DEUS É COMIGO? COMO TENHO CERTEZA, SE NEM O CONHEÇO?

Juízes 6:14 - O SENHOR SE VOLTOU PARA ELE E DISSE: "COM A FORÇA QUE VOCÊ TEM, VÁ LIBERTAR ISRAEL DAS MÃOS DE MIDIÃ. NÃO SOU EU QUEM O ESTÁ ENVIANDO?"

I João 4:4 - FILHINHOS, VOCÊS SÃO DE DEUS E OS VENCERAM, PORQUE AQUELE QUE ESTÁ EM VOCÊS É MAIOR DO QUE AQUELE QUE ESTÁ NO MUNDO.

INTRODUÇÃO:

Talvez você se lembre de um personagem dos desenhos animados que dizia “Eu tenho a força!”. Era o He-man! Quando se sentia acuado pelos inimigos, ou quando precisava cumprir uma missão muito difícil, ele levantava a sua espada e gritava: eu tenho a força! O He-man buscava essa força nos poderes da uma caveira cinza;

Numas das trilogias mais famosas do cinema, Star Wars, os Gedais são preparados durantes toda a vida para serem guardiões da Força. A força está dentro deles. É um poder interior e impessoal.

Somos desafiados por nossa cultura a buscar energia no desejo de vingança... Na obsessão por um sonho... No ímpeto de consumir... Ou simplesmente na busca pela auto-satisfação.

Mas, e no caso de Gideão? Que força era essa que nem ele conhecia?

O ANJO DO SENHOR DISSE A GIDEÃO: VAI NESSA TUA FORÇA E LIVRA ISRAEL DA MÃO DOS MIDIANITAS.

Qual era a força que o Anjo do Senhor estava enxergando naquele homem, malhando trigo dentro do lagar escondido dos midianitas?

A PRIMEIRA PISTA QUE TEMOS É A SAUDAÇÃO DO ANJO - (v.12) - ENTÃO O AJNO DO SENHOR APARECEU A GIDEÃO E LHE DISSE: O SENHOR ESTÁ COM VOCÊ, PODEROSO GUERREIRO.

A situação era desfavorável, o medo era grande, o clima de insegurança era permanente... Mas Gideão foi lembrado pelo anjo que o Senhor estava com ele.

Essa deveria ser a base da força de Gideão. A presença de Deus. Não havia motivos para Gideão acreditar que Deus estivesse presente em meio às enormes adversidades que ele estava vivendo com sua família. Mas Deus estava com ele e era dessa verdade que ele deveria extrair sua força.

Eu não sei quais são as adversidades que você está vivendo... Não sei se você está malhando o trigo no lagar, dentro de um buraco, pra ver se passa despercebido...

Não sei se os midianitas e amalequitas da sua vida acabaram de fazer um arrastão e levar os seus sonhos de uma vida digna, honesta e em paz.

Mas eu sei de uma coisa: O senhor é contigo, homem valente. O senhor é contigo, mulher valente. A sua força deve ter como base essa verdade.

A grande questão que fará a diferença em nossas vidas, é como reagimos aos problemas quando eles baterem à nossa porta.  A história está cheia de homens que fizeram grandes coisas, e todos eles viveram situações adversas:

v  THOMAS EDISON – Aos 67 anos viu seu laboratório, fruto de trabalho de uma vida, pegando fogo. Disse para seus filhos: “Crianças, chamem sua mães. Ela jamais verá um incêndio como este”.  “Não sou velho demais para começar tudo de novo, já passei por muitas coisas assim. Tenho muitas ideias, mas pouco tempo”. Viveu mais 17 anos.

v  BEETHOVEN – Foi espancado diversas vezes pelo pai, ficou surdo, velho e sozinho (5ª Sinfonia). Foi grande compositor e suas obras ainda são apreciadas em todo mundo nos dias de hoje.

ATITUDES ERRADAS DIANTE DOS PROBLEMAS:

v  Esconder (se fechar dentro do quarto, não encarar a situação);
v  Fugir (anestesiar);
v  Transferir a responsabilidade (colocar a culpa em outro).
v  Deixar que o tempo resolva.

HITTLER – Transformou o problema dele em ódio, marcou a história da humanidade de forma trágica.  Adquiriu habilidades mais quis descontar a sua dor em quem culpava.

QUAL É O SEU PROBLEMA HOJE?
  
A SEGUNDA PISTA QUE TEMOS DA FORÇA DE GIDEÃO É A PERGUNTA QUE O SENHOR FAZ A ELE - (v.14) - O SENHOR SE VOLTOU PARA ELE E DISSE: COM A FORÇA QUE VOCÊ TEM, VÁ LIBERTAR ISRAEL DAS MÃOS DE MIDIÃ.  NÃO SOU EU QUEM ESTÁ ENVIANDO?

Gideão estava sendo desafiado pelo Senhor a fazer algo além das suas possibilidades.

Como um pequeno agricultor, sem qualquer experiência em liderar um exército, poderia enfrentar o desafio de lutar contra uma multidão de nômades bandoleiros que avançavam como um enxame de insetos sobre a terra?

Como aquele homem, triste com o silêncio do Senhor, poderia fazer algo em nome do Senhor?

Por isso Gideão precisava compreender que aquela missão não era sua, mas do Senhor. Gideão seria forte porque ele estava a serviço do Senhor.

Não sei os projetos que você tem a sua frente. Nem sei se você tem algum projeto.

Mas eu sei de uma coisa: você vai encontrar força do alto quando os projetos da sua vida não forem apenas seus projetos, mas sim os sonhos do Senhor.

Deus não tem compromisso com os seus projetos pessoais. O compromisso dele é em moldar sua vida e construir em você o caráter Cristo.

Gideão nem sonhava em liderar um exército e vencer os midianitas, ele só queria malhar o trigo dele em paz.

Mas Deus tinha um outro projeto. Permita que o Senhor lhe revele os planos Dele. Aí você vai se sentir forte quando ouvir o Senhor falar: NÃO SOU EU QUEM ESTÁ ENVIANDO?  

A TERCEIRA PISTA PARA DESCOBRIRMOS QUE FORÇA ERA ESSA QUE O ANJO DO SENHOR VIRA EM GIDEÃO É O ENCORAJAMENTO DO SENHOR (v.16) – EU ESTAREI COM VOCÊ, RESPONDEU O SENHOR, E VOCÊ DERROTARÁ TODOS OS MIDIANITAS COMO SE FOSSEM UM SÓ HOMEM.

Nesse encorajamento de Deus, há uma condição importante. O senhor garante a vitória para Gideão, mas ela só aconteceria se Gideão acreditasse que era a presença de Deus que daria a vitória. Não era o tamanho do exército... Não era a qualidade das armas... Nem qualquer tipo de acordo com o inimigo.

Eu não sei se você tem compreendido, mas para o Senhor a vitória é apenas a consequência da presença dele.

Para ele é muito mais importante que você deseja estar próximo dele do que obter dele os seus sonhos de consumo.

Não tenha medo, Gideão, eu vou estar com você. Essa é grande promessa de Deus. A vitória é boa, alegra o coração, mas a presença do Senhor é muito melhor.

Você tem convidado o Senhor para caminhar ao seu lado de segunda a sábado, ou você apenas o visita no domingo à noite?

Quando ele está conosco podemos fazer como Gideão e ferir os midianitas da vida como se fossem um só homem.

A QUARTA PISTA É DECISIVA PARA ENTENDERMOS A FORÇA DE GIDEÃO. - (v.25 a 27) NAQUELA MESMA NOITE O SENHOR LHE DISSE: "SEPARE O SEGUNDO NOVILHO DO REBANHO DE SEU PAI, AQUELE DE SETE ANOS DE IDADE. DESPEDACE O ALTAR DE BAAL, QUE PERTENCE A SEU PAI, E CORTE O POSTE SAGRADO QUE ESTÁ AO LADO DO ALTAR. – (26) DEPOIS FAÇA UM ALTAR PARA O SENHOR, PARA O SEU DEUS, NO TOPO DESTA ELEVAÇÃO. OFEREÇA O SEGUNDO NOVILHO EM HOLOCAUSTO COM A MADEIRA DO POSTE SAGRADO QUE VOCÊ IRÁ CORTAR". – (27) ASSIM GIDEÃO CHAMOU DEZ DOS SEUS SERVOS E FEZ COMO O SENHOR LHE ORDENARA. MAS, COM MEDO DA SUA FAMÍLIA E DOS HOMENS DA CIDADE, FEZ TUDO DE NOITE, E NÃO DURANTE O DIA.

Depois de encorajar Gideão, de lembrá-lo da presença permanente do Senhor, de garantir a vitória diante dos midianitas, depois de explicar que a missão para a qual ele estava sendo chamado era um projeto de Deus.

O Senhor revela qual seria o mecanismo pra tornar real e verdadeira a expressão homem valente, pela qual Gideão havia sido chamado. O Senhor apresentou o seu método para transformar pessoas simples, medrosas e inseguras em heróis: OBEDIÊNCIA.

O pai de Gideão, Joás, tinha em casa um altar dedicado a Baal e um poste-ídolo. Baal era o deus dos cananeus. Ele assumia diversas personalidades de acordo com a região em que era adorado. Os cultos a Baal eram acompanhados de orgias sexuais e alguns incluíam também o sacrifício de crianças.

Deus, então, põe em prática seu método de fazer heróis: OBEDIÊNCIA. O Senhor orienta Gideão a que destrua o altar a Baal que seu pai tinha, corte o poste-ídolo que estava junto ao altar, e com a madeira sacrifique um dos bois de seu pai em holocausto ao Senhor.
Gideão sabia que isso era uma grande afronta à maneira de viver que o povo tinha escolhido. Com medo do que poderia lhe acontecer, Gideão fez o serviço à noite.

Gideão não era um poço de certezas e convicções. Depois de ouvir o Anjo do Senhor pela primeira vez ele quis confirmações de que era realmente o Senhor que estava falando. Ele não conhecia bem o Senhor nem a Sua lei. Mas ele obedeceu.

Eu não sei qual são os altares que você tem na sua vida. Não sei quantos postes-ídolos você tem edificado em volta desses altares.

Mas eu sei uma coisa: O método de Deus para transformar pessoas simples, medrosas e inseguras em heróis ainda é o mesmo. OBEDIÊNCIA.

Destrua o altar de Baal, arranque os postes-ídolos e queime tudo em holocausto ao Senhor. Se for o Senhor quem fala ao seu coração, não tenha medo. Obedeça.

Não importa se não era o que você estava pensando, não importa se vai desagradar quem quer que seja. Quando o Senhor fala e confirma sua voz, a obediência é a melhor opção.

Gideão foi desafiado para abandonar o lamento, deixar pra trás o choro, a aceitar o desafio de confiar na presença do Senhor e colocar-se a serviço dele... a se alegrar mais na sua presença do que nas vitórias e a obedecer confiadamente no Senhor.

A força de Gideão estava na Confiança, no Serviço, no Contentamento e na Obediência.

Essa força está a nossa disposição. Deus continua querendo transformar homem e mulheres simples, medrosos e inseguros em verdadeiros heróis. Basta seguir os passos de Gideão: CONFIAR, SERVIR, CONTENTAR-SE E OBEDECER.


Juízes 6:14 - O SENHOR SE VOLTOU PARA ELE E DISSE: "COM A FORÇA QUE VOCÊ TEM, VÁ LIBERTAR ISRAEL DAS MÃOS DE MIDIÃ. NÃO SOU EU QUEM O ESTÁ ENVIANDO?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário