Cl. 2:8 - TENHAM CUIDADO PARA QUE NINGUÉM OS ESCRAVIZE A
FILOSOFIAS VÃS E ENGANOSAS, QUE SE FUNDAMENTAM NAS TRADIÇÕES HUMANAS E NOS
PRINCÍPIOS ELEMENTARES DESTE MUNDO, E NÃO EM CRISTO.
O QUE É GNÓSTICO:
Gnóstico
é um termo que deriva do grego "gnostikós"cujo significado remete
para algo ou alguém que é capaz de conhecer. Na Língua Portuguesa o termo é
utilizado para referir aquele que é sectário do gnosticismo.
O
gnosticismo tem origem em várias seitas religiosas anteriores ao cristianismo,
mas nos primeiros séculos da era cristã chega a misturar-se com o próprio
cristianismo. Posteriormente veio a ser declarado como pensamento herético. Há
quem defenda a existência de um gnosticismo pagão e um gnosticismo cristão.
Gnosticismo
era um movimento religioso (não uma religião única e identificável) e
filosófico, amplo (popular em todo o mundo greco-romano, nos séculos I e
II), multifacetado e difuso (permeando muitas outras religiões e
filosofias): apesar de poderem diferir em algumas preferências ou avaliações subjetivas sobre
importâncias relativas, gnósticos caracterizavam-se por todos basicamente
clamarem possuir ou procurarem supremamente algum tipo de
conhecimento secreto (Gnose) sobre as naturezas do universo e da existência
humana.
O
gnosticismo acredita que há como que dois deuses; um deus bom e outro
mau; e o mundo teria sido criado pelo deus mau, um deus menor,
que eles chamam de demiurgo; este seria o nosso Deus da Bíblia, dai todas
as tragédias contadas nela. Para esta crença, as almas dos homens já existiam
em um universo de luz e paz (Plenoma); mas houve uma "tragédia" –
algo como uma revolta – e assim esses espíritos foram castigados sendo
aprisionados em corpos humanos, como em uma cadeia, pelo deus demiurgo,
e que os impede de voltar ao estado inicial. A salvação dessas almas só seria
possível mediante a libertação dessa cadeia que é o corpo, que é mau, e isto só
seria possível através de um conhecimento (gnose em grego) secreto, junto com
práticas mágicas (esotéricas) sobre Deus e a vida, revelados aos
"iniciados", e que dariam condições a eles de se salvarem. Por isso
os gnósticos não acreditam na salvação por meio da morte e ressurreição de
Jesus Cristo; não acreditam no pecado, nos anjos, nos demônios, e nem no
pecado original. Para eles o mal vem da matéria e do corpo humano, que são
maus. A Igreja muitas vezes teve que se pronunciar contra isto e muitas
vezes relembrou que "tudo o que Deus fez é bom".
Para
o gnosticismo tudo que é material foi criado pelo deus mal e deve ser
desprezado; assim, por exemplo, o casamento e tido como mau porque através dele
o homem (corpo) se multiplica. São Paulo combateu isto em 1Tm 4:1ss. Tudo
o que é espiritual teria sido criado pelo deus bom.
Segundo
ainda o gnosticismo "cristão", o Deus bom , Supremo, teria enviado ao
mundo o seu mensageiro, Jesus Cristo, como redentor (umeon), um “Avatar”,
portador da “gnósis”, a palavra revelada a alguns escolhidos e que leva à
salvação (libertação do corpo). Jesus não teria tido um corpo de verdade, mas
apenas um corpo aparente (docetismo); doceta em grego quer dizer
aparente. Jesus teria então um corpo ilusório que não teria sido crucificado.
S. João combateu isto em suas cartas (1 Jo 18,-23)
O
gnosticismo acredita também na reencarnação para a salvação da pessoa; vê-se
então, que é radicalmente oposto ao Cristianismo.
A DOUTRINA DA SÍNTESE
A
Gnose é conhecida como Doutrina da Síntese, visto que reúne os mais importantes
aspectos de todas as religiões do passado e presente, não sendo propriedade de
grupo algum. É um conhecimento atemporal e perene. Seu principal objetivo é
alcançar a auto-realização, sendo definida (dentro da Gnose) como "o
desenvolvimento completo e harmonioso de todas as infinitas possibilidades no
interior do ser humano". A importância da auto-realização consta da Antiga
Advertência, colocada na entrada do oráculo de Delfos:
"Te
advirto, quem quer que sejas,
Oh, tú!
Que desejas sondar os Mistérios da Natureza.
Como
esperas encontrar outras excelências,
Se
ignoras as de tua própria casa?
Em
ti, está oculto o tesouro dos tesouros.
Oh,
homem! Conhece a Ti mesmo
E
conhecerás o Universo e os Deuses"
O ALCANCE DA AUTO-REALIZAÇÃO
Segundo
a Gnose, a auto-realização pode ser alcançada através de três importantes fatores:
os três fatores da revolução da consciência:
O
despertar das faculdades e poderes latentes em nosso ser interior, através da
transmutação das nossas energias sexuais. União amorosa entre homem e mulher,
sem a perda da "jóia seminal", a sagrada energia do Logos. Como diz
respeito ao despertas da criação, esse primeiro fator é chamado de
Nascimento, ou Nascer.
A
descoberta e eliminação de nossos defeitos, elementos que travam nosso
progresso espiritual. O segundo fator é chamado de Morte, ou Morrer,
porque estamos nos a desligando de tudo o que nos atrapalha e
prejudica espiritualmente.
Levar
à toda a humanidade (ou aos que buscam) a Chave, a Gnose, ou seja, o
Conhecimento Espiritual. Como esse processo lida diretamente com o
sacrifício pela humanidade, o terceiro fator é chamado Sacrifício, ou
Sacrifício pela Humanidade.
TIPOS DE GNOSTICISMOS
Gnosticismo tipo Iraniano:
Desenvolveu-se na Mesopotâmia, reflete um dualismo horizontal, associado com o
culto zoroastriano.
Na luta decisiva entre as divindades primordiais Luz e Trevas, a Luz transcende
a si mesma e brilha além de sua própria esfera, partículas de luz eram sujeitas
à captura pelo seu inimigo invejoso, a escuridão. Portanto, a fim de lançar um
contra-ataque e tomar de volta as suas partículas perdidas, a luz
"emana" uma série de divindades subordinadas. Na sua própria defesa,
a escuridão também põe em andamento uma geração comparável de subdivindades e
toma as medidas para sepultar as partículas de luz num mundo criado. O objetivo
de luta é conquistar seres humanos que contém partículas de luz e efetuar sua
libertação da prisão deste mundo, de modo que possam reentrar na esfera da luz
celestial.
Gnosticismo tipo Sírio:
Surgiu na área da Síria, Palestina e Egito. O deus bom (a profundeza ulterior)
com seu consorte (o silêncio) inicia o processo de nascimentos (ou emanações)
uma série de deidades em pares (casais). A última das deidades subordinadas
(geralmente chamada Sofia, sabedoria), está descontente com seu consorte e
deseja, pelo contrário, um relacionamento com a profundeza ulterior. Este
desejo é inaceitável na deidade e, sendo extraído da Sofia e excluído das
regiões celestiais (pleroma). Embora Sofia seja liberta, desta forma, da sua
concupiscência, a deidade perdeu parte de sua natureza divina. O alvo,
portanto, é a recuperação da luz decaída.
Mas o desejo excluído (ou Sofia inferior) não tem consciência da sua natureza
caída, e, dependendo dos vários relatos diferentes, ela ou seu filho, o
Criador, começa um processo "demiúrgico" ou de geração, que
parcialmente reflete o processo de "emanação" no pleroma, que
finalmente resulta na criação do mundo. A deidade superior (pleroma) mediante
seu mensageiro divino (frequentemente chamado Cristo ou o Espírito Santo)
consegue , através de um ardil, que o Criador-demiurgo sopre no homem o fôlego
da vida, e assim as partículas de luz são passadas para um homem-luz. Os
gnósticos são aqueles colocados num mundo onde pessoas espirituais que possuem
as partículas de luz só precisam ser despertadas para herdarem os seus
destinos.
Gnosticismo de tipo Egípcio:
Basílides (c.130) ampliou consideravelmente os pontos de vista de Saturnino e
ensinou que a Mente foi o primogênito do Pai Ingênito. A Razão foi gerada pela
Mente e, por sua vez, gerou a Prudência , e esta gerou a Sabedoria e o Poder.
Da sabedoria e do Poder nasceram a Virtude, os Príncipes e os Anjos, que são
chamados também de "os Primeiros". Estes fizeram o primeiro Céu , do
qual derivaram outros céus que também geraram outros céus... (perfazendo um
total de 365 céus).
Os anos que presidem sobre o céu inferior, que é visto por nós, ordenariam
todas as coisas que há no mundo, dividindo entre si a Terra e as nações da
Terra. Seu chefe é aquele que tem sido crido como o Deus dos judeus. Ele
pretendeu sujeitar os demais povos aos judeus, provocando a resistência dos
outros príncipes que se coligaram contra ele... então o Pai Igênito
Inominado... enviou sua Mente primogênita (chamado Cristo) para libertar os que
nele cressem dos poderes que fizeram o mundo. Ele apareceu assim entre as
nações dos príncipes, em forma de homem, e realizou atos de poder. Ele, porém,
não sofreu, mas um certo Simão de Cirene foi movido a levar a cruz por ele.
Simão foi equivocadamente crucificado, tendo sido transfigurado por Ele, de tal
sorte que o populacho o tomou por Jesus. Jesus, entretanto, transmutou-se na
forma de Simão, presenciando a agonia de seu sósia e dele escarnecendo. Quem,
portanto, reconhecer e reverenciar o crucificado ainda não deixou de ser
escravo e sujeito ao domínio dos que fizeram nossos corpos. Quem, ao contrário,
o negar fica livre e reconhece disposição do Pai Ingênito.
Gnosticismo de tipo Judaizante:
O mundo foi feito não pelo Deus Supremo, mas por alguma Virtude muito afastada
e separada do príncipe que está acima de todas as coisas e cuja soberania
absoluta não é reconhecida por tal virtude. Acrescenta que Jesus não nasceu de
uma virgem, mas que foi filho de José e Maria, à maneia comum, embora seja
superior aos demais em justiça, prudência e sabedoria. Após o batismo de Jesus,
Cristo desceu sobre ele em forma de pomba, procedendo do Príncipe que está
sobre todas as coisas. Depois disso, Jesus revelou o Pai Ingênito, realizando
atos de poder. No fim, porém, Cristo retirou-se, deixando Jesus abandonado: o
homem Jesus sofreu sozinho e ressuscitou; porém, Cristo permaneceu impossível
como convinha à natureza espiritual.
Gnosticismo de tipo Pôntico:
Marcion, do Ponto, blasfemou imprudentemente contra Aquele que a lei e os
profetas chamam Deus e que ele chama de artífice de maldades, amigo de guerras,
volúvel nos juízos, incoerente consigo mesmo. Marcion persuadia seus discípulos
de que merecia mais crédito do que os apóstolos que legaram o Evangelho, apesar
de lhes transmitir não um Evangelho, mas apenas fragmentos de um Evangelho. Do
mesmo modo mutilou as Epístolas de Paulo, eliminando delas tudo que deveria ser
o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como o ensino dos profetas anunciando o
advento do Senhor.
GNOSTICISMO E OS APÓSTOLOS
Os
apóstolos Paulo e João combateram duramente o Gnosticismo, por conta de sua
exaltação ao conhecimento oculto, sua negativa da Encarnação de Cristo, de Sua
Morte e Ressurreição, seu dualismo entre alma e corpo, espírito e matéria,
ignorância e conhecimento, mundo material e corrupto versus mundo espiritual e
perfeito.
Os
gnósticos pregavam que o mal é a ignorância, porque esta afastaria o Homem de
conhecer as dádivas colocadas à sua disposição pelas leis metafísicas do
Universo. Da mesma forma, Mike Murdock, com sua obra A Lei do Reconhecimento,
vem dizer, entre outras heresias, que a ignorância é a causa da pobreza, doença
e fracasso. Infelizmente, esse homem, com seu livro repleto de ensinos materialistas
e influenciado pela Confissão Positiva, vem sendo considerado "o mais
sábio dos Estados Unidos". Devo me sentir, então, um tolo, por achar que o
livro dele é ruim, e que não passa de um imitador do Gnosticismo, que usa
versículos bíblicos e linguagem evangélica para vender seu produto, seu
evangelho da riqueza?
Esse
evangelho da saúde e da riqueza, pregado por tantos norte-americanos (Kenneth
Hagin, Morris Cerullo, T.L. Osborn, Kenneth Copeland, Frederick Price e muitos
outros) é um grave câncer na Igreja, que se alastra por muitas nações. Quem dá
testemunho balizado disso é Hank Hannegraaf, em seu excelente livro
Cristianismo em Crise, em pesquisa séria e sólida. O Movimento da Fé, representado
exponencialmente por alguns líderes de maior ou menor nas principais mídia, é
um perigoso entrave ao assentimento da mensagem da Cruz no coração do pecador.
Estou
farto de ouvir pregações vazias, superficiais, materialistas, triunfalistas, de
gente que, sabendo ou não da fonte de suas palavras errôneas, contraria
totalmente o ensino bíblico, o qual é fundamentado em Cristo, nosso Salvador e
Senhor, que veio dar exemplo de virtude, amor, compaixão, ética, e consumar o
plano de restauração do Ser Humano à Imago Dei.
Toda
essa pregação de "Você vai obter vitória", "Você é um
vencedor", "Basta tomar posse da bênção", "Use a palavra
para trazer à existência as coisas que não existem", "Use a fé que
Deus usou para criar o mundo", toda essa parafernália é oriunda das leis
de visualização e reprogramação mental que vêm das filosofias e religiões
orientais, carregadas também de aspectos inerentes ao Gnosticismo heresia grega
que exalta o conhecimento para a libertação do Homem, para seu bem-estar
físico, emocional, material e social.
A
Lei do Reconhecimento, desse tal sábio, anda no mesmo sentido da lei da
atração, ensinada por palestrantes motivacionais, que enchem livros e páginas
da Internet com promessas de riqueza, saúde e sucesso, nos mesmos moldes da
Teologia da Prosperidade e com os mesmos métodos da Confissão Positiva.
Por
e-mail, em contato com o responsável pelo "site" oficial do livro A
Lei da Atração, eu soube que essa obra teria sido psicografada por espíritos de
3000 a.C.. No "site", descobri que esses espíritos teriam indicado
que o segredo oculto durante séculos e séculos, mas conhecido por pessoas de
sucesso ao longo da História, consiste em usar as vibrações do Universo em
benefício próprio, pensando ou falando positivamente para trair coisas boas.
Há
ainda a noção oriental de que "dinheiro atrai dinheiro", que
Mike Murdock usa a seu modo para dizer que contribuição financeira na
igreja atrai o favor de Deus - numa interpretação equivocada de II Co 9.6 (semear e colher), Murdock ensina que devemos plantar
dinheiro para colher mais dinheiro, como se fosse uma lei de semeadura financeira,
que ele chama de "lei da semente".
Ali em II Co
9.1-15, Paulo está andando em sentido oposto ao egoísmo, pois trata
de generosidade para com os pobres, ensinando que a doação de ajuda aos
necessitados redundará em mais frutos de justiça, boas obras, gratidão e
glórias a Deus. Nada tem que ver isso com ambição monetarista nem com
investimento financeiro!
CONCLUSÃO
A
heresia gnóstica esteve presente na igreja cristã primitiva por cerca de cento
e cinquenta anos, e oito livros do Novo Testamento foram escritos contra ela:
Colossenses, três epístolas joaninas e a epístola de Judas, além de alusões
feitas também no Evangelho de João, no livro de Apocalipse e na epístola aos
Efésios.
O
gnosticismo era uma mistura de misticismo oriental, filosofia, mitologia,
astrologia, neoplatonismo grego, judaísmo e por fim, também, cristianismo. Os
gnósticos se gabavam de uma filosofia superior, sustentavam que a salvação é
fruto do conhecimento (da gnosis), e praticavam um misticismo falso, onde
Cristo não é o centro nem o "o poder mais elevado que um indivíduo busque
entrar em contato", pelo contrário, os gnósticos diminuíam a pessoa de Cristo,
valorizando coisas inferiores como seres angelicais e visões, negando a honra
que cabe à Cristo e ignorando o seu senhorio. Russell Norman Champlim, fala que
"os mestres gnósticos faziam dos poderes angelicais objetos de adoração, e
também desviam as nossas mentes para longe da posição de Cristo como cabeça; no
entanto, a condição básica para que alguém seja discípulo autêntico de Cristo é
que aceite seu senhorio (Cl 2.9)". Na verdade, muitos religiosos hoje, tem
supervalorizado a presença e atuação dos anjos nos cultos e desvalorizado a
pessoa de Cristo. Já não vale a obra expiatória de Cristo e seu sofrimento, seu
sangue vertido não foi suficiente, é preciso que o
"crente-gnóstico-pneumático" se esforce em suas práticas ascéticas,
elevado misticismo, acirrada adoração aos anjos, ajudando Cristo na obra de
salvação.
Os
gnósticos cristãos do passado eram ascéticos, quando não licenciosos, adoravam
anjos, não tinham idéia de expiação pelo sangue, acreditavam em uma grande
hierarquia de poderes angelicais, "aeons" que seriam mediadores entre
Deus e os homens e, elevavam a "gnosis" (o conhecimento) em contraste
com a "fé", como meio de "salvação". E as nossas Igrejas
hoje, em que elas se assemelham ao gnosticismo passado?
Podemos
citar alguns exemplos de práticas gnósticas dentro da Igreja hoje, como o uso
de objetos e símbolos materiais destinados a curas e milagres, são flores, sais
e óleos ungidos. Programas evangélicos televisionados que exploram o exorcismo
de demônios, além de pedir aos telespectadores que coloquem peças de roupas e
copos de água sobre o televisor para estes serem abençoados. Ainda, existe o
"quite de beleza da rainha Ester" e o "travesseiro da
ressurreição dos sonhos"..., além das divinas revelações do inferno e do
céu e a prática da palavra positiva e de chavões como: "tá
amarrado!", "queima!", etc. Kennety Hagin, em um dos seus livros
ensina: "Eu disse: em nome de Jesus (você entende, o nome representa toda
a sua autoridade e poder!) não tenho dor de cabeça. Em nome de Jesus não vou
ter dor de cabeça. E em nome de Jesus... a dor de cabeça saiu... Alguém disse:
"gostaria que funcionasse para mim". Não funciona por meio do desejo.
Funciona por meio do conhecimento". Correntes e campanhas exaustivas,
supervalorização de dons e venda de meios de graça, além do acirrado ascetismo
de algumas denominações.
Todas
estas coisa nos lembra o gnosticismo combatido tão fortemente pelos apóstolos,
como o trecho de I Tm 2.5 que foi escrito para contrapor o gnosticismo que
propunha uma grande quantidade de mediadores, Cristo é o único mediador entre
Deus e o homem; quando o apóstolo fala (Cl 1. 16) que só há um poder Criador e
não vários "aeons" criadores, dignos de adoração; e que
"todas" as pessoas podem chegar ao "pleno conhecimento da
verdade", e sejam salvos mediante o sacrifício expiatório de Cristo, e não
apenas os "pneumáticos" ou os verdadeiramente "espirituais"
como se consideravam os gnósticos. Além disso, no seu combate ao gnosticismo,
Paulo escrevendo aos Colossenses, salienta as ordens angelicais (1.16),
asseverando que Cristo é o seu Criador e Senhor, exigindo ele adoração, que não
pode ser conferida aos anjos (Cl 2.18), faz alusão aos
"mistérios"(1.26;22), ataca o ascetismo exagerado (2.20), dá a
definição de "sabedoria" e de "conhecimento"(2.2,3), como
algo pertencente originalmente a Cristo, sendo Ele o "pleroma", a
"plenitude"(2.8,9), salienta que toda criação encontrará em Cristo o
Princípio e Fim (1.16), nega o "deísmo", pois Cristo é a imagem e manifestação
do deus invisível (1.15), senhor do Universo (2.19), além de dá o valor à morte
de Cristo como expiação e salvação para todos (1.20).
Portanto,
o gnosticismo que tão preocupadamente foi combatido pelos apóstolos e
posteriormente pelos Pais da Igreja e grandes Apologistas dos primeiros
séculos, deverá ser detectado e urgentemente combatido em nossas igrejas. É uma
forma de gnosticismo/misticismo sutil, uma idéia corrosiva em "pele de
cordeiro". A igreja deve estar atenta para estes fatos e retornar com todo
ardor para as Escrituras , pois somente ela produz o Conhecimento verdadeiro ,
e somente Cristo, o Filho de Deus dá salvação para o homem perdido.
Finalmente, "Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E
em Jesus cristo, seu Filho Unigênito, nosso Senhor, concebido pelo Espírito
Santo e nascido da virgem Maria; que padeceu sob Pôncio Pilatos , foi
sepultado, e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos; que subiu ao céu e
assentou-se à direita do Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir para julgar os
vivos e os mortos.
FONTES DE INFORMAÇÕES:
BOICE, James Montgomery, As Epístolas de João. 1ª Edição, CPAD, 2006.
BRAKEMEIER,
Gottfried. Mundo Contemporâneo do Novo Testamento. São Leopoldo: Faculdade de
Teologia, 1971. 141 p.
BROWN,
Raymond Edward. . Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004.
1135 p. (Bíblia e históriaSérie maior)
HOERSTER,
Gerhard. Introdução e síntese do Novo Testamento. Curitiba: Editora Evangélica
Esperança, 1996. 197 p. LAYTON, Bentley. As escrituras gnósticas. São Paulo:
Loyola, 2002. 584 p.
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