERAR, DE MODO QUE, QUANDO TIVEREM FEITO A VONTADE DE DEUS, RECEBAM O QUE ELE PROMETEU.

Texto Base: Zacarias 4:1-10
 
Introdução:

Certa vez, um homem saiu em viagem de avião. E durante a viagem, enquanto voava sobre o mar, um dos motores do avião falhou e o piloto teve que fazer uma aterrissagem forçada no oceano.

Quase todos morreram, mas este homem conseguiu se agarrar a alguma coisa e se manteve flutuando sobre a água. Muito tempo depois, ele chegou a uma ilha deserta, chegou cansado, mas estava vivo!   Então, ele agradeceu a Deus por ter sido livrado da morte.   Para se alimentar, comeu peixes.   Depois, a fim de se proteger, cortou algumas árvores e com muito esforço construiu uma casa.

Na verdade era uma barraca, era rude, feita de madeira e folhas.  Mas para ele era a sua casa!  Aquele homem ficou satisfeito e mais uma vez, agradeceu a Deus, porque podia dormir tranqüilo e sem medo dos animais selvagens que pudessem existir naquela ilha...  Um dia, ele estava pescando, e quando terminou, viu que havia apanhado muitos peixes.   Ele ficou muito satisfeito, pois a comida era abundante.  Mas ao voltar para a sua casa, qual não foi o tamanho de sua decepção ao ver que sua casa estava totalmente em chamas, incendiada.  O homem se sentou sobre uma pedra, chorou e disse com amargura: “Deus! Como é que o Senhor pôde deixar isso acontecer comigo?!   O Senhor sabe que eu preciso muito dessa casa, ela é meu abrigo, e agora deixou que ela pegasse fogo... O Senhor não tem compaixão de mim?  

Nesse mesmo instante, uma mão se pôs sobre o seu ombro e ele ouviu uma voz, dizendo:Rapaz; vamos!” O homem virou o rosto para ver quem estava falando com ele, e qual não foi a sua surpresa, viu a sua frente um soldado do corpo de salvamento, todo uniformizado, e que lhe dizia: “Rapaz; vamos. Eu vim resgatá-lo!” “Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?

O soldado explicou: “Ah! Nós vimos que seu sinal de fumaça era um pedido de socorro. Então entramos no barco e chegamos aqui. Nós viemos buscá-lo!”

Aí, os dois subiram ao bote e assim o homem foi levado a salvo e teve sua vida reconstruída.


PARA QUE DEUS POSSA COMEÇAR E TERMINAR A OBRA EM SUA VIDA...


    1)    DEUS PRIMEIRO PRECISA TE ACORDAR:

Zc. 4:1 - DEPOIS O ANJO QUE FALAVA COMIGO TORNOU A DESPERTAR-ME, COMO SE DESPERTA ALGUÉM DO SONO.

A nação de Israel estava destruída... A Babilônia tinha vencido e todo o povo de Israel havia sido levado cativo... Isso durou 70 anos, até que agora, nesse ponto que estamos no capitulo 4 de zacarias, o povo de Israel voltou para o seu lugar e se lançou à tarefa de reconstruir, de entre os escombros, a nação, que antes, era tão poderosa.

Agora, nesse v.1, lemos em Zacarias, como ele estava atordoado por ver sua gente destruída... Tudo causou uma confusão nos sentidos do profeta, até ele ser despertado como um homem que é despertado do seu sono”.

É um anjo de Deus que faz o serviço de despertar a Zacarias que, extasiado ou abstraído em seus pensamentos e sentimentos, não se animava em reconstruir a cidade.

Quando as crises chegam sejam de ordem pessoal, familiar, matrimonial, financeira, essas crises podem causar em nós um impacto tão grande que ficamos depressivos, pensativo e confuso, a ponto de perder de vista a maneira de como resolver nossos problemas... Aí, precisamos ser despertados como pessoas que dormem.

E Deus, através de diversas formas, desperta a nossa atenção a fim de reconstruir nossa vida. Deus usa a Bíblia, usa a palavra de sabedoria de um irmão, usa uma circunstância para reconstruir nossa vida.


    2)    DEUS MOSTRA O SEU VALOR:

Zc. 4:2 - E ME PERGUNTOU: “O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO?”  RESPONDI:  VEJO UM CANDELABRO DE OURO MACICO, COM UM RECIPIENTE PARA AZEITE NA PARTE SUPERIOR E SETE LÂMPADAS E SETE CANO PARA AS LÂMPADAS

Nesta visão de Zacarias, depois dele ter sido despertado para ver a maneira como Deus iria reconstruir a nação, é mostrado a ele um candelabro.

Mas não era um candelabro qualquer... Não era um candelabro comum...
Zacarias descreve esse candelabro como um candelabro de ouro maciço...
Toda a sua composição era de ouro puro... Não havia mistura, mas somente ouro... E não era só cobertura de ouro... Era um candelabro de ouro maciço!

Isto nos leva a pensar que esse candelabro era de um valor incalculável, imensurável... Mas, o que era esse candelabro? ...Era um símbolo de Israel... O candelabro simboliza o povo de Deus.

Como foi dito a Isaias: Is. 43:3-4 à  “Pois eu sou o SENHOR, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate para livrá-lo, a Etiópia e Sebá em troca de você. -  Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida.

Deus estava mostrando a Zacarias: Zc. 8:6-8 à Resumindo Deus estava Falando isso:  “Israel é precioso para mim... aos meus olhos é povo valioso e de grande estima, por isso, faço até o impossível para que esse povo volte a Jerusalém e tenha sua cidade reconstruída e sua vida reconstruída.”
 
As pessoas, para Deus, são de alto valor... não por causa de qualidades próprias ou por causa de boas coisas feitas...

VOCÊ É MUITO ESPECIAL E IMPORTANTE PARA DEUS!

Tal é o amor de Deus por nós e nossa importância para Ele, que Jesus decidiu, voluntariamente, dar-se a morrer pelo perdão de nossos pecados na cruz!

Deus ama as pessoas e uma dessas pessoas é você... Você é para Deus esse candelabro de ouro maciço, valioso, formoso e importante!

Irmão...Sua vida está destruída, se sua vida está em ruínas, por causa de alguma crise, Deus quer fazer de você um belo lugar de onde Ele viva para sempre.

Se você crê em Jesus, você será como um candelabro de ouro, onde a presença de Deus sempre real... Não importa qual seja seu problema ou sua situação, Deus quer reconstruir a sua vida, para seu bem e para a Glória de Deus.

    3)    DEUS TRAZ A PROVIDÊNCIA PARA SUA VIDA:

Zc. 4:3 - HÁ TAMBÉM DUAS OLIVEIRAS JUNTO AO RECIPIENTE, UMA À DIREITA E OUTRA À ESQUERDA

Além dessa visão do candelabro, Zacarias vê em detalhe, que este candelabro em sua parte superior tinha um depósito de azeite que, alimentava através de ramos de oliveira, o fogo do candeeiro.

No v.4, lemos que Zacarias perguntou o que significava isso?  Também podemos perguntar: Que significa esse vaso de azeite em cima?

Significa que a providência não vem do braço forte do homem, mas de Deus... É por essa razão que se diz que o depósito de azeite está acima... É porque Deus sempre provê para o seu povo ir adiante.
 
O azeite, quase sempre simboliza o Espírito de Deus, que constantemente é dado a todo aquele que mantém comunhão com Deus. Mas neste caso é o sustento.

Por isso, Deus diz para Zacarias falar a Zorobabel, lemos no v. 6, que é esse Espírito de Deus que lhe ajudará a levantar, não só o templo, como também a nação de Israel.

E pela boca do profeta Zacarias, Deus manda uma mensagem a Zorobabel:  Zc. 4:6  -  ...NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO MEU ESPIRITO, DIZ O SENHOR DOS EXERCITOS.

Quantas vezes tentamos resolver nossas dificuldades com nossas próprias forças? Procuramos sair da crise, sair dos problemas, sair das dificuldades, mas sem sucesso, isso acontece porque estamos usando a ferramenta errada: usamos nosso dinheiro, nosso prestígio, nosso poder, nossa própria força e habilidade. Mas Deus está dizendo:

Não é pela sua própria força, é pelo poder do meu Espírito!”  Do meu Espírito! Do meu Espírito!”

É o Espírito de Deus quem proverá, de maneira inesgotável, o poder e a força para reedificar nossa vida.
 

    4)    DEUS TE FAZ SUPERAR OS OBSTÁCULOS DA JORNADA. 

Zc. 4:7 - QUEM VOCÊ PENSA QUE É, Ó MONTANHA MAJESTOSA?  DIANTE DE ZOROBABEL VOCÊ SE TORNARÁ UMA PLANICIE.  ELE COLOCARÁ A PEDRA PRINCIPAL AOS GRITOS DE DEUS ABENÇOE! DEUS ABENÇOE!

Deus faz essa pergunta...  Porque esses montes eram os escombros do templo que havia sido destruído... este monte represente a oposição que Zorobabel enfrentaria ao reconstruir o templo...

Deus falou a Zorobabel pela boca de Zacarias, que ele venceria esse monte... Que ele iria saltar esse enorme obstáculo e iria seguir adiante...

Deus falou: Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos”.
 
Quando em meio as ruínas de sua vida você observar enormes montes de obstáculos que te impedem de seguir adiante, mantenha acesa a chama da fé, porque Deus te ajudará a ir em frente e conquistar a vitória.

Alguém disse que se a pessoa fala que não pode, ela acaba não podendo mesmo, mas se ela diz que pode e se convence que pode, então, ela poderá.
 
Quando uma pessoa quer ressurgir do meio dos escombros dos problemas, isso não será simples, mas o Senhor te diz hoje, que está te segurando pela mão, e não haverá nada nem ninguém, que faça frente ou impeça o agir de Deus, tornando sua vida bela e próspera.
 

    5)    DEUS TERMINARÁ A OBRA QUE COMEÇOU EM SUA VIDA: 

Zc. 4:8 - “Então o SENHOR me falou: "As mãos de Zorobabel colocaram os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão. Assim saberão que o SENHOR dos Exércitos me enviou a vocês.”

Zacarias é o profeta de Deus, e dá a Zorobabel, uma última mensagem que é: Zorobabel mesmo dará início a reconstrução do templo e será ele mesmo, o que a verá terminada.

Isso, além de ser uma visão é uma promessa na qual Zorobabel devia descansar... não demoraria e a cidade e o templo estariam completamente levantados e com todo esplendor.
 
Tudo o que Deus inicia em nossa vida, é absolutamente certo que será terminado.
 
Não importa se esteja tão destruída a sua vida, se Deus tem começado sua reconstrução, você irá vê-la concluída!

        Deus não é como nós que podemos começar algo e nunca terminar.

Em muitas ocasiões passo em frente a prédios não terminados, por obras não concluídas...

Mas a Bíblia nos garante, se você põe a sua vida nas mãos de Deus, Ele iniciará a obra de reconstrução e, não importa quanto tempo leve, ela será completamente refeita, completamente terminada. Deus promete!

Jo. 4:34 - Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.”

II Tm. 4:18 - O SENHOR ME LIVRARÁ DE TODA OBRA MALIGNA E ME LEVARÁ A SALVO PARA O SEU REINO CELESTIAL...

Conclusão:
O segredo é ser fiel, e permanecer fiel até o fim!

Decida ficar ao lado de Deus até o fim, aconteça o que acontecer.

Fp. 1:6 - Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário