CONSUMIDOR CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL

O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E, ser um consumidor consciente, é positivo para a comunidade em que se vive como também é uma das formas de alcançar a tão sonhada sustentabilidade e independência financeira. 

O ato de comprar bem é um dos importantes passos para se educar financeiramente.

Siga algumas orientações elaboradas pelo Instituto DSOP de Educação Financeira sobre o tema, que ajudará a adquirir o que deseja e sonha com a melhor relação custo benefício:

1. O ato de comprar é o de adquirir, de conquistar, portanto, antes de ir às compras, procure saber se realmente é algo que irá lhe agregar valor, pergunte-se eu quero, ou eu preciso;

2. Comprar a vista e obter descontos é uma das melhores práticas de se poupar, muitas vezes em um desconto conquistado, se consegue ganhos que superam os ganhos de um ano de caderneta de poupança;

3. Antes de sair às compras, pesquise o produto ou serviço na internet e em pelo menos três lojas diferentes;

4. Sempre ao solicitar o preço de um produto, faça esta pergunta: "Quanto custa este produto à vista?";

5. É importante que tenha todo o dinheiro do produto a ser comprado e, senão tiver, atente-se para que as prestações caibam no orçamento financeiro mensal;

6. Cuidado com as ofertas de à vista R$ 1.000,00 ou 10 parcelas de R$ 100,00, certamente este produto contém juros, lembre-se você emprestaria este dinheiro sem juros para alguém que não conhece? Quem paga prestações tem dívidas, quem tem dívidas paga juros e quem paga juros realiza menos sonhos;

7. Cuidado com as ofertas de pague 2 leve 3, você pode estar comprando algo que não vai usar;

8. Ao ir às compras de supermercado, antes e mais nada levante o que se tem na dispensa da casa, faça uma lista contemplando item, quantidade, não vá com fome e só leve crianças que já estejam em processo de educação financeira;

9. Ao entrar em uma loja procure saber o nome do vendedor e do gerente, seja cordial cumprimentando, elogiando a loja e o atendimento, isto fará grande diferença.

10. O marketing publicitário não é um vilão e sim algo que faz a gente se interessar por este ou aquele produto, é preciso priorizar os verdadeiros sonhos e desejos, somente assim conseguirá evitar comprar aquilo que não sonhava, com o dinheiro que não tem para impressionar muitas vezes quem não conhece.


Artigo do Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Consumidor consciente e sustentável
Autor: Reinaldo Domingos

EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMEÇA EM CASA


A educação financeira das crianças deve começar desde cedo. Assim, além da escola, os pais possuem um papel fundamental neste processo. Um artifício para inserir os filhos no mundo da educação financeira são as mesadas. Contudo, cuidados devem ser tomados para que esse artifício realmente atinja sua finalidade.

Mas, antes de iniciar esse processo, é necessário iniciá-las no contato com o dinheiro, para isso a partir dos dois anos, quando a criança começa a demonstrar desejos próprios, já é o momento de iniciar a educação financeira, mostrando o processo de troca do dinheiro por produtos.

Também é interessante explicar para seu filho, por meio de conversas, jogos e brincadeiras que nem tudo que ele quer ou assiste na TV é para comprar, estimule-o a refletir e pensar sobre como utilizar dinheiro.

Depois dessa introdução, já é hora de pensar nas mesadas. O primeiro passo é definir qual a finalidade que essa ação terá, ou seja, qual o limite de dinheiro que essa criança irá administrar. E isto varia, desde o dinheiro para a compra de doces, revistas e figurinhas, até os jovens que já estão mais avançados na forma de cuidar das finanças e, assim, assumem maiores responsabilidade, que pode até mesmo ser o pagamento da escola e cursos que realizam.

O que sempre observo na utilização da mesada é que a evolução do seu valor deve ser gradativa, sempre acompanhada de conversas que mostram a importância desse dinheiro e porque deve ser utilizado com responsabilidade. Também deve mostrar a importância de poupar parte para realização de pequenos sonhos, como o de um brinquedo ou mesmo uma bicicleta.

A conversa também deve ser utilizada nas negociações dos valores que serão dados e a periodicidade, nesse momento é interessante educar os jovens a criarem planilhas anotando durante o mês onde vão gastar seu dinheiro, isto fará que eles possam analisar melhor para o que estão utilizando o dinheiro e evitam gastos desnecessários ou excessos.

Outro ponto que deve ser abordado é a necessidade de iniciar uma poupança, para isso é interessante que sejam incentivados a utilizar, quando menores, cofrinhos, que é um ótimo motivador para que poupem, mas sempre lembrando que o dinheiro guardado neste cofrinho deverá ter objetivo, para que a criança saiba que deverá priorizar este sonho e objetivo antes de sair gastando.

É fundamental também mostrar às crianças a importância de conquistar os valores que recebem, o que pode ser feito com a associação dos valores a pequenos trabalhos. Entretanto, não é interessante associar esse dinheiro a desempenho escolar, pois, o estudo deve ser incentivado pela importância que ele terá para vidas dessas crianças. Uma criança que só estuda para garantir a mesada no fim do mês poderá ter um rendimento muito baixo se, por algum motivo, a família deixa de ter condições de dá-la. Além de, limitar o desenvolvimento intelectual a essas metas atingidas.

Os benefícios da mesada são inegáveis: além de desenvolver o senso de responsabilidade, a administração de uma mesada pode ensinar o quanto pode ser difícil fazer o dinheiro render quando não se tem controle sobre os próprios impulsos de consumo. Complementar com freqüência a falta de dinheiro ocasionada pela má administração da mesada. Muitas crianças e adolescentes gastam além da conta e passam a recorrer sistematicamente aos pais para conseguir mais dinheiro. Se os pais cedem aos pedidos, o filho não aprende a controlar os impulsos e cria a ilusão de que pode gastar sem limites. Quando isso acontece, a mesada perde a sua função.

Mostre ao seu filho a importância de priorizar seus sonhos e para tanto poupar é o caminho mais curto para a independência financeira de nossas crianças.



Artigo do Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Educação financeira começa em casa
Autor: Reinaldo Domingos

O CRESCIMENTO DO POVO EVANGÉLICO NO BRASIL


Executivos defendem o uso das novas mídias e profissionalização do setor frente ao crescimento dos evangélicos que, segundo a Sepal, representarão 50% da população
Uma infinidade de oportunidades em um Brasil que em menos de 10 anos terá 109 milhões de evangélicos, quase 50% da população. Este é o cenário que especialistas de mercado apontaram no Fórum ‘O Brasil de 2020 com mais de 100 milhões de evangélicos’, realizado no Hotel Holiday Inn em São Paulo no dia 29. Promovido pela EBF COMUNICAÇÕES o evento debateu em dois painéis ofertas e Demandas para Igreja e Consumidor Cristão. Mais uma vez a     EXPOCRISTÃ se posicionou como o principal evento do setor evangélico para promoção, divulgação dos produtos e serviços voltados para os evangélicos. Uma oportunidade para quem quer acompanhar este crescimento de 100 milhões em menos de 10 anos apontado no Fórum Brasil 2020.
Uma palavra foi comum nos dois painéis: o setor precisa de profissionalização e se relacionar melhor com as novas mídias. No primeiro painel conduzido pelo diretor de marketing da EBF COMUNICAÇÕES, Rogério Barrios, foi apresentado números sobre esta expansão.
Após abertura do presidente da EBF, Eduardo Berzin Filho, o missionário e pesquisador da Sepal, Rubens Muzio apresentou dados sobre a evolução dos evangélicos no Brasil. Falou dentre outros números que existem 1,132 mil municípios com menos de 5% de evangélicos e citou o super crescimento nas Regiões Sudeste e Litoral do Nordeste, mas lembrou da falta de obreiros nas regiões Sul, Norte e no interior do Nordeste. “È uma janela de oportunidade que eventualmente se fechará. Isto acontece a todos os movimentos de despertamento”, enfatizou.
Ele citou ainda que há no Brasil 220 mil templos e pontos de pregação e analisou que o grupo dos ‘sem igreja’ e ‘sem religião’ também estão crescendo. “De dez brasileiros, um se considera sem religião. No Rio de Janeiro 12% dos cariocas já se consideram sem Igreja. O grande problema é que a Igreja está fazendo papel de obstetra oferecendo leite básico ao evangelho e não oferecendo algo sólido na dinâmica da fé”.
Conversaram neste primeiro encontro o vice-prefeito da cidade de Betim (MG), Alex Amaral; Adilson Ferreira, da Junta de Missões Mundiais; e do pastor Juanribe Pagliarin, levantaram as oportunidades para a Igreja Brasileira.  Alex Amaral citou os espaços dados aos evangélicos durante a EXPO BETIM CRISTÃ e de como o Poder Público e a Igreja podem caminhar juntos.
O vice-prefeito citou os meios de comunicação e os grandes eventos como a EXPO BETIM CRISTÃ, que tem amplo e total apoio da EBF COMUNICAÇÕES. “Uma rádio gospel está no segundo lugar em audiência em toda Minas Gerais, isto mostra o crescimento do grupo e, além disto, a profissionalização”. Juanribe Pagliarin, outro convidado, que é diretor presidente da Igreja Paz e Vida/ Rádio Vida de São Paulo ratificou isto e salientou que os grandes anunciantes, como as Companhias de Refrigerantes, Lojas de Varejo, Sabão em Pó, ainda não descobriram a fidelidade do segmento cristão. “O evangélico consome muito, você não vê evangélico mal vestido, pelo contrário, são todos elegantes”.
Adilson Ferreira, da Junta de Missões Mundial defendeu a transformação da sociedade e citou como exemplo a ação dos batistas na Cracolândia. “Há uma abertura maior para o povo evangélico no mercado e na mídia em geral. Hoje podemos ver diretores de novelas criando personagens crentes sem a caricatura de ser uma pessoa tapada e ignorante, até porque o evangélico lê muito e é um público informado. Mas não podemos esquecer que precisamos de pessoas capacitadas pra trabalhar no segmento evangélico e partir para algo cada vez mais profissional”.
No segundo encontro medidado por Rogério Barrios, foi conversado sobre as Ofertas e Demandas com este crescimento e reuniu o diretor artistico da Sony Music, Maurício Soares; diretor executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues; José Paulo Fernandes Júnior, diretor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Alessandro Tostes, diretor da gravadora Novo tempo.
No debate assuntos pertinentes como O Livro Digital – a CPAD está preocupada e investirá neste segmento; A música digital e pirataria – como a Sony está investindo neste ramo; Alessandro Tostes – a frente missionária e compromisso dos meios de comunicação.
Maurício Soares da Sony Music exemplificou que o mercado digital cresceu 42% em 2010 para a Sony. “Isso nos mostra que precisamos nos adaptar à internet. Um exemplo da importância da web pode ser notado através do prêmio que o cantor Marcelo Aguiar ganhou no mês de março onde ele alcançou a marca de 150 mil downloads de suas canções”.
Neste painel, executivos também concordaram que a EXPOCRISTÃ, que neste ano acontece de 20 a 25 de setembro no Anhembi em São Paulo, é um exemplo que reforça o crescimento dos evangélicos e possibilita a interação dos mais diferentes eixos deste grupo: o canal de distribuição, lojistas e livreiros e o público final.
O presidente da EBF COMUNICAÇÕES, Eduardo Berzin Filho, ficou satisfeito com o resultado dos painéis. Ele adianta que antes da EXPOCRISTÃ espera fazer uma nova rodada de debates visando o aprimoramento do setor. “ Este encontro auxilia as entidades a absorver este crescimento confirmado da Sepal”, finalizou.
Assessoria EBF Comunicações
assessoria@ebfeventos.com.br

DEPUTADO FEDERAL ROBERTO DE LUCENA RECEBE HOMENAGEM DA POLICIA FEDERAL


O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP), na última quinta-feira (30/03), em uma solenidade especial que aconteceu em Brasília, foi agraciado com a medalha “Deferência da Polícia Federal”. A homenagem lhe foi outorgada pela Academia Brasileira de Honrarias e Mérito – ABRAHM, em reconhecimento aos serviços por ele prestado na área da defesa nacional e da segurança pública.

O deputado teve o privilégio de receber a medalha e o diploma diretamente das mãos do Dr. Joel Mazzo, atual presidente do SINDEPOL- Sindicato dos Delegados de Polícia Federal, que afirmou para a imprensa que Roberto de Lucena desde que chegou à Câmara dos Deputados tem se destacado por sua preocupação com a segurança pública e com a proteção de nossas fronteiras, o que o torna um especial parceiro da Polícia Federal e merecedor da homenagem.

No evento também foi comemorado o aniversário de 67 anos da Polícia Federal com a presença de delegados federais de todo o País, além de autoridades e convidados. Foram ainda homenageados o ministro da previdência social, Garibaldi Alves, o senador e ex- governador do Acre Jorge Viana, entre outros.

Em seu discurso para uma grande platéia o deputado Roberto de Lucena agradeceu as honras recebidas e afirmou: É uma alegria e um orgulho receber deferência de uma das instituições mais respeitadas do País. A sociedade reconhece e respeita o sério trabalho realizado pela Polícia Federal”.

O gabinete do deputado vem recebendo mensagens de pessoas de todo o País cumprimentando-o pela homenagem recebida.