Nunca se falou tanto em crescimento, carreira e
aprimoramento profissional como ultimamente. O mercado torna-se cada vez mais
exigente, não somente em qualificação, mas essencialmente em relacionamento;
tanto que a área de RH obteve um grande crescimento em expressão e importância
nas organizações. Mas o que torna esse setor tão essencial?
Simplesmente porque organizações vivem de pessoas,
em outras palavras, somos uma comunidade que visa como comum o bem da
organização; poderíamos até mudar o significado de RH de "Recursos
Humanos" para "Relações Humanas", por ser estas tão
necessárias.
Em todo relacionamento é essencial a comunicação. Vamos analisar alguns estágios dessa comunicação nas organizações.
Em todo relacionamento é essencial a comunicação. Vamos analisar alguns estágios dessa comunicação nas organizações.
Estágio 1: COMUNICAÇÃO
BÁSICA. Neste
estágio está os cumprimentos, a conversação formal, trivial e também
superficial. Este nível é executado por todo mundo, quando adentramos na
empresa e saudamos pessoas com um "bom dia" ou"olá". Neste
nível não se obtém nada além de uma resposta rápida e na mesma proporção de
simpatia. Não gera comprometimento, aproximação ou outro tipo de
relacionamento, pois o mesmo é feito ao andar pela rua, com diversas pessoas
que talvez nunca mais serão vistas.
Estágio 2: COMUNICAÇÃO DE
ROTINA. Neste
nível há uma troca de informações que podem ou não serem seguidas de
comentários pessoais. Após a saudação inicial se propõe um breve diálogo;
"passou bem a noite?" ou ainda "tudo bem contigo?".
Normalmente as respostas são mais breves, principalmente do lado masculino,
onde existe mais receio da exposição. É um estágio comum nas organizações,
principalmente pelo administrativo ou como muitos dizem: do "pessoal do
escritório".
Estágio 3: COMUNICAÇÃO DAS IDEIAS. Aqui
tem início a liberdade, pois neste nível você arrisca-se expondo os seus próprios
pensamentos e opiniões. É um estágio onde o profissional começa a se sentir
mais solto na organização, desenvolve-se, pois tem a liberdade de expor os prós
e contra das atribuições e processos no dia a dia. Normalmente ele está mais
propenso à um crescimento profissional, pois expõe com mais facilidade as
opiniões e utiliza "brainstorm" como ferramenta. Neste caso, pode
surgir intimidades, em diversos níveis, entre os profissionais.
Estágio 4: COMUNICAÇÃO
EFETIVA. A comunicação neste estágio é mais conceituada, com
mais efeito, existe um aprimoramento das ideias, uma análise antes da exposição
das mesmas. Começa-se a atingir um nível gerencial, onde as decisões começam a
ser elaboradas de modo consistente. As pessoas se comunicam de forma mais clara,
voz mais branda, o peso da autoridade está condicionado não ao poder e sim à
responsabilidade das decisões expostas.
Estágio 5: COMUNICAÇÃO POR RESULTADO. Um nível de conhecimento aliado à uma grande
expertise, histórico de mercado, organização e de produtos são relevantes.
Profissionais neste estágio estão normalmente envolvidos em reuniões e o tempo
é um bem precioso; por isso, utiliza os níveis 1 e 2 com a maioria da
organização, dedicando-se à ater-se com profissionais de nível 3 e 4.
A tarefa dos líderes é conseguir melhorar em suas
organizações os diversos estágios da comunicação, proporcionando assim, condições de
maior crescimento e comprometimento, para que cada profissional possa superar
seus limites, e terem a oportunidade de subir níveis, e a comunidade na qual o
mesmo está inserido, a organização, possa desfrutar dos talentos ocultos.
FONTE DE INFORMAÇÕES:
Site: www.institutojetro.com
Autor: Marcus Borel
Nenhum comentário:
Postar um comentário