BLECAUTE DA ALMA

Jo. 12:46 - Disse Jesus: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.”

Jo. 8:12 - Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida"

INTRODUÇÃO

O blecaute que atingiu dezoito estados brasileiros na noite da terça-feira, 10, por conta de uma falha nos equipamentos da hidrelétrica de Itaipu, nos deixou as escuras e foi assunto nos principais jornais internacionais.

Diante da realidade, Deus trouxe ao meu coração fazer uma conexão direta deste fato com a minha e a sua vida espiritual.

No dia seguinte a energia estava restabelecida em todo país, mas: e na vida de milhões que vivem nas trevas? Ainda não voltou a luz!

Você vive na Luz ou está debaixo de um blecaute, de um apagão geral?
Onde existem blecautes em sua vida?

Namoro? Casamento?
Negócios?
Relacionamentos?
Caráter?
Fé?

Sua vida viveu nas trevas no passado ou vive no presente?

Hoje Deus lhe chama para sair da escuridão e vir para Luz.
Cuidado, com a religião, só calsa fanatismo. Porém você não pode produzir por si mesmo esta luz radiante.

I Pe. 2:9 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Jesus é a luz, para colocar sua vida em ordem, às claras:
I Jo. 1:7 - Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

DEPRESSÃO COMO DOENÇA DA ALMA

DEPRESSÃO: Ação de deprimir-se; abaixamento de nível; abatimento (físico ou moral). 

É um complexo de sintomas, condições deprimidas e tristes. É uma doença auto-produzida e acontece de fatores externos que interferem em fatores internos.

No Salmo 32:4 – “POIS DIA E NOITE A TUA MÃO PESAVA SOBRE MIM;...”. Neste texto vemos Davi em grande depressão e entendendo que a mão de Deus o calcava.

Ele sentia literalmente deprimido. Era como se a mão de Deus o estivesse comprimido. Davi cria que a Depressão vinha da parte de Deus e considerava como o misericordioso castigo de Deus, exortando-o – ao arrependimento.
O sentimento de culpa o esmagava.

No Salmo 51, Davi escreveu sobre o seu pecado contra Urias e Bete-Seba. O Salmo é o registro de seu arrependimento depois de Nata tê-lo acusado de adultério e assassinato.

No Versículo 3, ele descreve o estado de ansiedade caudado por sua consciência culpada, antes do seu arrependimento. Ele escreveu: “POIS EU MESMO RECONHEÇO AS MINHAS TRANSGRESSÕES E O MEU PECADO SEMPRE ME PERSEGUE”.

Sua consciência estava em ação, acusando-o continuamente do seu pecado. Constantemente dia e noite, ele o perturbava.

No Salmo 38:3, Davi amplia o relato dos efeitos da culpa sobre o corpo: “POR CAUSA DE TUA IRA, TODO O MEU CORPO ESTÁ DOENTE; NÃO HÁ SAÚDE NOS MEUS OSSOS POR CAUSA DO MEU PECADO”. A Pressão exercida pelo sentimento de culpa era insuportável.

Davi esgotou os seus recursos: ficou cheio de angústia. Viu que não poderia mais suportar a dor. Nesse ponto, relembrou a causa desses sofrimentos e resolveu adotar a única solução para o problema, então ele escreve: Salmo 38:17, 18 – ESTOU A PONTO DE CAIR,... CONFESSO A MINHA CULPA; EM ANGUSTIA ESTOU POR CAUSA DO MEU PECADO”.
Estes trechos dos Salmos 51 e 38 têm paralelo no Salmo 32. Todos os três Salmos falam da mesma espécie de ansiedade do homem que sente a culpa de seu pecado e sente esmagado por essa ansiedade.

Resumindo, o primeiro argumento comprovado por Davi em seu conflito intimo foi este: esconder pecado produz sofrimento de alma e corpo.


EFEITOS PSICOSSOMÁTICOS DA DEPRESSÃO - Stress & Depressão

Depressão e Stress estão intimamente ligados, por isso “Stress” leva, conseqüentemente, à “depressão”. É muito difícil separar uma coisa da outra.

Quando nos deparamos com uma pessoa roendo unhas de imediato associamos esta atitude ao nervosismo, a irritabilidade o que não deixa de ser uma verdade. Estas e outras manifestações somadas a acontecimentos do nosso dia a dia como:

v Repousar tarde, o que nos leva a acordar tarde;
v Excesso de atividades (assumir compromisso além das possibilidades);
v Congestionamento de trânsito;
v Excesso de barulhos;
v Excesso de frio ou calor;
v Filas; Contas a pagar;
v Presença de doenças física, mental ou espiritual;
v A televisão, levam as pessoas a “stress” e conseqüentemente a depressão.
Após a depressão, em alguns casos, vem o que chamamos de “doenças psicossomáticas” onde a depressão, que é algo considerado da ordem emocional, passa agredir o físico do paciente.

Daí temos doenças orgânicas originadas por problemas emocionais, sendo algumas delas:

Angina (dor no peito)
Arritmia;
Espasmo coronário;
Enfarto;
Asma;
Hipertensão arterial essencial;
Dor de cabeça (cefaléia);
Eczema;
Urticária;
Obesidade;
Úlcera apéptica;
Síndrome do pânico, etc.
Desta forma podemos concluir que, de fato a depressão é um tipo de incômodo que pode ser colocado entre os mais graves, dado a sua complexidade de entendimento e a profundidade, pois chega a levar pessoas, consideradas sadias, ao suicídio ou a flertar com este.

A depressão é a quarta causa da morte por suicídio no mundo.

Parte das pesquisa do Livro: A cura para as doenças da alma - José Faustino Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário