II FEST GOSPEL VARGEM GRANDE PAULISTA E A UNIDADE DA IGREJA


Neste próximo sábado dia 02 de junho as 18h, o COPLEV - Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Vargem Grande Paulista sobre a liderança do Pr. Natanael S. Pinto realizara o II FEST GOSPEL DE VARGEM GRANDE PAULISTA, na Praça Maria Alzira Pedras, centro – Vargem Grande Paulista

Estarão presentes diversas igrejas e autoridades eclesiásticas do município de Vargem Grande Paulista, Celebrando a Unidade da Igreja de Cristo no município.

O COPLEV Conselho de Pastores tem o objetivo de promover a UNIDADE, EDIFICAÇÃO e CRESCIMENTO da Igreja de Cristo em Vargem Grande Paulista.

Nosso anseio é servir ao município, cumprindo o chamado de Deus para todos aqueles que fazem parte desta entidade: ser canal de bênção e vida. Estamos empenhados em servir ao povo de nossa cidade, através dos diversos projetos sociais, desenvolvidos pelas nossas igrejas.

UNIDADE DA IGREJA, DIVISÃO E PARTIDARISMO O QUE É ISSO?

I Coríntios 1: 12-13  -  "Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis a todos a mesma cousa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nom de Paulo?”.

Qualquer semelhança com a igreja de hoje não é pura coincidência. A divisão é algo que, como Igreja, devemos evitar. A unidade do corpo de Cristo é primordial para que o mundo seja impactado

O termo Igreja traduz no sentido de um ajuntamento de pessoas que em comum doutrinas adoram a Deus vivem em irmandade e funciona como agencia de promoção do evangelho, do reino de Deus e sua expansão.

O termo Unidade é um sentimento de comunhão, parceria, fraternidade (Koinonia). Em seu sentido mais amplo, sugere a ideia de coisas comum, de todos,  pensamentos coletivos, geral, entorno de um só propósito ou direção.

O termo Dissensões (schismata) significa “fenda”, “fissura”, ou “divisão”.

O termo Partidarismo (stásis, dichostasía ou schísma)na Igreja, significa rebelião, insurreição, discussão áspera, forte desacordo, separação, cisma, dissensão, apartar-se, divisão, rasgar a comunhão, rompimento forte na comunhão.

Mas nos últimos anos o Espírito Santo tem despertado os verdadeiros crentes, o valor das Escrituras Sagradas para a necessidade de se tornarem sensíveis à unidade que o Espírito Santo está promovendo nestes tempos que precedem a volta do Senhor Jesus em glória para arrebatar Sua Igreja. 

Por essa razão, encontram-se pelo mundo afora igrejas e pastores que têm sido tocados pelo Senhor para a necessidade de buscar a unidade do Espírito Santo. Como será alcançada esta unidade ainda não se sabe com precisão. Mas o Senhor sabe. Devemos, portanto, estar abertos para o que o Senhor revelar sobre esse assunto. 

O que já compreendemos a respeito da parte que nos cabe desempenhar para que essa unidade seja alcançada é que devemos buscar uma aproximação com todas as Igrejas e líderes cristãos que crêem apenas na Bíblia como única regra de fé e prática e que são sensíveis ao que o Espírito Santo está falando a respeito da importância da unidade para que possamos conhecer esses outros irmãos, sua fé, sua experiência e suas necessidades. Podemos, então, começar a orar uns pelos outros. 


À medida em que orarmos uns pelos outros, aprenderemos a amar esses irmãos e a minimizar as pequenas diferenças que existem entre nós em matéria de prática (costumes, usos, liturgias, formas de louvar, etc.). 

Mas para que isso ocorra, não podemos fazer nossa comunhão depender de que não haja diferenças menores entre nós. A comunhão será resultado sobretudo de as Igrejas passarem a ouvir a voz do Senhor Jesus (Jo. 10:16) e a se submeterem na prática (não apenas na teoria) ao Governo do Senhor. Caberá ao Senhor, quando e se quiser, começar a nos esclarecer sobre essas diferenças. Temos de confiar na Sua operação miraculosa nesse campo tão delicado que é a Unidade da Igreja. De outra forma, jamais caminharemos no sentido dessa Unidade. 

Se todos pertencemos a um só Senhor e vamos para o mesmo e único céu, porque a desunião ?

A princípio, devemos entender que a unidade da Igreja não é um projeto de homens, mas sim, um projeto de Deus. Lamentavelmente, muitas desculpas e dificuldades são apresentadas para justificar a falta de unidade.

No entanto, estamos convictos de que não há nada que possa nos separar; não há dificuldade ou divergência que não possa ser superada. Devemos rejeitar qualquer espírito de divisão, pois sabemos que o maior inimigo da unidade da Igreja é o próprio Diabo – que veio para matar, roubar e destruir os projetos de Deus.

Não há fórmula mágica para a unidade, mas creio que há pelo menos quatro pontos imprescindíveis a considerar e que precisamos pôr em prática.

1º) Respeito às Diferenças - Unidade não se estabelece quando eu passo a ser como o outro é, ou exigir que o outro mude e passe e ser como eu sou. Antes, Unidade se estabelece quando eu aceito meu irmão e o respeito, sem relevar as diferenças. Uma vez que a graça de Deus é multiforme, devemos compreender que Deus não se limita às formas que nos separam.

2º) Ninguém tem o monopólio ou a exclusividade da fé. - Pensar que um grupo é detentor da fé perfeita, que Deus privilegiou alguma comunidade com uma “graça” sobrenatural em detrimento da “desgraça” de outras é assumir publicamente que o senhor desse grupo é inimigo de Deus. A fé se manifesta de formas diferentes, entretanto com a mesma finalidade e eficácia.

3º) Vivemos para nos completar a não para competir. - Somos incompletos em nós mesmos. É uma ilusão alguém pensar que se pode conduzir uma igreja de forma isolada. Uma casa se constrói com materiais de construção organizados. Um amontoado de materiais não pode ser chamado de casa, ainda que ali se encontrem todos os elementos para a construção. É necessário organizar, um completar o outro.

4º) O que nos une é muito maior do que o que nos separa. -  A Cruz de Cristo nos une. Os conceitos religiosos nos separam. Nos separam os costumes, a forma de cultuar, os relativos... Devemos nos unir com os absolutos: nosso credo, nossa convicção de que Cristo nos fez um só povo. Se vivermos na dimensão espiritual, certamente que nossos olhos não se atentarão para questões bobas, pequenas, que só causam constrangimento e nunca a comunhão.

POR QUÊ PRECISO DE SALVAÇÃO?


Porque todos pecaram contra Deus e estão sujeitos às consequências do pecado. Pecado é todo pensamento, ato ou palavra contrários à vontade de Deus.

Destituídos da Glória de Deus

Rm 3:23 – POIS TODOS PECARAM E ESTÃO DESTUÍDOS DA GLÓRIA DE DEUS. - Ser destituído é o mesmo que ser demitido, deposto de um cargo ou posição, ser privado de autoridade e dignidade.

Este versículo de Romanos mostra-nos a queda do homem, que tendo sido criado para uma alta posição diante de Deus (posição de filhos), perdeu pelo pecado esta condição bem como a dignidade e sua autoridade espiritual. O homem passa a ser, a partir dali, apenas uma criatura de Deus e não mais filho de Deus.

Desta destituição do estado de Glória que o homem tinha em Deus, tornou-se um ser decadente e desta decadência surgiram consequências gigantescas a nível mundial: guerras, fome, violência, degradação moral, AIDS etc.

Separados de Deus

Is 59:1, 2 – VEJAM! O BRAÇO DO SENHOR NÃO ESTÁ TÃO ENCOLHIDO QUE NÃO POSSA SALVAR, E O SEU OUVIDO TÃO SURDO QUE NÃO POSSA OUVIR. – MAS AS SUAS MALDADES SEPARARAM VOCÊS DO SEU DEUS; OS SEUS PECADOS ESCONDERAM DE VOCÊS O ROSTO DELE, E POR ISSO ELE NÃO OS OUVIRÁ. -  Deus não pode suportar o pecado, pois a santidade de Deus não é somente um atributo seu, mas sim a sua natureza.

Pedir para Deus aceitar o pecado seria o mesmo que pedir para que você parasse de respirar e mesmo assim continuasse vivo! Uma das piores consequências do pecado é a separação que ele causa entre nós e Deus! O homem não tem condições de viver sem Deus.

Não pode ser feliz plenamente e seu poder de decisão é normalmente voltado para o mal. Portanto, Deus não consegue abrigar um homem com pecado, e o homem não pode viver sem Deus. Então, a solução é o homem deixar de ser pecador.

Mortos espiritualmente

Rm 6:23 – POIS O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR.

O homem é formado de corpo, alma e espírito. O corpo é a parte física, matéria.

A alma é o nosso consciente, nossa personalidade (persona), nossa mente, o nosso "eu" propriamente dito. É na alma que estão nossos sentimentos, emoções; é a alma que dá vida ao corpo.

O espírito é a parte do homem que lhe permite ligação com Deus. Todo relacionamento entre Deus e o homem é feito através do espírito do homem. A identidade do homem com a Glória de Deus é o seu espírito. Por isso o termo Homem Espiritual. O espírito está ligado indivisivelmente à alma, todavia, quando o homem está em estado de pecado, o seu espírito está inativo, morto (Ef 2:5).

O estágio final da morte espiritual é o inferno, onde o homem estará definitivamente separado da presença de Deus e sofrerá a punição pelos seus pecados (Ap 20:11-15).

Condições para salvação

A salvação que herdamos de Cristo é definitiva (Hb 9:28 – ASSIM TAMBÉM CRISTO FOI OFERECIDO EM SACRIFICIO UMA ÚNICA VEZ, PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS; E APARECERÁ SEGUNDA VEZ, NÃO PARA TIRAR O PECADO, MAS PARA TRAZER SALVAÇÃO AOS QUE O AGUARDAM.) e exclusiva (At 4:12 – NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO, POIS, DEBAIXO DO CÉU NÃO HÁ NENHUM OUTRO NOME DADO AOS HOMENS PEO QUAL DEVAMOS SER SALVOS.). Assim sendo, a Bíblia enfatiza o perigo de negligenciarmos esta salvação, quer descrendo-a, protelando-a ou a achando insuficiente, julgando ser necessária a ajuda de "santos, guias ou obras" (Hb 2:3 – COMO ESCAPAREMOS, SE NEGLIGENCIARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO? ESTA SALVAÇÃO, PRIMEIRAMENTE ANUNCIADA PELO SENHOR, FOI-NOS CONFIRMADA PELOS QUE A OUVIRAM.).

Resta-nos, porém, cumprir “3” requisitos para que possamos alcançar a salvação em Jesus Cristo que está à disposição de toda a humanidade:

Crer

Crer no sacrifício e ensinamentos dados por Jesus. Uma das últimas palavras ditas por Jesus aqui na terra: "...aquele que crer será salvo".

Mc 16:15-16 -E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Esta passagem mostra-nos a primeira exigência para tomarmos posse da salvação: crer.

Há muita confusão com esta palavra crer. A maioria das pessoas confundem crer com simplesmente acreditar.

Se sairmos entrevistando pessoas na rua, a maioria afirmará que Jesus morreu na cruz; no entanto, a grande maioria destas pessoas ainda não são salvas. Por quê?

Porque crer significa aceitar o sacrifício de Jesus como tendo sido em meu lugar e aceitar seus ensinamentos num todo.

Este crer chama-se .

significa permanecer nos ensinamentos de Cristo, por toda a vida. Isto significa, também, que alguém pode ganhar a salvação e depois a perder.

Arrepender-se

Arrepender-se dos pecados cometidos.

At 2:37-38 -E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Arrependimento, na Bíblia, não tem simplesmente o sentido de constrangimento ou remorso pelos pecados cometidos. Antes, o seu sentido é muito aprofundado e toma o significado de mudança de direção.

Arrependimento significa reconhecer que nossas atitudes, palavras ou pensamentos foram pecaminosos, que transgrediram a vontade de Deus e, portanto, abandonar tais pecados.

Se, por acaso, viermos a pecar com os mesmos erros ou outros, devemos pedir perdão a Deus, como nos ensinou Jesus na oração do Pai Nosso: “... e perdoa as nossas ofensas...", e Jesus intercederá por nós ao Pai, perdoando-nos.

I Jo 2:1 - “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

I Jo 1:9 - “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Arrependimento ocupa-se com o pecado e o remorso. Alguém disse: Arrependimento é sentir remorso a ponto de deixar o pecado.

Há três elementos que constituem o arrependimento, segundo as Escrituras: intelectual, emocional e prático. Podemos ilustrá-los da seguinte maneira:

1) Conhecimento Intelectual: O viajante que descobre que está viajando em trem errado. A pessoa compreende através da pregação da Palavra que não está em harmonia com Deus.

2) Lado emocional do arrependimento: O viajante fica incomodado com a descoberta. É uma auto-acusação e tristeza sincera por ter ofendido a Deus. II Co 7:10 - “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém não traz pesar; mas a tristeza do mundo produz a morte."

3) Resultado Prático: Na primeira oportunidade o viajante deixa esse trem e embarca no trem certo. Significa “mudar de idéia ou de propósito”. O pecador arrependido propõe mudar de vida e voltar a Deus. O resultado prático é que ele produz: frutos dignos do arrependimento. Mt 3:8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,...”

O arrependimento necessário para Deus perdoar seus pecados é o arrependimento prático.

Confessar

Confessar o Senhorio de Jesus Cristo. Jesus não quer agentes secretos cristãos, ele quer testemunhas que confessem para o mundo que Jesus Cristo vive em suas vidas.

Rm 10:9-10SE VOCÊ CONFESSAR COM SUA BOCA QUE JESUS ´SENHOR E CRER EM SEU CORAÇÃO QUE DEUS O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTES, SERÁ SALVO. – POIS COM O CORAÇÃO SE CRÊ PARA JUSTIÇA, E COM A BOCA SE CONFESSA PARA SALVAÇÃO.

Paulo nos diz que a confissão de nossos lábios deve ser a de que Jesus é o Senhor. "Senhor", no tempo dos apóstolos era uma palavra vinda do grego "Kuriós", que significa: "Senhor soberano, dono de tudo, inclusive das vidas".

Confessar Jesus Cristo como Senhor é colocarmo-nos debaixo de sua direção e ordem.

É reconhecer que Jesus é o dono de nossas vidas, e que, portanto, se nos colocamos nas suas mãos, Ele se responsabilizará por nos proteger a vida. Até mesmo o louvor verdadeiro, só pode vir de pessoas que confessem o Seu Nome.

Hb 13:15 - “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.”

Confessar não é simplesmente pronunciar palavras, mas sim, uma forte convicção e condição de afirmar algo.

Conclusão

Não pode haver fé sem arrependimento e nem arrependimento sem fé. Ambos acompanham o crente durante sua vida cristã, e unem o crente ao Cristo Vivo.

Essa união com o Autor da vida resulta em transformação do coração.

Que julgamento faríamos da pessoa que sempre se vestisse de roupa imaculada, mas nunca lavasse o corpo?

Incoerente, diríamos. Mas não menos incoerente é a pessoa que alega estar salva, vestida de justiça de Deus, e ao mesmo tempo vive de modo indigno para com Cristo.

Tem fé, arrependeu-se, mas não confessa isto para ninguém??!!!

CAFÉ DE CONFRATERNIZAÇÃO DO COPLEV DIA 19/05/2012

No proximo dia 19 de maio de 2012, as 08h30 acontecerá o Café de Confraternização do Conselho de Pastores e Líderes Evangelicos de Vargem Grande Paulista - COPLEV, sobre a Líderança do Pr. Natanael S. Pinto.



Com a presença do Pastor e Deputado Estadual Carlos Cezar, da Igreja do Evangelho Quadrangular de Sorocaba/SP, ministrando uma palavra impactante a vida dos Pastores e Líderes e Vargem Grande Paulista e região.


O Café de Confraternização acontecerá na Igreja Renascer em Cristo Vargem Grande Paulista, Pastor Local Elias Leandro; Você Pastor, Líder e Obreiro é nosso convidado.