Entre a crença de que "Jesus é o Cristo" e a crença de que "Jesus é o Filho de Deus" se encontra a discussão de João (I Jo.5:5 - Quem é que vence o
mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.) sobre o amor e a obediência.
A implicação é que, assim como é impossível ter amor sem obediência ou obediência sem amor, também é impossível ter amor ou obediência sem Fé em Jesus como o Cristo e o Filho de Deus.
Este texto apresenta alguns princípios muito importantes:
- Quem é vitorioso sobre o mundo? É aquele que tem suas origens em Deus (I Jo. 4:8,9 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. - Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.).
- O princípio envolvido na vitória cristã é a Fé, que define com Fé em Jesus como Cristo e Filho de Deus. Mas a confissão é igualmente importante para nossa era (Rm. 10:9,10 - Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. - Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação).
- O princípio na vitória é a Fidelidade, que é, de fato, sempre envolvida na idéia de Fé como a Bíblia a define (Hb. 11:1 - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.), isto é, se Deus diz que a Sua palavra é verdade; é verdade mesmo. Crer em Deus é crer na Sua Palavra.
Não é apenas sobre uma vitória passada que João está pensando, mas também uma vitória presente, por meio de uma Fé contínua e perseverante em Jesus Cristo, isto é, aquele que permanece Fiel à Verdade referente a Jesus como o Cristo e que continua a servir-lhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário